Violência contra Idoso sera tema de palestra

Amanhã, dia 15 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Enfrentamento da Violência Contra Pessoa Idosa. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizará nesta sexta-feira, 15, a partir das 8h, um ciclo de palestras no Teatro Municipal para tratar sobre o assunto.

De acordo com a coordenadora do Creas, Sônia Regina Rodrigues, o objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre essa problemática, sendo que o número de idosos tem crescido consideravelmente com o passar dos dias.

“Nós temos percebido que a cada dia tem menos filhos, que muitas das vezes não estão devidamente preparados para dar a atenção que o idoso precisa, então é importante todos estarem por dentro. Saber dos cuidados evita qualquer tipo de violência que eventualmente o idoso pode vir sofrer”, comentou a coordenadora, destacando que os tipos de violência mais frequentes são psicológica e financeira. “Aqui em Tangará da Serra, atualmente o Creas acompanha 23 casos. Tem outros que já passaram pelo devido atendimento, mas que continuam recebendo nossas visitas. Quando recebemos a denúncia, vamos in loco acompanhar para tomar as devidas providências”, explicou a responsável, que convida toda a população para participar do evento.

“Vamos debater sobre os tipos mais frequentes de violência. Então, todas as pessoas que quiserem, podem participar desse evento. Normalmente, os idosos que participam dessas atividades, mas convidamos toda a sociedade, universidades, todos que tem idosos na família”, convidou a coordenadora. O ciclo de palestra conta com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Sala da Mulher e Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS