Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio

O Brasil é 8º país em números absolutos de suicídio

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Tangará da Serra-MT, desenvolverá durante o mês de setembro a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, destacando-se que 10 de Setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, sendo mais conhecido como dia “D”, onde haverá palestras no período matutino e vespertino no CAPS da antiga rua13, Nº938 E.

“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. 

O Brasil é 8º país em números absolutos de suicídio (11.821 em 2012).

Cada suicídio tem um sério impacto em pelo menos outras 6 pessoas.

Em 2020 a previsão de aumento é para 1,5 milhões de mortes ao ano no mundo.” (Fonte: CRM (Conselho Federal de Medicina).

Alguns dados demonstram a importância da campanha:

“É preciso abrir espaço para campanhas de prevenção e reverter as estatísticas num mundo onde aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2.200 a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.” (Fonte: site G1 Mundo sustentável 01/09/15).

O Setembro Amarelo acontece pela primeira vez no país e Tangará da Serra-MT engaja-se nesta campanha, que trata de um assunto tão relevante para sociedade.

Durante toda a duração da campanha o objetivo dos organizadores, é de levar esclarecimento, mas principalmente ajuda, como meio de se evitar tamanha tragédia.

Haverão palestras, cinema entre outros, vários trabalhos realizados no combate ao suicídio, onde toda comunidade é convidada a participar, utilizando laço amarelo durante todo o mês de setembro.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS