NOROESTE TOPOGRAFIA - Microempresa é destaque em Mato Grosso na prestação de serviços

O crescimento do setor de serviços tem evidenciado a importância de as empresas dedicarem maior atenção à qualidade com que seus serviços são prestados. Dentre todos os aspectos que devem ser considerados, um dos mais relevantes, mas muitas vezes deixado em segundo plano, refere-se à qualidade que deve estar presente nos serviços.

Esse exemplo vem de uma empresa mato-grossense com sede na cidade de Tangará da Serra, no segmento de serviços de topografia, a Noroeste Topografia e Serviços.

A empresa foi contratada no regime de terceirização, para execução dos serviços de topografia em várias obras do grupo BDR Empreendimentos, com sede em Lucas do Rio Verde, destaque em grandes obras pré-moldadas e construção civil em geral. Prestando serviço para o grupo há pouco mais de um ano em várias obras, pode-se destacar uma fábrica de fertilizantes no perímetro urbano de Rondonópolis e uma das maiores lojas de departamento do Brasil, a Havan, inaugurada em 24 de novembro, em Cuiabá, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça

O TOPÓGRAFO Airton Lopes Silva, proprietário da Noroestes, foi premiado em 2010.

As obras de construção civil, em geral, dependem muito da boa qualidade dos serviços de topografia. Com a Noroeste Topografia e Serviços, não foi diferente, a empresa manteve em todas as obras um aproveitamento de 100% de acerto nos serviços de locações. “Quando nos deparamos com a grande quantidade de vigas e pilares se encaixando perfeitamente, temos uma certeza: houve, realmente, o conhecimento técnico, dedicação e atenção nos serviços prestados aliados ao comprometimento com o trabalho”, salienta o sócio-proprietário, o topógrafo Airton Lopes Silva.

Airton salienta que a realização de trabalhos com tamanha precisão deve-se à evolução dos equipamentos topográficos. “Isso nos ajudou bastante, mas fazer o uso correto dos mesmos é fundamental. Não basta apenas o profissional ter um bom domínio com o equipamento, o conhecimento em trigonometria, fazer um planejamento antes de iniciar os serviços e estudar com detalhes os projetos são fatores essenciais para o sucesso”, explica a topógrafo premiado. “Além de gostar da profissão. Eu sou muito feliz com a minha profissão”, conclui ele.PRÊMIO – Foi com essa proposta de serviços que, em 2010, a Noroeste Topografia e Serviços, liderada por Airton, conquistou um título como trabalho topográfico mais preciso já realizado no Brasil. Com o título ‘Maior precisão topográfica do Brasil’, o topógrafo e a Noroeste foram parar no livro dos recordes ‘RankBrasil’.

Fonte: Redação O Jornal c/Assessoria.

Semec divulga calendário 2014 e diz que não há problemas de vagas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Tangará da Serra enviou para os centros municipais de ensino, esta semana, o calendário letivo de 2014, bem como os editais de matrículas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, obedecendo aos critérios adotados pela pasta há dois anos, quando foi ocupada por Júnior Pimenta.

Uma das mudanças sensíveis na questão da matrícula, por exemplo, é o fato de os tangaraenses não mais precisarem passar dias e noites às portas ou nos pátios das escolas municipais para obter uma vaga para seus filhos, sendo adotado o regime de sorteio desde o ano passado. Conforme o secretário Júnior Pimenta, à época da implantação do sistema, ele foi muito criticado. “Com o sorteio, os pais não precisam ficar mais dois, três dias nos pátios das escolas, em filas, também não há favorecimento a ninguém por que é filho deste ou daquele, todos são tratados de forma igualitária neste sistema”, pontua o secretário.(Leia +)

Por Luciana Menoli/Da Redação O Jornal

Sicredi Sudoeste MT é premiada por excelência de gestão

DESTAQUE nacional em cooperativismo

O I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), premiou 28 cooperativas brasileiras que se destacaram por boas práticas de gestão e governança, em seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faixa Prata e Faixa Ouro. A abertura do evento contou com a palestra do economista Ricardo Amorim.

Foram inscritas 316 cooperativas, das quais sete foram da região Norte, 32 da Centro-Oeste, 34 da Sul, 47 da Nordeste e 196 da Sudeste. Apenas duas cooperativas de Mato Grosso foram premiadas, a Cooperativa de Crédito Sicredi Sudoeste MT, com sede em Tangará da Serra, e uma Cooperativa de Ensino, de Sinop. Ambas receberam premiação na Faixa Bronze.(Leia +)

Por Assessoria com O Jornal

Vereadores prometem colocar a ‘ boca no trombone’

O clima da última sessão ordinária da Câmara foi tenso, como em outras situações este ano. Tudo por conta de uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE) das atividades trabalhistas do vereador Odair José da Silva (PTB), que é acusado de tríplice jornada. Em sua defesa, Odair disse que espera a chegada da decisão do TCE para fazer denúncias seríssimas que, conforme ele, deixarão a população tangaraense chocada.

Odair se defendeu das acusações, salientando que, mais uma vez, é vítima de perseguição, mas afirmou trabalhar em três locais, contudo ressaltou que isso seria orientação dos departamentos de Recursos Humanos (RH) da Câmara e da própria Prefeitura. Odair trabalha como professor, lotado no estado (EE Pedro Alberto Tayano), no laboratório de imunopatologia da Unitan, em plantões noturnos e de final de semana, além do expediente na Câmara. “Me denunciaram porque trabalho demais, veja só. Se trabalhando em três locais, já desenvolvo meu trabalho como vereador a contento, a ponto de ser elogiado pela população, imagine se me dedicasse somente à Câmara. Com certeza, eu iria incomodar muita gente.(…) Depois que chegar a resposta do TCE foi fazer as minhas denúncias aqui e Tangará vai ficar chocada”, ameaçou na tribuna.

Odair enviou sua defesa ao TCE, inclusive com um documento comprobatório de que se afastou por 15 dias no início do ano e que pediu afastamento de sua função na Unitan. Segundo ele, o secretário de Administração, José Pereira Filho, não deferiu o afastamento e disse que isso dependeria da compatibilidade de horários das funções, o que também já havia sido apontado pelo RH da Câmara.

IRRIGAÇÃO – A reportagem do O Jornal procurou o vereador Rogério Silva (PROS) para saber como andam os trâmites da documentação do caso do cancelamento dos estudos para o projeto de irrigação no Assentamento Antônio Conselheiro. Silva disse que os requerimentos solicitando todos os documentos do processo do caso foram enviados para a Prefeitura Municipal, para a empresa ganhadora da licitação e para o Ministério da Integração Nacional e que a Câmara espera a resposta para tomar as providências cabíveis, onde não está descartada a abertura de uma CEI.

Fonte: Redação O Jornal

Viveiro Municipal disponibiliza 20 espécies de mudas nativas para reflorestamento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra está disponibilizando 20 espécies de mudas nativas para os produtores rurais do Município o objetivo é reflorestar as áreas degradas em cabeceiras, margens de córregos, rios e outras áreas que precisam de recuperação ambiental. Cada produtor tem direito a 500 mudas por ano e o pagamento deve ser feito em forma de permuta com insumos ou alimentos não perecíveis.

O Secretário de Meio Ambiente Ander Santos explicou o procedimento. “Cada produtor interessado em adquirir as mudas deve primeiro procurar a Secretaria para fazer o protocolo e aguardar o funcionário entrar e contato marcando a data e horário da retirada é importante se atentar para o período que estamos passando, que é chuvoso e ideal para plantio, não deve esquecer também que algumas propriedades têm Áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas que dever fazer o reflorestamento o mais rápido possível”, informou o secretário. As mudas serão retiradas no viveiro municipal.

Assessoria de Imprensa

Tangará recebe prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

A cidade está entre os 26 municípios premiados no Brasil

O município de Tangará da Serra está entre as 26 cidades premiadas no Brasil na 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que desde 2004 busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal há quase sessenta anos.

A Prefeitura Municipal se inscreveu no projeto através de um formulário disponibilizado pelo FNDE no mês de junho, no qual foram descritos as ações e projetos desenvolvidos na merenda escolar no ano de 2012, entre eles: Compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar local, valorizando os hábitos alimentares de Mato Grosso; Projeto Merenda Escolar destaque; Capacitação das merendeiras da zona rural, urbana e indígena; Teste de aceitabilidade da merenda escolar; e Educação Nutricional da comunidade escolar. 

Os municípios de todo o Brasil se inscrevem de forma voluntária, respondendo a um formulário de avaliação com diversas perguntas referentes aos aspectos nutricionais da alimentação escolar servida no município, educação alimentar e nutricional, compra de produtos da agricultura familiar, atuação dos conselhos de alimentação escolar, valorização do profissional das cozinhas escolares e questões referentes à alimentação indígena e/ou quilombola, caso o município tenha escolas em comunidades desta categoria. 

Este ano, 889 municípios se inscreveram no Prêmio e, depois de realizada uma avaliação qualitativa, 54 inscritos receberam técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e funcionários da Ação Fome Zero para uma visita técnica, onde puderam aferir os dados informados no formulário de inscrição, chegando enfim aos 26 premiados.

Todos eles foram notificados pela equipe da Ação Fome Zero via telefone ou e-mail, porém as categorias de premiação em que cada município se enquadra somente serão conhecidas na cerimônia de premiação que será realizada em dezembro, na presença de prefeitos, autoridades e Ministros.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

SINE e PROCON de Tangará também atenderão no prédio da antiga Prefeitura

A previsão para atendimento no novo prédio é para a próxima segunda feira

O atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Programa de Proteção e de Defesa do Consumidor (PROCON) passará a atender em novo endereço a partir da próxima segunda-feira. O motivo é a adequação feita pelo Prefeito Fábio Junqueira para diminuir os gastos feitos pelo Município com aluguéis.

Com a mudança da prefeitura para a antiga Unitas o prédio antigo abrigará vários outros órgãos. O SAMU está atendendo no local provisoriamente, agora será feita a mudança do SINE e do PROCON.

Em função da mudança, a Secretária de Indústria e Comércio, Hiara Hernandes, comunica a todos os usuários que não terá atendimento ao público na próxima quinta e sexta-feira. “O SINE é uma parceria entre Prefeitura e o órgão que tem a sede em Cuiabá e algumas coisas são de responsabilidades deles, como por exemplo, a instalação da internet e por esse motivo vamos ficar esses dois dias sem atendimento e pedimos a compreensão dos usuários”, informou Hiara. O PROCON também tem a mesma situação, e a previsão de voltar a funcionar também é na segunda-feira.

Assessoria de Imprensa

Sindicato Rural de Tangará da Serra recebe homenagem institucional da Assembleia Legislativa

Moção de Congratulação concedida pela Assembleia Legislativa enaltece realização da 22ª Exposerra e 33ª Festa do Peão, de autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro.

A realização da 22ª Exposerra e 33ª Festa do Peão rendeu ao Sindicato Rural de Tangará da Serra uma Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. A homenagem foi proposta no início de setembro pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR).

Sob número 2073/2013 e protocolo 5.643/2013, a moção foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares na sessão ordinária do dia 04 de setembro e dirigida ao Sindicato Rural através do presidente da entidade, Ricardo Wilhan Daher. “A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por seus membros, mediante requerimento do Deputado Emanuel Pinheiro, vem manifestar o reconhecimento público ao Sindicato Rural de Tanagrá da Serra, na pessoa do ilustríssimo presidente, senhor Ricardo Wilhan Daher, pela realização da 22ª Exposerra e 33ª Festa do Peão de Tangará da Serra, dias 04 a 08 de setembro do corrente ano”, diz o texto da propositura.

Na justificativa, Emanuel Pinheiro destaca a importância do evento para Tangará da Serra e região em virtude do fomento à economia e das oportunidades proporcionadas pelos agentes expositores do agronegócio, do comércio e da indústria. Neste quesito, o deputado sublinha o volume de negócios da feira, estimado em cerca de R$ 50 milhões.

O parlamentar também atribui ao evento a condição de fonte de entretenimento e lazer ao público visitante através das atrações culturais e gastronômicas, dos shows e do rodeio.

CIDADANIA – Mês passado, o Sindicato Rural de Tangará da Serra já havia sido homenageado pela Assembleia Legislativa, desta feita através de título de Cidadão Matogrossense conferido ao presidente da entidade, Ricardo Wilhan Daher, por indicação do deputado estadual Wagner Ramos (PR).

Entre os critérios para concessão da comenda constam, segundo o parlamentar proponente, “ação empreendedora, visão de futuro, abnegação e a força de trabalho”. O título foi entregue na noite do último dia 25, no plenário da Assembleia Legislativa.

Fonte: Assessoria do Sindicato Rural de Tangará da Serra

Prefeitura de Tangará abre inscrições para concurso público

Para área da saúde, por exemplo, estão sendo ofertadas 15 vagas

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da empresa Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática (entidade executora) abre a partir desta segunda-feira, 18 de novembro, as inscrições para o Concurso Público de Provas para o ingresso em seu quadro permanente de pessoal. Ao todo, de acordo com edital publico hoje no Diário da Serra, o concurso visa preencher 92 vagas, nos mais variados níveis, cargos e salários que variam de 678,60 (carga horária de 40 horas) para o cargo de trabalhador braçal, até R$ 5.091,83 (com carga horária de 20 horas) para médico. 

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou pela internet, sendo àquelas pessoas que não têm acesso à internet de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado das 9h às 18h, no Centro Comercial Alto da Serra. Pela internet as mesmas podem ser feitas nos endereços eletrônicos www.acpi.com.br e www.tangaradaserra.mt.gov.br. O prazo de inscrição termina dia 8 de dezembro. Já a prova objetiva será realizada no dia 29 de dezembro, às 8h, em local a ser indicado em edital complementar. 

Estão sendo ofertadas vagas para nível superior – Médico pediatra (duas vagas), Médico clínico geral (12 vagas, sendo uma para Portadores de Necessidades Especiais (PNE)), Ginecologista (uma vaga), Professor de educação infantil (13 vagas, sendo uma para PNE), Professor de anos iniciais (seis vagas, sendo uma para PNE), Controle interno (uma vaga), Engenheiro Civil (uma vaga) e Químico (uma vaga). Para nível médio as vagas ofertadas são para técnico em imobilização ortopédica (uma vaga), técnico em apoio infantil (16 vagas, sendo uma PNE), Agente administrativo II (duas vagas), Agente administrativo II (duas vagas), Fiscal de Consumo/leiturista (seis vagas, sendo uma PNE), Fiscal de Corte e religação (três vagas), Operador de ETA (quatro vagas) e Operador de ETA de Águas Rurais (duas vagas). 

Já para o fundamental as vagas são para Auxiliar de Saúde Bucal (três vagas), Instalador de rede (seis vagas), Mensageiro (uma vaga), Operador de máquinas (uma vaga), Operador de elevatória - Esgoto (uma vaga), Pedreiro (uma vaga) e Operador de elevatória Água (três vagas); e ainda para alfabetizado, sendo para trabalhador braçal (três vagas).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Handebol de Tangará da Serra é campeão brasileiro

Apontadas como as favoritas desde o início da competição, as meninas do handebol de Tangará da Serra representaram Mato grosso nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu na última semana em Belém-PA, e se sagraram campeãs invictas. 

A final aconteceu no último sábado contra a equipe de Tocantins, onde Tangará venceu por 35 a 33. Nas redes sociais, as jogadoras vibraram com a emoção do título de campeãs da maior competição estudantil e esportiva do país. "É campeã, obrigado meu Deus", postou a atleta Mariana Wendeler. A professora Michelli Stuchi, que acompanhou de perto cada lance das jogadoras na competição, também não escondeu sua emoção. "Ganhar depois de tempo normal, prorrogação e sete metros não tem preço", comemorou, destacando que o título nacional é resultado de muito treino. "Todos os treinamentos, no frio ou sol, até duas vezes por dia valeram a pena", disse. 

Tangará da Serra carimbou passaporte para o evento de âmbito nacional depois de ter vencido a fase estadual que foi classificatória, acontecida no mês de agosto na cidade de Araputanga-MT. "Eu não poderia deixar de agradecer a muitas pessoas que nos ajudaram. Aos meninos que treinam junto para elevar o nível, a escola 29 de Novembro que sempre nos apoiou, a secretaria de Esportes, os pais e mães, nossos colaboradores e em especial a professora Rose, que iniciou tudo isso anos atrás e até hoje, e com parceria alcançamos nosso objetivo este ano. Ela é a pessoa que mais deve estar se sentindo orgulhosa dessas meninas", agradeceu Michelli, emocionada com o titulo. 

Fonte: Redação DS

Escola 13 de Maio inicia comemorações aos 35 anos de funcionamento

Programação segue durante toda a semana

A Escola Estadual 13 de Maio inicia hoje, 18, as comemorações aos 35 anos de funcionamento da unidade escolar em Tangará da Serra, completados no último dia 16 de novembro. A programação inicia às 7h, com sessão cívica de hasteamento das bandeiras e apresentação do hino oficial da escola, seguindo às 19h com culto ecumênico e lançamento do livro ‘Coletânea de experiências Pedagógicas da Escola Estadual 13 de Maio’, sob coordenação das professoras Elaine Peres, Vanessa Letícia Ramos e Kelem Fabiana Casturino. "É uma grande alegria comemorar tão importante data, em especial ser a décima quinta diretora desse estabelecimento que ajudou a formar tantos alunos que hoje são pessoas e empresários bem sucedidos na vida", comemora a diretora Margareth Ozeika, ao convidar a todos para esta semana de celebração, que segue até o dia 23 de novembro.


Comemorações seguem durante toda a semana


Dando sequências as comemorações, a Escola Estadual 13 de Maio realizará amanhã, 19, a partir das 19h, a apresentação do projeto ‘Percurso da Memória: Entre Histórias, Mitos e Fatos’, que contará com a participação especial de ex-alunos e exposição de documentos antigos, além da inauguração da galeria de fotos de todos os diretores que já passaram pela instituição. Seguindo, nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), a programação continuará com a quinta edição do Festival de Talentos, com entrega de medalhas aos alunos destaques, além de apresentações culturais e escolha da Miss e Mister Estudantil 13 de Maio. E, encerrando a programação com chave de ouro, a escola promoverá ainda no dia 23, a grande final dos Jogos Intercalasse. O evento esportivo inicia nesta segunda-feira e segue até sábado. "Estamos preparando tudo com muito carinho para a comunidade estudantil. Desde já, nossas expectativas e que nossos alunos e pais gostem desse trabalho realizado por uma grande equipe. Esperamos todos para vir nos prestigiar e conosco comemorar essa data tão importante", convidou a diretora da escola 13 de Maio.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Barcelona e Valência I: Município realiza o sorteio de quase mil casas populares em Tangará

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra iniciou na manhã desta quinta-feira o sorteio das casas populares dos Residenciais Barcelona e Valência I. A ação que acontece no Ginásio da Vila Olímpica contou com a presença do Prefeito Fábio Junqueira, primeira-dama Maria Helena, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Caixa Econômica Federal.

Para o Residencial Barcelona serão sorteadas 496 casas; já para o Valência I, 433. O sorteio obedece a critérios estabelecidos pela Prefeitura Municipal. Os sorteados terão que comparecer à Prefeitura nos próximos dias para apresentarem documentação que será posteriormente encaminhada à Caixa Econômica Federal para aprovação de cadastro.

De acordo com o prefeito Fábio Junqueira o sorteio é motivo de satisfação, resultado de um trabalho feito com muita transparência para garantir que recebam as moradias, realmente às famílias que mais necessitam. “Fizemos a apresentação das condições e critérios do programa, que apesar de ter leis e regras, foi organizado por seres humanos passíveis de erros”, disse o prefeito destacando que após corrigi-los, todas as etapas do programa foram obedecidas.

“Vale ressaltar que após todas as fases de seleção, continuaremos fiscalizando e se ainda existirem pessoas que passaram pelo crivo e que não preenchem os requisitos estabelecidos, prezaremos pela legalidade e providências serão tomadas”, diz o chefe do Executivo.

Fonte: Redação RP

Câmara aprova reajuste para servidores públicos do Município

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores públicos municipais do Grupo Ocupacional I, inclusive os contratados e servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e do e Instituto Previdenciário dos Servidores de Tangará da Serra (Serraprev) na categoria de servidores em nível de escolaridade “alfabetizado”. O reajuste, proposto pelo Executivo e aprovado pelos vereadores, é de 3,2%.

De acordo com a mensagem que acompanhou o projeto, o reajuste pretende minimizar as diferenças entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos municipais em atendimento ao artigo 39, e seus incisos e parágrafo 5º, da Constituição Federal de 1988.

Outro argumento apresentado pelo Executivo foi que o estudo de impacto orçamentário realizado indicou ser possível a readequação dos vencimentos dos servidores do Poder Executivo.

“O aumento tem adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, afirmava a mensagem assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Antes de ser votado, o PL 216 recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento composta pelos vereadores Weliton Duarte (PT) membro, Professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e vereadora Azenate Carvalho (PMDB) presidente; e da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa composta pelos vereadores Rogério Silva (PROS) membro, Azenate Carvalho (PMDB) vice-presidente e relatora.

Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa da Câmara

Projeto autoriza aquisição de equipamentos de informática para Educação

Os vereadores tangaraenses aprovaram o Projeto de Lei 218/2013 que autoriza alteração de metas físicas e financeiras do Plano Plurianual (lei 3.862/2012) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), abrindo crédito adicional suplementar no valor de R$ 91 mil 980 reais destinados a custear despesas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

De acordo com a mensagem que acompanhou o projeto, a proposta visa atender a aquisição de equipamentos de informática: computadores, datashow, impressoras e notebooks. Caso os vereadores aprovem o projeto os equipamentos serão adquiridos para as escolas municipais.

Os equipamentos, segundo a Semec, serão utilizados como material de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Além disso, terão como função preparar os alunos para uma sociedade informatizada, tornando-os mais curiosos a buscar novas respostas para questões antes resumidas em livros, segundo o próprio Executivo Municipal, nem sempre atualizados

“Outra importante função do computador é integrar cultura, informação e oportunidades, tornando o processo de aprendizagem e a escola um lugar motivador e interessante”, afirma a mensagem assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Antes de ser votado em discussão única, o PL 218 recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento composta pelos vereadores Weliton Duarte (PT) membro, Professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e vereadora Azenate Carvalho (PMDB) presidente; da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa composta pelos vereadores Rogério Silva (PROS) membro, Azenate Carvalho (PMDB) vice-presidente e relatora, e Sílvio Sommavilla (PV) presidente; e da comissão de Educação e Esportes composta pelos vereadores Professor Sebastian (PROS), professor Vagner (PSDB) vice-presidente e relator, e Azenate Carvalho (PMDB) membro.

Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa da Camara

Secretaria de Turismo prepara programação natalina em Tangará da Serra

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está preparando uma vasta programação para comemoração do Natal em Tangará da Serra. O processo de licitação para a compra de dez mil metros de mangueira está em andamento, segundo informou a secretária de turismo, Tatiani Diel.

A aquisição servirá para decorar a cidade, e conforme a secretária será aproveitado ainda o restante do material utilizado no ano passado.

A Setur fará uma programação especial [19 a 23 de dezembro] voltada para o clima natalino. A secretária pontuou que uma parceria foi feita com a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits) para realização do ‘Cantos e Contos’, marcado por apresentações de teatro e dança.

O local será definido entre a Praça da Bíblia e a dos Pioneiros. “É muito interessante que a população entre também no clima natalino e decore sua casa. Esse ano não terá premiação, mas já estamos estudando premiar as melhores decorações no ano que vem”, disse.

Fonte: Redação RP

EVENTO - Artesãos de Tangará da Serra expõem na AL


A Artetan ficará na Casa até quinta-feira (14), sob organização do Instituto Memória da AL, está aberta a visitação durante todo o dia.

