Grupo analisa implantação de três hidrelétricas em Tangará

Uma equipe multidisciplinar, designada pelo secretário André Luis Torres Baby, vai analisar a implantação das três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Formoso, em Tangará da Serra. O grupo, formado por servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ficará responsável pela avaliação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) dos empreendimentos.

Conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União, a equipe será composta por uma socióloga, que coordenará os trabalhos, dois engenheiros florestais, duas biólogas, um geólogo e um engenheiro sanitarista. Segundo o documento, o grupo terá prazo de seis meses para emitir um parecer técnico referente aos estudos realizados.

No ano passado, o engenheiro Fábio de Castro e Souza, de uma empresa de energia, apresentou, na câmara de vereadores de Tangará, o projeto para construção das PCHs. A previsão, segundo o relatório da empresa, é que as três centrais gerem, juntas, 56 MW (megawatts). A área alagada chegaria a 10,45 quilômetros quadrados (tamanho do reservatório).

A audiência pública para apresentação dos estudos será no dia 21 de março, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Tangará.

Herbert de Souza / Só Notícias