Associados Sicredi recebem participação no resultado de 2017

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA distribuiu no último dia 20 o resultado obtido em 2017 para seus mais de 60 mil associados. Administrando R$1,01 bilhão de ativos, a cooperativa acumulou R$50 milhões de resultado no último exercício. 

As demonstrações financeiras e forma de distribuição do resultado foram aprovados pelos associados nas assembleias realizadas em março em todas as cidades de atuação da Sicredi Sudoeste MT/PA. O resultado líquido é a diferença entre as despesas e as receitas obtidas pela cooperativa ao fim do exercício. Deste, 45% são destinados ao fundo de reserva conforme prevê o estatuto e é utilizado para gerar capital para alavancar novos negócios e ter reserva de contingência. Outros 5% vão para o fundo educacional e social da Cooperativa. 

O saldo restante é distribuído entre os associados de forma equitativa, levando-se em consideração a movimentação financeira realizada pelo associado, incluindo os investimentos em poupança, o pagamento de tarifas, utilização de crédito, ou a movimentação em cada produto e serviço utilizado de forma individual na cooperativa. 

“Entre os diferenciais do Sicredi está a distribuição do resultado (sobras). Isso significa que a Cooperativa devolve, em dinheiro, parte dos resultados obtidos aos associados. E isso gera ainda mais desenvolvimento local, pois os recursos ficam na região. É o que chamamos de ciclo virtuoso, quando um associado investe, por exemplo na poupança, garantindo recurso para outro associado tomar crédito, alavancar seu negócio e gerar emprego e renda para a própria região”, citou o Presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA Antonio Geraldo Wrobel, que acrescentou ainda, “Contribuir para o desenvolvimento local está na missão do Sicredi enquanto instituição financeira cooperativa, e o fazemos por meio deste ciclo virtuoso e também no desenvolvimento de programas sociais, como o União Faz a Vida, que atende professores e alunos através da metodologia de projetos “. 

O modelo cooperativo de crédito permite que todos ganhem e participem como donos da sua própria instituição financeira. Para saber mais sobre o Sicredi, bem como o quanto você associado recebeu de participação, consulte uma de nossas agências. 

Assessoria