Samae instala container para coleta de resíduos eletrônicos

O ponto de coleta de resíduos eletrônicos está instalado na Praça Antonio Alves Duarte, em frente a antiga prefeitura de Tangará

O Executivo Municipal de Tangará da Serra, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), instalou um container caçamba para coleta de resíduos eletrônicos. O ponto para coleta desses materiais recicláveis está instalado na Praça Antonio Alves Duarte, em frente a antiga prefeitura de Tangará da Serra.

De acordo com o diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, este é apenas o primeiro ponto instalado para a coleta deste tipo de material e outros, em breve, serão distribuídos em diferentes locais. “Esse é o ponto de partida e aos poucos faremos algumas campanhas pontuais em bairros específicos, distribuindo pelo menos mais quatro containers. Com isso acreditamos que conseguiremos atender a demanda inicial”, afirma, ao reafirmar que a caçamba para a coleta destes materiais está na praça da antiga prefeitura, onde funciona o atendimento comercial do Samae, Sine e Procon.

Torres explica ainda que já existe uma parceria com a Cooperativa de Produção de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (Coopertan) que fará o recolhimento desses materiais neste e nos próximos pontos que serão instalados. “Isso vem complementar um trabalho de reciclagem já realizado em Tangará da Serra, que é referência em reciclagem. Somos a única cidade de Mato Grosso que temos coleta seletiva em todos os bairros e cada vez mais estamos aprimorando. Agora, dando mais esse passo com a coleta desse lixo eletrônico e estamos também finalizando o projeto para dar uma destinação correta ao óleo de cozinha”, adianta. “Estamos com o projeto todo formatado, como coletar, para assim atender toda a cidade, usando a própria coleta seletiva”.

A destinação correta deste tipo de material, segundo Torres, é importante por diversos fatores, entre eles a reutilização de componentes para a fabricação de outros novos, além de aliviar a carga de lixo enviado ao Aterro Sanitário. “Se tudo que tivermos de descarte, de lixo, levarmos para o aterro, a vida útil dele irá diminuir. Se temos um aterro com capacidade de operar 20 anos, se não fizermos essa operação, reduzimos de 5 a 10 anos. Do contrário, se fizermos um trabalho bem feito, podemos também aumentar essa vida útil para bem mais que 20 anos. Então são muitos os benefícios, de ordem ambiental e econômica”.

O container está adesivado com informações de quais os tipos de material que podem ser descartados nele. “Qualquer hora do dia ou da noite a população terá acesso a ele. Só pedimos a contribuição da população para que faça o descarte somente desses materiais. Ali não é para lixo orgânico ou nenhuma matéria de deterioração”.

SAIBA MAIS - Lista de materiais que podem ser depositados no local: Informática (computadores, trading, monitores, notebooks, mouse, teclado, no-break, estabilizadores, periféricos de informática, entre outras peças como CDs e DVDs); equipamentos de impressão (impressoras de todos os tipos, copiadoras e multifuncionais); Equipamentos eletrônicos (interfaces celulares, celulares, centrais telefônicas, PABX, KS, URA, entre outros aparelhos eletrônicos em geral); utensílios domésticos (televisores - exceto os antigos de tubo, câmeras digitais, aparelhos de dvd, ar condicionado e aparelhos eletrônicos em geral - exceto linha branca); e ainda peças e materiais eletrônicos, como cabos e fios, fontes, bateriais de celulares e em geral, e placas de circuito.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS