Saúde realiza campanha nas escolas em combate a verminose e hanseníase

A Secretaria de Saúde começou esta semana a campanha nacional “Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura: Faça essa lição de casa e proteja-se”. Uma orientação em todas as escolas municipais e estaduais de Tangará da Serra para verificação de verminose e hanseníase em crianças entre cinco e 14 anos. Uma parceria da Atenção Básica com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

A ação é feita mediante orientações nas escolas. Em seguida os alunos levarão para os pais uma ficha de autoimagem que deverá ser preenchida informando se a criança apresenta algum tipo de mancha pelo corpo. Este formulário dará suporte para realização de exames clínicos em crianças com suspeita de hanseníase. 

Outro documento é o termo de recusa, caso os pais não aceitem que os filhos tomem a medicação em combate aos vermes, explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero da Silva. Após este procedimento, se diagnosticar indícios de hanseníase na criança o caso será analisado com mais precisão em toda a família já que é uma doença transmissível. Tangará da Serra é uma cidade hiper endêmica quando se trata de Hanseníase. Atualmente conta com 111 casos em tratamento. 

No ano passado quando foi realizada esta campanha foram identificados 10 novos casos, um índice muito elevado. Destes, dois ainda estão em tratamento, relata a enfermeira. Vale ressaltar que hanseníase tem cura, porém quando não tratada causa sequelas irreversíveis e por isso é importante que os pais colaborem neste trabalho.

Assessoria de Imprensa