Saturnino quer divulgação do "Teste da Lingüinha" em hospitais e maternidades públicas

Os bebês com alteração no frênulo lingual provoca várias modificações nos movimentos da língua e dos lábios, acarretando problemas relacionadas à mastigação.

O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou projeto de lei que torna obrigatório em Mato Grosso, a colocação de cartazes de divulgação, nos hospitais e maternidades públicas e privadas, informando sobre o “Teste da Lingüinha”, que passou a ser obrigatório após a promulgação da lei Federal de 2014. 

De acordo com o projeto, bebês com alteração no frênulo lingual provoca várias modificações nos movimentos da língua e dos lábios, acarretando ainda problemas relacionadas à mastigação, e acabam tendo um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. 

O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção. Ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema. 

A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele. O procedimento completo dura cerca de dez minutos e a criança não precisa ficar internada. 

Segundo Saturnino Masson os recém-nascidos precisam fazer o teste da linguinha, que é de grande importância para a saúde futura desses bebês. " Os hospitais e maternidades deverão afixar cartazes em locais de fácil acesso e ampla visualização para que o pais desses menores possam ter maiores informações sobre esse problema que afeta grande parte dos bebês. 

Fonte: ROSÂNGELA MILLES
Assessoria de Gabinete