Saúde promove mutirão ‘Outubro Rosa’ neste sábado

A expectativa é que mais de duas mil mulheres participem do mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra promoverá neste sábado, dia 22 de outubro, o mutirão ‘Outubro Rosa – um toque pela vida’. 

A ação, de acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Luciléia Rodrigues, acontecerá das 8h às 18h (inclusive no horário de almoço), somente na Unidade de Saúde da Família Centro (atrás da Praça dos Pioneiros) e Centro de Saúde da Mulher (atrás Camelô), ocasião em que diversos profissionais atenderão as mulheres para coleta de preventivo, testes rápidos e ainda exames de mamografia. “Serão diversas salas e profissionais atendendo as mulheres para coleta de preventivo e teste rápido, além de que haverá uma médica em cada local orientando as presentes e fazendo a solicitação de mamografia àqueles que necessitem”, adianta a responsável. 

A expectativa é que mais de duas mil mulheres participem do mutirão e realizem a coleta do preventivo. Para isso, destaca Rodrigues, é necessário que algumas orientações sejam seguidas, como não estar menstruada, não ter relações sexuais pelo menos três dias antes da coleta e nas 48 horas que antecedem o exame não usar cremes, óvulos, duchas ou medicamentos vaginais. É necessário ainda que a paciente apresente o cartão do SUS e um documento de identificação com foto.

50 mamografias serão realizadas durante o mutirão

Entre as ações que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e parceiros neste sábado, 22, durante o mutirão ‘Outubro Rosa – um toque pela vida’, estão 50 mamografia – exame radiológico para avaliação das mamas e usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Luciléia Rodrigues, os exames serão realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem, localizado em espaço anexo ao Centro de Especialidades (antigo Posto Central), com mulheres previamente agendadas. Porém, àquelas que ainda não solicitaram o exame e precisam fazer o exame, uma médica estará em cada local orientando as presentes e fazendo a solicitação de mamografia.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS