Fórum de criação do Conselho de Cidades será realizado

Secretário do Planejamento Arilson Hoffmann fala sobre a implantação do Conselho de Cidades

Acontecerá nesta sexta-feira, 07, no Centro Cultural o Fórum de Implantação dos Conselhos Municiais das Cidades do Estado de Mato Grosso. O evento se realizará às 14 horas. Participarão deste Fórum os sete municípios integrantes do polo de Tangará da Serra: Sapezal, Campo Novo, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nova Marilândia, Arenápolis e Santo Afonso. Conforme diz o Secretário de Planejamento do Município de Tangará da Serra, Arilson Hoffmann, em setembro do ano passado foi realizada uma conferência a nível estadual, em Cuiabá, onde ficou tratado que todos os municípios do estado deveriam ter um Conselho Municipal das Cidades. Segundo o secretário, Tangará já possui um órgão equivalente, o CONDEURB, que realiza praticamente os mesmos serviço. 

Ele já adianta que em função da criação deste novo conselho na cidade, o CONDEURB provavelmente sofrerá alguma adequação quanto ao nome, pessoal e serviços. Ainda segundo o Secretário, este Conselho Municipal de Cidades funciona como uma fiscalização social de administração. Toda a questão de planejamento e desenvolvimento urbano, plano diretor, aprovação de loteamentos, abertura de ruas, tudo isso passa por esse Conselho. Para realizar este Fórum se fará presente o vice-governador do Estado, Chico Daltro, que também participa da Secretaria das Cidades a nível de Estado. 

Conforme a secretária executiva do Conselho Estadual das Cidades, Albertina Alves, este é o primeiro de outros fóruns, e serve para convidar e abrir espaço para que a cidade receba este auxílio que o Governo do Estado presta aos municípios. Depois desta fase em Tangará, serão realizados encontros em cada município componente do polo. Fica aberto o convite a toda a sociedade, e também aos representantes de clubes de serviço, entidades de classes, tanto de Tangará quanto de todos os outro municípios abrangentes.

Stéfani de Castro - Redação DS