Professores tangaraenses lançam revista para produtores do Estado

Os professores da Unemat, Willian Krause, Celice Alexandre Silva, campus Tangará da Serra

Como já noticiado pelo DS em edições anteriores, os professores da Unemat, Willian Krause, Celice Alexandre Silva e Adalberto Santi, campus Tangará da Serra lançaram a revista online MT Horticultura, sendo a mesma de edição periódica e está disponível no site www.mthorticultura.com.br.
Segundo Celice Alexandre, Professora, Doutora na área de Botânica, a revista nasceu após observações de que havia uma grande lacuna nessa área. “ Lançamos a revista por observarmos uma lacuna desse veículo de comunicação e informação ao pequeno produtor, numa linguagem simples e de fácil entendimento, diferente de uma revista científica, que possui uma linguagem mais rebuscada”, explicou a professora.

Já para o Engenheiro Agrônomo, com Doutorado em melhoramento, professor, Willian Krause o objetivo da criação da revista foi o de facilitar a vida dos pequenos produtores, que tem suas demandas, suas dúvidas e que nem sempre tem acesso aos conhecimentos gerados dentro da universidade. “Buscamos promover material para o pequeno produtor do estado de Mato Grosso, pois quando falamos em nosso estado vem logo a cabeça soja, gado, algodão, esquecendo do pequeno produtor que possui sua demanda, mas não o respaldo para saná-lo”.

Universidade desenvolve material de apoio

Segundo os professores o produtor não necessitará de grande espaço para produzir, incentivando os mesmos com os conhecimentos apontados na revista a terem como realizar seus plantios, colheitas e tirar suas dúvidas sobre os assuntos que necessite de esclarecimentos.

Os idealizadores da revista frisam que a revista é apenas uma pequena parte dos projetos que a Universidade possui.

O campus conta com uma estrutura toda montada para servir ao produtor, onde são realizadas palestras e outros muitos eventos.

Conta inclusive também, com a confecção de cartilhas que podem ser retiradas de forma gratuita na instituição, ou feita por solicitação.

Revista MT Horticultura: o desenvolvimento rural

Os idealizadores da revista ressaltam que a Universidade tem investido imensamente em pesquisa para que existam melhoramentos nas mais variadas áreas, se esforçando por atender ao público que queiram vincular a agricultura familiar com sua família, até como forma de incrementar a renda financeira.

A edição ocorrerá de forma semestral, e ainda nesta semana, será lançado o edital para publicação de trabalhos na segunda edição. Os autores poderão apresentar trabalhos das áreas de fruticultura, olericultura, floricultura e plantas medicinais que se enquadrem nas seguintes categorias: Relato de pesquisa - investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica; Relato de experiência profissional e prática - estudo de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia de interesse para a atuação de peritos nas diferentes áreas; e Revisão de literatura - discussão de temas de importância relevante às áreas da publicação.

Os interessados podem enviar o material para publicação www.mthorticultura.com.br., onde haverá uma seleção para que os mesmos possam ser publicados.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS