Personagens de livro começam a ganhar vida pelas mãos de sua autora

“Ainda não é a boneca que está no livro, mas ela vai chegar”, comenta a autora artesã

Mãe, professora, esposa, filha, escritora, atriz, contadora de histórias e artesã. Um dom que há tempos estava adormecido e aflorou como forma de tirar o foco das correrias do dia a dia. Assim começa a nova fase de Iolanda Garcia, que resolveu dar vida a personagens de seu livro Lembranças de Conto de Fadas.

O livro conta a história de uma menina negra e seus sete irmãos, que vivem uma vida simples de interior, de mato, da vida no campo. A narrativa baseia-se em traçar sempre uma relação da personagem principal com algum personagem de contos conhecidos, como por exemplo Branca de Neve ou a Menina Bonita do Laço de Fita. “Esse trabalho surgiu a partir do livro, é quando os personagens começam a ganhar vida. Ainda não é a boneca que está no livro, mas ela vai chegar”, comenta.

De acordo com Iolanda, essa é uma forma prazerosa de se divertir, divertir outras pessoas e de estar ao lado de pessoas especiais, como sua mãe, que a ajuda no trabalho de confecção das bonecas. “Eu já tinha feito bonecas, mas olhando para as bonecas artesanais que tem, não são muitas bonecas pretas que a gente encontra. E a minha filha é apaixonada por bonecas pretas, então a gente sai por aí, ela vai comprando e eu disse para ela, ‘eu também vou fazer a boneca preta’. E como a personagem é negra, eu resolvi dar vida. Além disso, a boneca de pano nos remente à infância. Ela é muito gostosa de pegar, é aconchegante, macia e lembra que antigamente as bonecas eram assim, de pano”, ressalta.

Interessados podem entrar em contato com a artesã através da página, Lembranças de Conto de Fadas, ou pelo celular, 9 9961 5654 . As bonecas por enquanto só serão feitas por encomenda.

Segundo Iolanda, em breve os outros personagens também devem ganhar vida.

Rosi Oliveira - Redação DS