Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda dia 17

Segundo Herrero, neste ano a meta é vacinar 21.520 pessoas no município
Reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Esse é o objetivo da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será realizada em Tangará da Serra entre os dias 17 deste mês a 29 de maio. 

Durante este período, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) aplicarão a vacina trivalente, que protege contra três tipos de vírus, nas 21.520 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. “Qualquer unidade que a pessoa for ela poderá receber a dose. Porém, o diferencial deste ano é que a vacina será nominal. O Ministério da Saúde saberá com nome, data de nascimento e número do cartão do SUS toda a dose aplicada (...) todas as pessoas terão que fazer o cadastro”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. 

Durante este período deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em todas as idades gestacionais; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; população privada de liberdade e funcioná- rios do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e também professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula, que em Tangará da Serra somam aproximadamente 1.200 profissionais. 

Para receber a vacina em uma das Unidades de Saúde será necessário estar munido de documentos pessoais, cartão do SUS e Cartão de Vacinação (caso tenha). Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula, deverão levar algum documento que comprove a atividade. 

DIA D – E para facilitar a imunização das mais de 21,5 mil pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde programou para o dia 20 de maio o dia ‘D’ de imunização. “Pedimos o apoio da mí- dia para que nos ajude a divulgar e assim chegarmos a 100% de cobertura nesta campanha, que é de suma importância para a região”,  complementa o secretário de Saúde, Itamar Bonfim. 

Vale lembrar que a principal prevenção contra a influenza é a vacinação, porém outros hábitos de higiene são importantes na prevenção da doença que no ano passado fez centenas de vítimas pelo país. Em Tangará da Serra, porém, poucos casos foram notificados pela Vigilância, sendo somente três casos confirmados. “Foram três casos confirmados de Influenza A por H1N1 e todos evoluíram para a cura”. Neste ano ainda não há nenhum registro.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação Diário da Serra