Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio

O Brasil é 8º país em números absolutos de suicídio

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Tangará da Serra-MT, desenvolverá durante o mês de setembro a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, destacando-se que 10 de Setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, sendo mais conhecido como dia “D”, onde haverá palestras no período matutino e vespertino no CAPS da antiga rua13, Nº938 E.

“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. 

O Brasil é 8º país em números absolutos de suicídio (11.821 em 2012).

Cada suicídio tem um sério impacto em pelo menos outras 6 pessoas.

Em 2020 a previsão de aumento é para 1,5 milhões de mortes ao ano no mundo.” (Fonte: CRM (Conselho Federal de Medicina).

Alguns dados demonstram a importância da campanha:

“É preciso abrir espaço para campanhas de prevenção e reverter as estatísticas num mundo onde aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2.200 a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.” (Fonte: site G1 Mundo sustentável 01/09/15).

O Setembro Amarelo acontece pela primeira vez no país e Tangará da Serra-MT engaja-se nesta campanha, que trata de um assunto tão relevante para sociedade.

Durante toda a duração da campanha o objetivo dos organizadores, é de levar esclarecimento, mas principalmente ajuda, como meio de se evitar tamanha tragédia.

Haverão palestras, cinema entre outros, vários trabalhos realizados no combate ao suicídio, onde toda comunidade é convidada a participar, utilizando laço amarelo durante todo o mês de setembro.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Professor Sebastian solicita emenda do federal Fábio Garcia em favor do Lar do Idoso

Professor Sebastian (Pros) encaminhou esta semana solicitação ao deputado federal Fábio Garcia (PSB) em favor do asilo Lar do Idoso, de Tangará da Serra.Segundo o parlamentar, há a necessidade de que seja adquirido um novo veículo para atender o asilo, uma vez que o automóvel atualmente utilizado se encontra em estado precário.

“A situação está tão ruim que é difícil o uso do veículo, pois já foram realizados diversos consertos, mas não é possível garantir que defeitos não venham a acontecer, tornando o veículo totalmente inseguro, propício a estragos e até mesmo acidentes”, lamenta o vereador Professor Sebastian.

O vereador ressalta a importância do trabalho do asilo, que há muitos anos tem oferecido abrigo e sustento, além de amparo material e emocional aos idosos com dificuldades de se manter sozinhos. Segundo o parlamentar, a entidade que se empenha em promover a caridade, para continuar a prestar um bom serviço, precisa que o poder público também faça sua parte.

“É preciso lembrar que o asilo cuida das pessoas num momento em que elas mais precisam e, por isso, solicitamos que seja disponibilizada essa Emenda Parlamentar para aquisição de um veículo adequado para o transporte dos moradores deste lar”, defende o vereador Professor Sebastian.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa