Formação Continuada da SEMEC é aberta à comunidade em geral

Prof. Adriano Fernandes, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (16), o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Adriano Fernandes, falou sobre a abertura para participação de qualquer profissional no projeto de Formação Continuada do município de Tangará da Serra.

De acordo com o Secretário, anteriormente essa possibilidade só era fornecida a quem era da rede, efetivo ou contratado. “Nossa formação continuada em rede vai passar agora por algumas mudanças. Nos anos anteriores, a formação continuada era realizada apenas para servidores efetivos e contratados da rede e esse ano estamos abrindo para os profissionais que desejam participar e que desejam fazer o processo seletivo do município no final do ano. Essa formação continuada tem peso no processo seletivo, pois conta pontos na seleção do candidato e estava restrita apenas a servidores efetivos e contratados. Esse ano estamos abrindo para aqueles que pretendem concorrer a algum cargo na SEMEC através do processo seletivo que terão também a oportunidade de realizar a formação continuada”, disse.

Conforme o Secretário, os interessados devem procurar a SEMEC, na Prefeitura Municipal, para realizar a sua inscrição. “Lembrando que a formação em rede deve começar nas próximas semanas. No caso de professores, devem vir munidos do documento de graduação original e uma cópia que vai servir para a sua matrícula. E aqueles que pretendem concorrer a outros cargos que a SEMEC oferece formação continuada, também podem participar. Nossas formações acontecem durante a semana a noite, algumas em finais de semana e outras a tarde. Para cada área de formação, nós fazemos um cronograma para o ano todo”, pontuou.

O Secretário destacou ainda que não foram estipulados número de vagas para a Formação Continuada. “Estamos esperando ver qual será a demanda; à medida que as inscrições forem feitas, a SEMEC vai se adaptando, abrindo novas turmas, caso seja necessário. No ano passado, quando cheguei na SEMEC, o processo seletivo já havia sido feito e estava em fase de contagem de pontos. Passou-se o ano, foi um ano tumultuado, de muito trabalho e muitas mudanças e não foi possível realizar todo o planejamento. Mas neste ano, a intenção é democratizar. Então para o próximo processo seletivo, todos que têm interesse em participar, poderão fazer a nossa formação continuada aberta, formação em rede e terão a mesma oportunidade daqueles que já estão no município”.

Outra mudança proposta pela pasta, conforme o Secretário, é a não contagem de tempo de serviço para a convocação dos selecionados. “Aquele que está na rede, que já passou pelo processo seletivo, quando fizer novamente conta ponto por tempo de serviço e isso não vai mais acontecer, porque assim a gente vai oportunizar aquele profissional que acabou de sair da faculdade e precisa do seu primeiro emprego, mas fica em desvantagem porque ele não conta esse tempo de serviço, porque não teve oportunidade. Então é democratizar, dar oportunidade a todos e serão selecionados aqueles que forem bem na prova escrita, aqueles que possuem títulos e todos que vão contar pontos pela formação, terão direitos iguais”, concluiu.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira