Município inicia preparativos para o Arraiá da Serra

Evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo

Após o sucesso da Festa dos Estados, realizada recentemente em comemoração aos 39 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra, a população da cidade já pode se preparar para mais um evento festivo. 

Isso porque o Município confirmou a realização do tradicional Arraiá da Serra e já está programando a festa para os munícipes. De acordo com o secretário de Turismo, Bernadino, o evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo.

“Caberá à secretaria de Turismo a organização e à Educação a coordenação dos eventos culturais que teremos dentro do Arraiá da Serra com o concurso de quadrilha que é realizado todos os anos. Nossa intenção é realizar uma festa para toda a família, com horário de começar, às 19 horas, e horário de terminar, às 02 horas da madrugada”, relatou o secretário, ao destacar que a animação com os shows ficará por conta da Banda Flor de Lis.

O que também não ficará de fora são as tradicionais barracas com comidas típicas. Pé de moleque, cachorro-quente e quentão deverão ser os mais pedidos entra os festeiros. 

“Sempre fazemos os eventos para superar os realizados nos anos anteriores, porém cada ano tem sua particularidade. Era para a gente realizar o Arraiá da Serra uma semana antes, mas devido a burocracia prorrogamos alguns dias, mas sempre procurando fazer o melhor da população. Então, desde já aproveitamos para convidar a população a vir prestigiar mais um evento festivo preparado pelo Município”, convidou Bernadino.

Concurso Viva São João contará com participações especiais

Para abrilhantar ainda mais o Arraiá da Serra, todos os anos as escolas se preparam para o tradicional concurso Viva São João, no qual é escolhida a melhor quadrilha apresentada no evento. Para esse ano, o concurso será dividido em duas categorias, sendo infanto juvenil e juvenil. 

O evento acontecerá de forma classificatória nos três dias, ficando apenas dois grupos de cada categoria para disputar o primeiro e segundo lugar. De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Garcia, a partir dessa semana serão realizadas reuniões nas escolas para verificar quais irão participar. “Inclusive, estamos planejando fazer a mesma premiação do ano passado, pois o pessoal gostou da caixa de som amplificada. Por que os participantes gostaram? Porque é um aparelho que eles usam nas escolas para ensaios, então vamos repetir o prêmio como forma simbólica devido a participação”, explicou Iolanda, anunciando que nessa edição, o concurso Viva São João contará com novidade nas apresentações. “Teremos alguns convidados que vão participar do concurso, como Os de Fora, que não competirão com os outros grupos. Estamos vendo também convidados de outras cidades para fazer participação especial”, afirmou a secretária.

Segundo o secretário de Turismo, Bernadino, as escolas que quiserem montar as tradicionais barracas no Arraiá da Serra devem procurar a secretaria de Turismo. “Já estamos fazendo isso via ofício a partir de hoje, mas as instituições de ensino que se interessarem podem adiantar e fazer esse contato via secretaria de Turismo”, afirmou.

Expectativa é atingir mesmo público da Festa dos Estados

“Queremos oferecer a mesmo nível de estrutura que foi a Festa dos Estados. Acredito que são festividades diferentes, mas com o índice de público relativamente igual. Envolve as escolas e os pais, então nosso objetivo é levar a família para haver confraternização”, comentou o secretário de Turismo, Bernadino, ao falar das expectativas para a realização de mais uma edição do tradicional Arraiá da Serra.

Segundo ele, o evento também contará com a mesma quantidade de barracas que foi disponibilizada na Festa dos Estados, evento realizado recentemente em comemoração aos 39 anos de emancipação político-administrativo de Tangará da Serra. “Serão 25 pontos, pois todos da Festa dos Estados tiveram bom resultado financeiro e ficamos felizes com isso, então esperamos que se repita no Arraiá da Serra”, disse.

As entidades interessadas em participar das tradicionais barracas, deverão procurar o mais breve possível a secretaria de Turismo para garantir o ponto. “Não preenchendo com todas as entidades, teremos que buscar o pessoal da iniciativa privada”, alertou Bernadino.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS