Abril Verde será comemorado com palestras e orientação à população



Neste mês de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Em função destas duas datas acontece a campanha Abril Verde. A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra por meio da Atenção Básica tem uma programação especial para orientar a população a respeito do assunto. Em entrevista à Rádio Pioneira, Denise Lima, coordenadora da Atenção Básica no município, destacou que a saúde do trabalhador tem sido trabalhada em âmbito nacional, portanto existe a preocupação de explicar à população a importância desse dia.

“A gente sabe que a cada três minutos morre um trabalhador por conta de acidente do trabalho, por falta de equipamento de proteção individual, falta de educação e saúde, a falta de orientação de uso desses equipamentos. Então é um dia em que a gente vai frisar essa memória. Também estaremos com atividades de combate e luta contra a hipertensão arterial. Vamos comemorar o dia do trabalhador antecipadamente e trabalhar também o combate ao câncer”, disse.

Segundo a coordenadora, no dia 28 de abril das 7h às 13h na Praça da Bíblia, várias equipes de saúde estarão reunidas para orientar e informar a população. De acordo com ela, haverá tendas com o tema Saúde Alimentar, Medida Antropométricas, medição do índice de massa corporal com uma nutricionista.

“Também estaremos com o pessoal do Samu, Corpo de Bombeiros, pessoal do Hospital Municipal, da Central de Regulação, para explicar a população como está sendo o fluxo no município, em relação a atendimentos e agendamentos de exames”, afirmou a coordenadora.

Denise Lima convida toda a população para participar desse dia e ressalta que todas as dúvidas poderão ser tiradas com os profissionais que estarão presentes. “Não precisa levar documentação porque não será um atendimento, será uma orientação de prevenção da saúde. Toda e qualquer dúvida que a população tenha em relação à Atenção Básica, às Unidades de Saúde da Família, ao Hospital Municipal, ao Samu, ao Bombeiro, pode comparecer que estaremos orientando quanto a esses assuntos”, finalizou.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação RP