MÁRCIA MARTINS / Secretaria de Comunicação

Seis grupos de artesãos do município de Tangará da Serra, localizada a aproximadamente 240 km de Cuiabá, estão expondo seus produtos no saguão da Assembleia Legislativa. Entre as opções, o visitante pode apreciar arte em cerâmica, crochê, bordados, ‘pet-work’, reciclagem em madeira, vidro e CDs. E ainda, arte em madeira, tapetes de retalhos, brincos e porta-moeda confeccionados a partir da fibra de bananeira, além de doces de vários sabores. A exposição denominada Associação dos Artesãos de 

Tangará da Serra, Artetan, ficará na Casa até quinta-feira (14), sob organização do Instituto Memória da AL, está aberta a visitação durante todo o dia.

Da Associação Arte na Terra, a ceramista Valéria dos Santos Menezes conta que é o quarto ano consecutivo que vem expor seus trabalhos no Legislativo e afirma que toda vez que vem é um sucesso. 

“Depois que o artista expõe aqui as pessoas passam a saber, que ele existe. Todas as vezes eu vendo bastante, sem contar que somos muito bem recebidos pelos servidores da Casa e pelos cuiabanos em geral”, declara.

Da mesma forma, Maria Aparecida Ferreira dos Santos, da Associação das Costureiras e Bordadeiras de Tangará da Serra, que está vindo expor pela primeira vez, concorda. “Os cuiabanos estão nos recebendo muito bem, é um povo muito carinhoso. É uma grande oportunidade apresentar nossos produtos aqui”.

A servidora Ioná Ferreira da Silva, do Espaço Cidadania, avalia que as exposições na Casa fazem bem para todas as partes, servidores, visitantes e expositores. “Não há dúvidas de que essas exposições alegram a rotina dos servidores e dos visitantes. A parte que eu mais gosto são os doces oriundos da cultura mato-grossense, um verdadeiro deleite. Também percebo que os artesãos que expõem aqui saem satisfeitos com a chance de divulgar os seus trabalhos”.

Além das já citadas, também estão entre os expositores as seguintes associações: do Vale do Tarumã, Artesãos do Distrito de Progresso, Mandala Viva e Associação de Mulheres Rurais Frutos do Vale.

Exposição "Economia Solidária de Tangará da Serra" no saguão da Assembleia Legislativa
Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa
(65) 3313-6310


Karateca tangaraense conquista prata e bronze no Brasileiro Interestilos

Eduardo Martins, karateca de Tangará da Serra se destacou no XVI Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que aconteceu de 3 a 6 de novembro em Fortaleza (CE). O esportista levou a medalha de prata na categoria Kata e bronze no Kumite. “Praticamente todos os competidores de Mato Grosso voltaram com medalhas”, disse.

O campeonato teve a participação de aproximadamente 1.200 competidores. Segundo Martins, esse não foi o primeiro brasileiro que participou. O último foi há dois anos onde conquistou dois terceiros lugar no kumitê e revezamento. “E nesse agora levei o prata e o bronze. Lutei inclusive com o atual campeão do Interestilos. Consegui empatar com ele, porém no desempate na morte súbita, ele fez um pontinho, tirando o empate da gente”, comenta.

Fonte: Redação RP

Prefeito recebe três ônibus escolares para Tangará da Serra

Mais três ônibus escolares chegaram em Tangará da Serra enviados através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A entrega aconteceu na Capital, Cuiabá, e o prefeito Fábio Junqueira juntamente com o Secretário Municipal de Educação, Junior Pimenta, recebeu do governador Silval Barbosa as chaves dos veículos.

Com esses três novos ônibus para o transporte escolar, Tangará da Serra passa a contar com oito novos veículos, isso, de acordo com o prefeito Fábio Junqueira, representa uma diminuição considerável no custo com terceirização de serviços. “Quanto mais ônibus, menos locação de veículo para o transporte escolar, principalmente rural”, informou.

A entrega dos ônibus reuniu prefeitos e secretário de Educação de 68 Municípios. Ao todo o Estado entregou 161 veículos, resultando em um investimento de R$ 36,4 milhões. A ação faz parte do Programa Caminho da Escola – do governo estadual em parceria com o governo federal –, que previa a renovação de pelo menos 50% da frota de Mato Grosso.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

16 mil metros de asfalto são construídos na região da Apae

Prefeito Fábio Junqueira e o Secretário Chico Clemente visitando a obra

O Residencial Parque das Mansões está localizado em uma área nobre de Tangará da Serra, cercado pelo Shopping, Escola Especial Raio de Sol (APAE), duas importantes Avenidas, a Nilo Torres e Ismael José do Nascimento, mesmo assim uma boa parte do bairro ainda não tinha sido asfaltada, o que gerava muitos transtornos para a comunidade local, que mesmo pagando pelo asfalto ainda não tinha sido atendida, uma parceria entre moradores e Prefeitura resolveu a situação. “16.400 metros quadrados de asfalto foram feitos pela Secretaria de Infraestrutura do Município, 4 mil metros pagos pelo Município e o restante pelos moradores”, afirmou o Secretário Chico Clemente.

O Prefeito Fábio Junqueira foi até o local para vistoriar a obra, e ficou muito satisfeito com o resultado. “Há muito tempo passo por esse local e vejo a necessidade de fazer esse asfalto. Temos a Apae aqui próximo que sofre com a poeira na época da seca e com o barro no período chuvoso, temos comércios e faculdades aqui próximo também, sem falar do acesso a Avenida Tancredo Neves que sendo feito através desse local vai ajudar o trânsito fluir melhor na Avenida Ismael do Nascimento. Com a interdição da Sinfra fiquei preocupado se daria tempo de fazer ainda esse ano, mas felizmente deu tudo certo”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Silval confirma a Junqueira que inaugurará obras em Tangará

Autor: Diego Soares
Fonte: Assessoria de Imprensa

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (PMDB), participou de uma reunião com o Governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) onde trataram de uma pauta específica relacionada ao Município. De acordo com o Chefe do Executivo, ficou pré-agendado com o Governador uma visita a Tangará no dia 19 de dezembro onde obras serão inauguradas.

 Junqueira adiantou que Silval Barbosa confirmou a intenção de vir ao Município participar da entrega das casas populares do Residencial Barcelona e fazer uma visita oficial às obras de duplicação da MT 358 que liga o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ao Cristo, monumento que marca a entrada da cidade. “A visita do Governador ficou pré-agendada. Acredito que se tudo der certo Silval virá a Tangará e cumprirá a agenda que ficou pré-estabelecida com ele em Cuiabá”, destacou Junqueira.

