Abertas as inscrições para Concurso de Danças de Quadrilhas

No ano passado a participação foi expressiva

Junho esta quase chegando e com ele o cheirinho de milho cozido, pipoca, quentão, arroz doce e muitas outras iguarias típicas das festividades que o mês reserva. O período é também uma oportunidade para dançar ‘quadrilha’ e tirar a camisa xadrez do armário, a calça remendada e o vestido caipira para curtir as festanças.

Para dar um empurrãozinho nas tradições juninas, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Educação e Cultura promoverão nos dias 8, 9 e 10 de junho a 17ª edição do Arraiá da Serra e o 18º Concurso de Danças de Quadrilhas ‘Viva São João’, que tem como objetivo incentivar e preservar as tradições juninas, bem como a apreciação estética e a integração de toda a sociedade tangaraense.

De acordo com o coordenador do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, as inscrições para o concurso de danças já estão abertas e seguem até o dia 2 de junho, às 17h. “A Semec, através do Departamento de Cultura, organiza o concurso de danças juninas e nesta edição estaremos recebendo as inscrições das escolas, instituições e grupos independentes”, convida o responsável, ao lembrar que no ano passado a participação foi expressiva e a expectativa é manter e até mesmo aumentar o número de grupos. “Então dia 2 de junho finalizamos as inscrições e assim, após isso, distribuiremos os inscritos que irão competir”. 

Aos interessados, o concurso é dividido em três categorias – de 7 a 12 anos; acima de 13 anos; e grupos independentes. “Poderão concorrer todas as escolas de ensino fundamental, médio e superior do município, bem como entidades, sociedades constituídas e quaisquer grupos organizados de Tangará e região”, explica Parabá, ao ressaltar que cada grupo poderá participar com apenas uma dança, que deverá ter no máximo 25 minutos de duração, incluso a encenação teatral e dança. 

Àqueles que participarem, adianta o responsável, serão julgados por uma comissão, que avaliará a coreografia, figurinos e adereços, sincronia dos dançarinos, casal de noivos, originalidade da dança, desenvolvimento cênico (tema), criatividade, puxador, torcida organizada e a pontualidade.
PREMIAÇÃO – Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, sendo uma TV LCD aos campeões, um celular aos vices e troféu aos classificados na terceira colocação.

Turismo ultima preparativos para Arraia da Serra

Assim como o Departamento de Cultura de Tangará da Serra que está a todo o vapor para o 18º Concurso de Danças de Quadrilhas ‘Viva São João, a Secretaria Municipal de Turismo está trabalhando para finalizar os preparativos para o 17º Arraiá da Serra.

O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, oportunidade que a família tangaraense poderá acompanhar uma programação de shows, danças folclóricas e barracas de comidas típicas. “Estamos em parceria com a Semec realizando mais um Arraiá da Serra (…) Por parte da Secretaria de Turismo estamos nos trâmites finais, com a contratação da banda que irá animar as três noites do evento e também a finalização das barracas, com as comidas típicas”, adiantou o secretário de Turismo, José Bernadino Filho, ao destacar que o tradicional ‘Frango no rolete’ já garantiu a presença no evento (neste ano em parceria com a Apae). “E outras entidades que quiserem participar devem nos procurar o mais rápido possível na Secretaria de Turismo”.

O evento, assim como em anos anteriores, acontecerá no Módulo Esportivo. “Sempre lembrando que é uma festa para toda a família, com horário para começar às 19h e término às duas da manhã”.

Por Fabíola Tormes - Redação DS