Campanha de doação de sangue supera expectativa

Com a grande procura por doação, órgão fará uma campanha por mês

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan), recebeu diversos doadores de sangue, nessa primeira campanha mensal, realizada nesse sábado, 02. Houveram diversos doadores novos e a campanha superou as expectativas do órgão. Segundo Pedro Henrique Barbosa de Souza, bioquímico da Unitan, o estoque da unidade já era crítico, e havia real necessidade da campanha. "[O estoque] estava num nível crítico. 

Na semana que antecedeu essa coleta, não foi uma semana boa. Então foi de suma importância essa coleta hoje". A enfermeira da Unitan, Cláudia de Oliveira, diz que é preciso criar o hábito de doar. "Mulheres de 4 em 4 meses, e homens de 3 em 3 meses". E já convida a população para a nova campanha. "No dia 8 de março já está marcada a próxima coleta". Os estoques de todos os hemocentros do Estado têm que ser dobrados para a Copa, ela explica, "para uma eventual necessidade".

Quem apareceu por lá também foi a Nubia Oliveira, doadora há mais de seis anos. Ela convidou seu amigo, Thiago Maldonado que também é contador, que doou sangue pela primeira vez. Nubia explica a importância de doar. "Eu acho muito importante estar fazendo esse tipo de campanha. Ajudar as outras pessoas porque um dia eu posso tá precisando também".

Deyvson Aguiar - Redação DS