Justiça Eleitoral define horários para propagandas no rádio e TV

A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira, durante reunião com candidatos e imprensa

A Justiça Eleitoral realizou nesta quinta-feira, 18, a reunião de definição da ordem de propagandas eleitorais dos candidatos que pleiteiam vagas nas eleições majoritárias e proporcionais. O congresso foi realizado no Cartório da 19ª Zona Eleitoral de Mato Grosso e contou com a presença de membros representantes das coligações de Tangará da Serra e Nova Olímpia, além de membros da imprensa dos dois municípios e do juiz João Francisco Campos de Almeida.

O material deve ser encaminhado pelas coligações para uma emissora de televisão que gerará as imagens para a captação das demais. O mesmo ocorre com relação às emissoras de rádio.

“Isso tudo é regulamentado pelo TSE. Hoje foi feita aqui a distribuição dos tempos que cada coligação terá para fazer a veiculação de sua propaganda eleitoral tanto no rádio quanto na televisão”, afirmou o juiz, reforçando a importância do ato.

Em Tangará da Serra, para as eleições majoritárias, a emissora televisiva que ficou responsável pela geração do horário eleitoral gratuito foi a TV Centro América, filiada da Rede Globo de Televisão. Já dentre as emissoras de rádio, a Rádio Pioneira fará a distribuição. Com relação ao município de Nova Olímpia, a Rádio Cultura FM terá esta responsabilidade.

No que diz respeito às eleições proporcionais, cada coligação fica responsável por encaminhar seus respectivos materiais para todas as emissoras. A novidade é que a partir destas eleições, os candidatos à vereador não aparecerão no horário eleitoral, mas sim por meio de inserções nas grades de programação das emissoras em horários específicos.

Ordem para primeiro dia de veiculação foi definida

Com início marcado para 26 de Agosto, as propagandas eleitorais terão um período de duração mais curto se comparado a eleições anteriores. Após o primeiro dia, os horários passam a se modificar através de rodízio.

“Conseguimos fazer a ata e vão ficar totalmente divididos os horários para que a propaganda comece no dia 26 deste mês. É feito um cadastramento no sistema do Tribunal Superior Eleitoral junto com todos esses cálculos. Nós alimentamos o sistema e ele nos passa qual vai ser exatamente o tempo e o momento da veiculação das propagandas”, ressaltou o juiz eleitoral João Francisco Campos de Almeida.

Para o município de Tangará da Serra, a ordem para o primeiro dia ficou da seguinte maneira: a coligação ‘Juntos por Tangará’ (PSDB/ PTB/PSDC) abre a série; em seguida vem a coligação ‘Tangará pode mais’ (PSD/PSB/DEM/PP/ PSC/ PPS/PROS); a coligação ‘Tangará em boas mãos’ (PMDB/PMB/PR/PCdoB/ PSD/PRB) é a terceira da lista; e a coligação ‘Tangará é o Povo’ (PDT/PT) fecha a série.

Em Nova Olímpia, a coligação ‘O novo com a força do povo’ (PRP/PPS), na sequência, vem a coligação ‘Nova Olímpia em primeiro lugar’ (PP/PDT/PTB/PSC/ PR/DEM/PMB/PSB/PV/PSDB/PSD/PROS); e a coligação ‘Novo Caminho’ finaliza.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS