Semana Literária reúne escritores mato-grossenses em Tangará

Durante o evento, os escritores apresentaram aos acadêmicos seus livros lançados recentemente

O núcleo de pequisa, Wlademir Dias Pino em parceria com o Departamento de Letras e o programa de Pós Graduação em estudos Literários da Universidade de Mato Grosso (Unemat), promoveu na tarde de ontem, 20, o evento Palavras em Trânsito: Rosas roubadas, simulacros e memória na ficção brasileira, que aconteceu no auditório da Universidade, campus, Tangará da Serra.

O evento contou com a presença dos escritores Eduardo Mahon, Cristina Campos, Ivens Scaff e a crítica literária, Olga Maria Castrillon Mendes, ambos membros da Academia Mato grossense de Letras de Mato Grosso e todos foram unânimes em enaltecer os relevantes serviços da Universidade para com o município, bem como o incentivo na divulgação das obras de escritores mato-grossenses.

Segundo o escritor, Eduardo Mahon, que já esteve em Tangará em outras oportunidades, falando a acadêmicos da Unemat, a oportunidade é extremamente importante. “A Unemat está hoje fazendo a mesma revolução educacional que a federal fez em mato grosso na década de 70. Porque em 70 as pessoas tinham que estudar fora e o grito de independência dado em Mato Grosso, sobretudo em Cuiabá, foi após a instalação da federal. Então a Unemat hoje dá baile, dá banho com relação do estudo das nossas coisas e a valorização do contemporâneo”, destacou Mahon.

Durante o evento, os escritores apresentaram aos acadêmicos seus livros lançados recentemente. Ivens Scaff ( Asas de Ícaro), poesias enamoradas, Eduardo Mahon (Contos Estranhos), Cristina Campos( Bicho Grilo), livro de poesia, e ambos tem a crítica realizada pela crítica literária, Olga Maria Castrillon Mendes, que acompanha o grupo, que já passou por Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e em breve estará em Cuiabá.

Ainda no dia de ontem os escritores receberam a imprensa local para uma coletiva onde apresentaram os livros e fizeram uma síntese de seu trabalhos.

Rosi Oliveira - Redação DS