O prefeito informou ainda que solicitou novamente a Silval empenho na construção do Hospital Regional em Tangará da Serra. “Reafirmei ao Governador o pleito para construção do Hospital Regional, tratamos das emendas já estabelecidas e pedi celeridade no processo, pois temos urgência em resolver de uma vez por todas os problemas de saúde pública da nossa cidade, beneficiando assim, inclusive, toda a região”, frisou Junqueira.

REPRESENTANTES DE CIPAS DEBATEM EM TANGARÁ DA SERRA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Tangará da Serra recebe nesta sexta-feira (08) a etapa regional oeste da série de Encontros de Representantes de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes). O evento ocorre a partir das 8h, no auditório da OAB.

Organizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Mato Grosso (Getrin23), o encontro ocorre em cinco cidades do estado e visa fomentar o debate e fornecer mecanismos específicos para facilitar a atuação desses grupos para reduzir o número de acidentes no trabalho.

A perspectiva é a de proporcionar aos participantes a possibilidade de visualizar a organização e funcionamento de uma CIPA, unidade responsável por relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzi-las ou mesmo eliminá-las.

Segundo dados do Governo Federal, em 2012 aconteceram no Brasil mais de 711 mil acidentes, sendo que, destes, 2.884 resultaram na morte de trabalhadores. Esses sinistros custaram ao país 71 bilhões de reais, aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto.

A programação dos eventos reúne a realização de palestras e oficinas, ambas voltadas à troca de experiências entre os participantes.

Além de Cuiabá e Primavera do Leste, que sediaram as primeiras etapas dos encontros, e de Tangará da Serra, os eventos serão realizados ainda em outras duas cidades pólos do estado: Rondonópolis, no próximo dia 22, e Sinop, no dia 29 de novembro.

Mais informações podem ser conferidas no site do Getrin23, acessado a partir da página TRT de Mato Grosso na Internet. O link está disponível na seção "Acesso a um Clique", à direita do site.

Getrin23

O Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Presidido pelo TRT de Mato Grosso, o grupo é formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

SERVIÇO:

Encontro de representantes de CIPAs de Tangará da Serra
Data: sexta-feira (08), das 8h às 16h30,
Local: Auditório da OAB de Tangará da Serra

Fonte: Zequias Nobre [email protected]

Força Tática da PM recebe Moção de Aplausos da Câmara de Tangará da Serra

A indicação para a homenagem é de autoria do vereador Claudinho Frare. A Força Tática foi criada em Tangará da Serra em 2008 e tem como funções dar apoio ao serviço ordinário das forças policiais, com subsídio em ocorrências de maior complexidade, bem como realizar o serviço de patrulhamento tático, tanto no meio urbano, quanto rural. De acordo com o Tenente Sávio, comandante da Força Tática da Polícia Militar em Tangará da Serra, este trabalho garante à comunidade a sensação de segurança, fundamental para o convívio em sociedade.

O Tenente destacou a importância da homenagem recebida. “É um reconhecimento pelo serviço que a Força Tática tem prestado aos munícipes de Tangará da Serra, bem como nos demais municípios que pertencem a esta regional”.

A moção de aplausos entregue nesta terça-feira durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi a primeira homenagem recebida pela Força Tática em Tangará da Serra. “Já recebemos de outras cidades da região e todo reconhecimento é bem vindo. Isto mostra que estamos no rumo certo e que o trabalho vem sendo satisfatório para a sociedade. A Câmara, que representa a sociedade, reconhece este trabalho através desta moção”, afirmou o Tenente Sávio em entrevista à Rádio Pioneira.

Fonte: Marlene Maria com Gilvan Melo 
Redação Rádio Pioneira

Prefeito prestigia troca de fardas da PM

O novo fardamento da Polícia Militar de Tangará da Serra foi apresentado nesta quarta-feira, 06, em evento realizado no quartel, sede do Comando Regional VII. O prefeito Fábio Martins Junqueira foi convidado para prestigiar os policiais militares que a partir de agora atuarão com outras fardas. O Chefe do Executivo foi recepcionado pelo Coronel PM, Alves.

Junqueira parabenizou o Comando e confirmou a intenção de também mudar o fardamento da Guarda Municipal de Trânsito. “O Policial Militar valoriza sua farda. Sua vestimenta possui uma representação, um significado especial para o profissional”, destacou o prefeito.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Tangará será a 1ª de MT a ter 90% de saneamento básico

Prefeitura pleiteia verbas do PAC II para atingir 90% de cobertura de esgoto

Esgoto é uma raridade no Brasil. Em todo o país apenas 48,1% da população tem acesso a este bem tão importante. Em Mato Grosso a situação é ainda pior, apenas 19,1% dos municípios tem cobertura de coleta de esgoto, em Tangará da Serra a cobertura é de cerca de 30%. Entretanto, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal, tem aos poucos mudado essa triste realidade. Atualmente já estão sendo executadas obras em vários pontos da cidade proporcionando um aumento de mais de 40% na cobertura, atingindo 70% das residências com a execução da sobras já contratadas. Porém, recentemente aconteceu a assinatura do edital da segunda fase do PAC II e dois projetos de Tangará da Serra foram contemplados, sendo um na área de pavimentação asfáltica e outro na área de saneamento, que propiciará uma cobertura de até 90% das residências da cidade. De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) ainda não houve a celebração de convênio, mas isso representa um grande avanço, pois o Município conseguiu incluir dois projetos no Programa. "Os projetos foram aprovados, houve a abertura de edital, houve os prazos para apresentação de propostas, cumprimos os prazos e apresentamos as propostas, o Governo Federal solicitou informações e nós enviamos. Houve agora a assinatura do edital do PAC II onde entram duas obras para Tangará da Serra, uma de saneamento que implica na continuidade do que já está em andamento e o de pavimentação", disse. O de saneamento, segundo o prefeito dependerá de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e não há data definida para a celebração do convênio, Já o de pavimentação está vinculado a recursos do BNDES. "É um projeto financiável, onde o BNDES entra com os subsídios e o Município paga parcelas em vários anos", disse Fábio.

