CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO - Carretas de saúde já estão sendo instaladas na Arena Pantanal

As unidades móveis de saúde que irão atender a população durante a 13ª edição da Caravana da Transformação, em Cuiabá, chegaram à capital mato-grossense na manhã desta quarta-feira (11.04). As carretas equipados para procedimentos cirúrgicos oftalmológicos percorreram várias ruas de Cuiabá e Várzea Grande e já estão sendo instaladas no local do evento.

Durante a Caravana, serão utilizadas seis unidades móveis alocadas no Portão G da Arena Pantanal. Cada uma possui a capacidade para atender simultaneamente quatro pacientes, dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A equipe oftalmológica será composta por vinte médicos, oito para atendimentos de diagnóstico, oito cirurgiões, dois anestesistas e dois retinólogos. A expectativa da organização é que durante a Caravana sejam realizadas 20 mil consultas oftalmológicas e 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio.

A Caravana da Transformação ocorre entre os dias 16 de Abril e 10 de Maio. As consultas e exames serão realizados entre os dias 19 e 30 de abril, a partir das 5h. Caso seja constatada a necessidade de cirurgia, o agendamento é feito logo após a consulta. As cirurgias serão realizadas entre os dias 10 de abril e 10 de maio.

Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata recebem ainda o acompanhamento pós-operatório sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e 30 dias depois do procedimento cirúrgico.

Regulação

Para ser atendido na Caravana da Transformação é necessário fazer a regulação. Para o procedimento, o paciente deve ter a partir de 55 anos e apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço atual e cartão SUS.

Quem mora em Cuiabá pode fazer a regulação na Arena Pantanal: Portão G Regional Norte: Clínica da Família (CPA I), Policlínica do bairro Planalto e Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira do Nascimento (bairro Novo Horizonte) Regional Sul: Centro de Saúde do Tijucal e Policlínica do bairro Pedra 90 Regional Oeste: Centro de Saúde do bairro Quilombo e Policlínica do Verdão Regional Leste: Centro de Saúde do bairro Dom Aquino, Shopping 3 Américas e Shopping Popular Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro) Unidade de Saúde da Família (USF) da Guia.

Já em Várzea Grande população pode procurar acesso Centro de Especialidades em Saúde (Postão) Policlínica do bairro Cristo Rei Policlínica do bairro Parque do Lago Policlínica do bairro Jardim Glória II Policlínica do bairro Marajoara e Policlínica do bairro 24 de Dezembro.

Nesta edição serão atendidos os moradores Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres. Em todos os outros municípios, o cadastro deve ser feito na Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Mel Mendes | GCom-MT