Unitan inova em Campanha para atrair doadores

Desde 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em Tangará da Serra, a data será lembrada de uma forma bastante diferente e animada.

A campanha será realizada do dia 15 ao dia 21, e cada doador que for até a Unidade de Coleta Transfusão de Sangue (Unitan) de Tangará da Serra terá a possibilidade de desafiar alguém para repetir a boa ação, que até o momento é a única capaz de salvar uma vida, caso haja a necessidade de uma transfusão.

Segundo a enfermeira coordenadora da Unitan, Juliana Marinho Gramarim Costa, a campanha será realizada em parceria com a Univida, idealizadora da ideia. “No dia 14 faremos um dia de coleta lá na Univida, com os colaboradores da empresa, mas no dia 15 iniciamos a campanha aqui e a ideia é que cada pessoa que doar faça o desafio para que outra pessoa também venha fazer a doação. Esperamos que a população abrace a campanha como sempre acontece”, comentou a enfermeira.

Embora o estoque esteja dentro do aceitável, Juliana salienta que as doações não são somente para o Município, portanto, há a necessidade de haver uma rotina nas mesmas, que em meses de férias, que se aproximam, tende a a cair e a procura aumentar. “Para manter o estoque temos que todo mês fazer uma campanha, por isso, já temos o cronograma montado do ano em parceria com faculdades, prefeitura, empresas e outros, porque em alguns meses o número de doações caem bastante”, frisou a responsável. “Quero convidar a população a vir até a Unitan e fazer sua doação, pois quando uma pessoa tem a necessidade só outra pessoa pode doar porque o sangue não pode ser fabricado, portanto é verdadeiramente um ato de amor”, ressaltou Gramarim.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS