MARECHAL RONDON - AL abre exposição sobre trajetória de Rondon

O patrono das comunicações recebe homenagens para comemorar os 150 anos de seu nascimento

A Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Memória, realizou na manhã de quarta-feira (6/5), a abertura da exposição iconográfica e de artes plásticas “Rondon, Herói Mato-grossense”, em homenagem aos 150 anos de nascimento do marechal Candido Mariano da Silva Rondon.

Antes da abertura, o deputado Wilson Santos (PMDB) proferiu uma palestra no Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros” para os soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) sobre a vida de Rondon e o significado dos trabalhos desenvolvidos ao longo de sua vida.

“Os trabalhos de Rondon marcaram a história de telecomunicações no Brasil, pois ele passou mais de 25 anos na mata”, revelou o parlamentar.

De acordo com a servidora do Instituto de Memória, Ísis Catarina Brandão, durante esses dez dias de exposição, estarão à mostra esculturas em papel machê que narram a trajetória de Rondon pelas matas brasileiras. Essas obras foram produzidas pelos servidores do Programa Ambientação, que levaram três meses de trabalhos e pesquisas sobre a vida do patrono das comunicações.

“São dez quadros que ajudam a mostrar um pouco da vida desse mato-grossense, todos feitos pelos nossos servidores”, disse a coordenadora do programa, Lilian Gardes.

A exposição conta também com equipamentos e instrumentos do acervo do historiador Aníbal Alencastro, do qual Rondon utilizou nas suas expedições. Anibal é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Sociedade Amigos de Rondon.

Também estão expostos no local as condecorações nacionais e internacionais que Rondon recebeu ao logo da vida. A exposição ficará no saguão até o dia 15 de maio.

Segundo a responsável pela oficina de reciclagem, Zenildes Rodrigues Silva, as artes plásticas da trajetória de Rondon foi definida através de um estudo de datas comemorativas no Estado. “Todo ano acontece as oficinas na Assembleia com ideias novas. Trabalhamos com sete pessoas no setor onde cada uma delas tem uma área definida”, explicou ela.

Para Wilson Santos, Rondon deixou o legado mais importante de um historiador ao demonstrar patriotismo e amor ao próximo. “Ele sempre foi um protetor dos índios, demonstrado virtudes através de valores, princípios e amor ao próximo”, finalizou o deputado.

Fonte: JOSÉ LUIZ LARANJA/Secom