Tangará sedia etapa sul de basquetebol estudantil

A etapa sul está sendo realizada no município neste final de semana com o propósito de definir quais cidades da região poderão participar do campeonato estadual da modalidade.

A Presidente da Federação Matogrossense de Basquetebol Karine Gomes Ribeiro destacou que uma das metas da organização é prestigiar aqueles que lutam pela modalidade pelo estado: “E quando a gente sente a presença destes técnicos, que são abnegados, que lutam pela modalidade nos municípios, nós temos a obrigação de auxiliá-los”, comentou.

Segundo Karine, ainda recebe pouco destaque considerando o papel que desempenha: “Essa participação, a dedicação das crianças, a mobilização esportiva já nasce de um certo modo totalmente positiva. O resultado do evento é sempre algo que a gente puxa para fazer a capacitação dos atletas, para que possam treinar e melhorar ainda mais”, disse.

O Professor e Técnico das equipes de Tangará da Serra Lourival Garcia relatou que foram muitos meses de treinamento e preparação. Além disso, há também o grande espírito esportivo, que precisa sempre ser destacado: “Conseguimos promover o esporte, essa modalidade que já é bem desenvolvida no Estado, principalmente no Norte, e agora estamos contribuindo para que ela se desenvolva ainda mais em nossa região”, afirmou.

O projeto, que atende em média cerca de 50 crianças, iniciou com o trabalho do professor em disponibilizar tempo e esforços para ofertar o esporte às crianças que antes ficavam desocupadas. As disputas do campeonato acontecem nas categorias sub 19 e sub 15, atendendo diretamente as crianças matrículas em escolas das cidades representadas.

Ao todo, a categoria sub 19 contou com quatro cidades, Nobres, Campo Verde e Santo Antonio do Leverger, que visitaram e estão conhecendo Tangará da Serra neste final de semana. São 150 atletas que disputam nas duas categorias, tanto para o masculino quanto para o feminino.

Lourival reforçou que o trabalho na cidade vem sendo desenvolvido aos poucos e carece de apoio ainda, mas há uma expectativa futura muito positiva para que a modalidade se desenvolva e atraia mais atletas.

“A promoção destes eventos é sempre importante, principalmente para tirar a meninada da rua. O esporte, o lazer geram saúde e bem estar”, finalizou Lourival.

Tangará da Serra permanece firme na disputa por uma vaga para participar do campeonato estadual de basquetebol nas categorias sub 19 e sub 15. As decisões sobre as vagas serão realizadas no domingo (5).

Fonte: Roberto Weber - Da Redação RP