Alunos da Gentila se destacam em Campeonato de Karatê

Com o objetivo de oportunizar aos alunos uma ocupação saudável no contraturno escolar e, a partir disso, melhorar até mesmo o rendimento educacional, que o Centro Municipal de Ensino Gentila Susin Muraro, San Diego, oferece aos seus alunos nove diferentes oficinas esportivas-educacionais.

Entre essas oficinas está o projeto Karatê, que atualmente tem 40 crianças, de 9 a 13 anos, praticando a modalidade. De acordo com o diretor da unidade educacional, Palmínio Garrido, as aulas são ofertadas todas as quartas e quintas-feiras, na própria escola, por meio de um convênio com a Secretaria de Assistência Social. “Assumi a gestão no ano passado e conseguimos inserir nove oficinas no contraturno, entre elas o karatê”, conta, ao afirmar que os alunos não pagam nada para participar do projeto, assim como ganharam todo o uniforme para a prática esportiva.

E como forma de incentivá-los, a escola se organizou para levar seus atletas para campeonatos dentro e fora da cidade. No último final de semana, por exemplo, eles participaram de uma etapa regional do Campeonato de Karatê Interestilos, realizado em Sapezal. “Trouxemos em torno de 18 medalhas (…) uma surpresa boa, haja visto que estamos no início”, comemora o diretor. “Então a gente fica feliz, não somente porque o projeto está dando certo, mas também pelo bom desempenho de todos esses alunos (…) Quem sabe até o projeto revele talentos e novos atletas a nível Brasil”. 

Agora os alunos estão se preparando para participar no próximo mês de mais uma nova etapa regional do Campeonato de Karatê que acontecerá em Campo Novo do Parecis.

Fabíola Tormes / Redação DS