Projeto executivo será encaminhado a Caixa

Com a aprovação dos dois projetos tangaraenses junto ao Governo Federal, agora o Município começa a providenciar o projeto executivo das propostas. O prefeito Fábio Junqueira explica que só a partir da celebração dos convênios é que se terá a certeza de que os investimentos virão. "O que faremos agora é a apresentação de dados e documentos para a Caixa Econômica Federal para a aprovação final, depois é só aguardar a celebração dos convênios para que possamos fazer a licitação, que só é feita após a aprovação do projeto executivo pela Caixa", disse. O prefeito destacou ainda que Tangará da Serra, caso se efetive o intento, será a primeira cidade de Mato Grosso a contar com 90% das casas servidas com esgotamento sanitário. "É muito importante isso tanto do ponto de vista da vinda dos recursos quanto em função do que representa no estado e no país, pois a grande maioria das cidades não tem quase nada de saneamento e Tangará tão jovem alcançar esse volume é muito importante", destacou.

Fonte: Redação DS

Prefeito recebe certificado de participação no PDI do TCE

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, recebeu do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) o certificado de participação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Além de Junqueira, outros 19 prefeitos, secretários estaduais de Saúde, Planejamento e Educação e da Defensoria Pública receberam os certificados do programa que busca atingir objetivos formulados no Plano Estratégico dos Municípios, no sentido de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública e de aperfeiçoar o sistema de controle externo.

O TCE realizou o acompanhamento técnico das capacitações realizadas com os gestores para a elaboração dos Planos. O conselheiro presidente do Tribunal, José Carlos Novelli, foi quem entregou o certificado ao prefeito tangaraense e ressaltou que a entrega dos certificados é um reconhecimento de sua contribuição para a visão de futuro e de seu compromisso com a sociedade. “É uma valorização para quem entendeu a importância do chamamento que o TCE fez para a implantação para cultura do planejamento, para a melhoria do serviço e da gestão pública e aplicação do recursos públicos”, afirmou o Conselheiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeito entrega escritura de terreno para Casa da Criança

A Casa da Criança que tinha sua sede construída em um terreno que ainda pertencia ao Município agora já pode comemorar: o prefeito Fábio Junqueira entregou a escritura à diretoria da entidade, transformando o terreno em propriedade da Casa durante uma reunião que aconteceu na sede do Poder Executivo.

Junqueira realizou a entrega da escritura na presença do Governador do Rotary Internacional, Distrito 4440, José Eustáquio da Silva. “A Casa da Criança é uma entidade que presta um serviço de extrema importância para a nossa sociedade. Não poderia deixar de entregar essa escritura. A sede já havia sido construída com o esforço daqueles que se dispuseram a contribuir através da entidade, dessa forma, nada mais justo que realizar a entrega dessa escritura onde a partir de agora tanto o terreno quanto a sede pertencem de fato à Casa da Criança”, destacou o prefeito.

José Eustáquio, afirmou que na condição de Governador do Rotary, buscou o prefeito para propor uma parceria ampla entre Município e entidades que desenvolvem ações humanitárias. “Vim pedir o apoio do prefeito, pois sei de sua sensibilidade para as causas sociais e de seu compromisso com entidades sérias, idôneas e comprometidas com o bem estar social”, salientou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

TANGARÁ DA SERRA: - Sorteio de 492 casas do Residencial Barcelona será no próximo final de semana

Dia e horário do sorteio serão anunciados até 5ª-feira, porque ainda está sendo realizada a última etapa do cruzamento de dados, agora no sistema da Prefeitura de Tangará da Serra. O objetivo é evitar que sejam contemplados, por exemplo, cidadãos que já tenham recebido imóveis de programas sociais.

O sorteio é necessário porque há mais de 700 nomes na lista de cadastros aprovados pela Caixa. O edital será publicado para conferência no site da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Neste sábado (02), no programa O Povo no Rádio da Pioneira o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira esclareceu algumas dúvidas que vem sendo apresentadas por cidadãos. Entre estas sobre a participação de pessoas com deficiência. Ele explicou que há uma parcela dos imóveis adaptados a deficientes cadeirantes e que em casos de outras deficiências de algum membro do grupo familiar, caso tenham sido apontadas no momento do cadastro, levarão automaticamente para o sorteio prioritário.

Outro esclarecimento foi em relação à presença do contemplado no momento do sorteio. “É preciso que esteja presente algum membro maior de idade do grupo familiar, mas não precisa ser necessariamente o chefe da família. Pode ser a mulher, o esposo, ou filho”, explicou o prefeito.

Segundo o prefeito, até 5ª-feira (07) será publicado o edital com a data e hora do sorteio, que está previsto para acontecer entre 9 e 11 de novembro no Ginásio da Vila Olímpica, bem como os nomes das pessoas que vão participar do sorteio. “São os nomes dos cadastrados que foram preenchendo os requisitos prioritários dos critérios nacionais, que foram sendo enviados para a Caixa e a Caixa foi devolvendo para nós”, relatou Junqueira.

Ele reforçou que este último cruzamento de dados inclui os registros da SEFAZ, ou seja, do IPTU de Tangará da Serra. “Encerrado este cruzamento dedados com o cadastro do IPTU do município, indicando se a pessoa tem algum cadastro de imóvel no município, a partir daí já devemos publicar o edital”, finalizou o prefeito. 

Já está confirmado para o dia 9 de dezembro, o sorteio dos endereços de cada um dos contemplados dentro do bairro. Este sorteio foi marcado pela equipe da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Marlene Maria com Roberto Weber - Redação RP

TANGARÁ DA SERRA - IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA EM TANGARÁ PODE SER DEFINIDA ATÉ 18 DE DEZEMBRO

A informação foi repassada à Rádio Pioneira neste sábado (02), pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira, que conclamou as instituições e a sociedade a apoiarem a ideia. No dia 23 de outubro, o Ministro da Educação publicou no Diário Oficial da União edital Nº 3, visando uma pré-seleção de municípios para implantação de cursos de medicina por instituições privadas. “São os municípios que vão dizer se querem ou não os cursos de medicina. Este edital coloca Tangará numa posição privilegiada”, afirmou Junqueira.
Os critérios iniciais para participação da pré-seleção estão determinados no edital. O 1º é que a cidade tenha 70 mil ou mais habitantes considerando dados do IBGE no censo de 2012. Tangará preenche o requisito, porque no Censo de 2012 publicado no início do ano, Tangará ultrapassa 93 mil habitantes. A 2ª condição é não se constituir capital do estado e a 3ª é não possuir oferta do curso de medicina em seu território. “Nós não temos no território do município de Tangará, Curso de Medicina. Ou seja: podemos fazer a adesão”, afirmou o prefeito, destacando que estas três condições impostas eliminaram cidades que poderiam ser concorrentes de Tangará no pleito. “Muitas cidades possíveis concorrentes foram eliminadas por não ter 70 mil habitantes. Das que restaram Cáceres, Sinop e Várzea Grande e Rondonópolis foram eliminadas porque já possuem o curso de medicina. Cuiabá, porque é a Capital. Barra do Garças não está na situação, porém, já estava também com a contemplação do curso de medicina prevista pela UFMT”, destacou o prefeito, acrescentando que atendendo aos critérios estipulados, sobrou Sorriso que preenche o requisito, mas ainda está em avaliação, porque está próxima da área de influência do Curso de medicina de Sinop e que mesmo assim, não há impedimento para haver mais de um município contemplado.
Quando tomou conhecimento da abertura da adesão, o prefeito determinou à equipe de projetos um levantamento de dados e pediu que se providenciasse o que for necessário. Da pré-seleção pode participar qualquer instituição superior privada que queira se estabelecer no município, mas como Tangará tem a UNIC com cursos já na área de saúde, como Odontologia e Farmácia, o mandatário municipal solicitou agendamento de reunião para esta segunda-feira com a direção da instituição para tratar do assunto.
OUTRAS EXIGÊNCIAS – Entre os demais critérios estipulados pelo Ministério da Educação, o município deve ter 250 leitos disponíveis no SUS. “Tenho que manter a disposição de continuar com o Mater dei na rede, com 60 leitos e concluir a reforma e ampliação da Unidade de Saúde que é o Hospital Municipal que vai ter 100 leitos, então serão 160. E tenho que buscar os demais junto aos hospitais que tenham credenciamento com o SUS. Temos leito que fazem parte do credenciamento do SUS através das UTIS do estado, tanto no Hospital das Clínicas quanto na Clinica da Criança. E se não conseguirmos disponibilizar 250 leitos do SUS em Tangará da Serra, o edital abre a possibilidade de completar este número de leitos, com municípios da região. Então, vamos buscar parceria com Nova Olímpia, Arenápolis, Barra e outros municípios da região para completar este número”, afirmou o prefeito.
Segundo o edital, o curso de medicina não pode ter número maior de vagas do que o número tenha de leitos disponíveis, na proporção de três por leito. “Por isso, para oferecer 50 vagas, temos que ter 250 leitos do SUS no município ou região”.
Outros critérios dizem respeito às unidades de saúde de atenção básica. “O município tinha 10. Estamos com reformas e ampliações e USFs que estão criando dificuldades pra nós inclusive, porque conviver com reformas é difícil, mas preciso, para termos no mínimo 17 unidades de atenção básica para preencher o critério de número de alunos por equipe de atenção básica menor ou igual a três. Temos que ter unidades para ter pelo menos três estudantes de medicina das vagas que vão ser ofertadas por unidade de atenção básica”, explicou Fábio Junqueira.
RESIDÊNCIAS MÉDICAS - O edital exige a existência de três programas de residência médica: em clínica médica, em cirurgia, em ginecologia e obstetrícia, em pediatria ou medicina de família e comunidade. “Se não tivermos esta disponibilidade, há um compromisso do município de implantar estas residências médicas em parceria com a instituição”, destacou o prefeito.
Além destes critérios, o município precisa fazer adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, o que já foi feito e ter um CAPES, que já funciona no município há vários anos. É preciso ainda ter um hospital de ensino ou unidades hospitalares com potencial para hospital de ensino, conforme legislação de regência. “Vamos fazer este compromisso com a instituição”, diz Junqueira.
PRAZOS – Para atender às exigências do MEC os prazos são curtos. O município tem até oito de novembro para fazer inscrição no processo de pré-seleção, o que já está sendo providenciado. Os dados estão sendo levantados por uma equipe do município tanto no escritório de projetos, como via secretarias municipais. Após a inscrição, o município tem até 14 de novembro para providenciar os documentos para apresentar ao Ministério de Educação. A divulgação do resultado da pré-seleção será no dia 2 de dezembro de 2013. De 3 a 9 de dezembro será dado um prazo para interposição de recursos, caso o município não seja contemplado. A divulgação do resultado final será no dia 18 de dezembro com publicação prevista no Diário Oficial da União para 20 de dezembro de 2013.
INTERESSADOS - “Temos tudo para lutarmos por este curso de Medicina para Tangará e sermos contemplados até 20 de dezembro. Já tive um grupo interessado, que já manifestou interesse para receber área para construir um hospital escola. Este grupo pediu a oportunidade. Eu submeti isso já à comissão de interesse público do município, que quer agora ouvir os interessados pessoalmente. Também recebi visita ontem do representante de uma faculdade de fora, de um município goiano que não preenche o requisito porque não têm 70 mil habitantes, mas eles têm o interesse de se manifestar perante o MEC. Eu os recebi porque não posso deixar de ser um prefeito hospitaleiro e receber todas as iniciativas privadas com interesse de se instalar em Tangará, mas já havia entrado em contato com a Unic e feito o agendamento desta reunião para que se manifestem no interesse de instalar este curso”, explicou o prefeito.
HOSPITAL REGIONAL – Outro empenho reforçado pelo prefeito ao falar sobre o curso de medicina, foi a cobrança em relação à implantação do Hospital Regional no município. “Nós temos a verba planejada no Orçamento Geral da União para o Hospital Regional em Tangará e vamos agora formar um grande grupo aqui da cidade, conversando com grupos políticos para somar esforços e ir até o governador nos próximos dias, para centrar esforços para que Tangará seja contemplada com este hospital regional”.
Fonte: Marlene Maria com Roberto Weber