Família Gotardo reinaugura em Tangará Aspen Casa & Estilo

A Família Gotardo realizou na noite de terça-feira, 28, coquetel de reinauguração da Aspen Presentes, que agora passou a se chamar Aspen Casa & Estilo. Prestígio, moda e glamour marcaram o evento de reafirmação do compromisso socioeconômico que Luiz e Vera Gotardo têm com Tangará da Serra. A nova loja Aspen, que permanece no mesmo endereço, tem mais de 1.200 metros quadrados e oferece uma gama de artigos de decoração, presentes, móveis e estofados. Peças finas, requintadas e de qualidade.

“Estamos há mais de 30 anos investindo em Tangará da Serra e acreditamos nesta cidade”, disse Luiz Gotardo. “Pensamos em trazer mais conforto aos nossos clientes, a sociedade tangaraense merece uma loja assim, ampla e com artigos de qualidade”, completou Vera Gotardo.

O prefeito Fábio Junqueira também prestigiou a inauguração e disse ter ficado surpreso com o investimento. “São pessoas que acreditam em Tangará, fiquei surpreso com a qualidade, a fineza e a elegância do espaço”, comentou.

Janete Morimotto, da Ótica Rubi, destacou o bom gosto de Vera Gotardo. “O espaço é maravilhoso, amplo e confortável, a Vera está de parabéns”, disse. Thayse Freiberger, sócia da Bell’Arte estofados, também participou da inauguração. A empresa oferece de forma exclusiva na Aspen Casa & Estilo toda a linha de estofados que já conquistou o Brasil.

A Aspen, ampliada e renovada, está localizada na Avenida Tancredo Neves, 140-S, no Centro de Tangará da Serra.

Fonte: Redação DS

APAE realiza ExpoFlor a partir deste final de semana

Beleza, sutileza e muitas, mas muitas cores e aromas das mais variadas espécies de flores, folhagens e demais plantas ornamentais. Margaridas, antúrios, crisântemos, gardênias, gérberas, girassóis, helicônias, cactos, cravos, rosas, lírios, primaveras, entre tantas outras espécies – ao todo mais de 400 espécies – estarão em exposição e à venda a partir desta quinta-feira, 30, na quadra poliesportiva da Escola Especial Raio de Sol (Apae) de Tangará da Serra.

É a 4ª ExpoFlor, evento tradicional que mais uma vez vem colorir Tangará da Serra. Uma verdadeira festa para quem ama a natureza. Plantas trazidas direto de Holambra (SP) – capital brasileira das flores. A exposição, além de de presentear os amantes da natureza, rende maravilhosos frutos a escola que cuida dos tangaraense excepcionais.

De acordo com a parceria firmada, a entidade tem direito a uma quota de 10% da renda bruta total, a qual, nas últimas edições, superou a casa dos 150 mil reais. Nos três primeiros anos o sucesso foi tamanho que o evento passou a integrar o calendário de eventos da entidade, o calendário de eventos do Município e a Agenda Nacional de Holambra.

A 4º ExpoFlor, que terá flores de todos os preços, começa na quinta, mas deve perdurar até o dia 09 de junho, domingo. Portanto, serão 11 dias para atender a clientela assídua que a Apae já conquistou. Os que desejam embelezar suas casas e suas vidas devem ir à Apae entre as 9 horas e as 21 horas.

Fonte: Redação DS

Igreja católica celebra missa pelo Dia de Corpus Christi em Tangará da Serra

A igreja católica Santa Terezinha celebrou na manhã desta quinta-feira a missa pelo Dia de Corpus Christi. Na entrada da igreja foi montado um tapete confeccionado pela comunidade, que simboliza a passagem de Cristo.

O Dia de Corpus Christi remete à celebração da primeira missa por Jesus Cristo, na última ceia. A data, instituída pelo Papa Urbano IV, por intermédio da Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264, sempre é comemorada na primeira quinta-feira depois do domingo de Pentecostes (festa do Espírito Santo, 50 dias após a Páscoa), quando os católicos reverenciam a instituição da Eucaristia.

Fonte: Redação RP

.: Guia Comercial C :.

Califórnia Mat. p/Construção...........3325-1117
Câmara de Vereadores...................3311-4624
Camboi Agropecuária.....................3325-3486
Campo Novo Tur............................3326-3574

ACITS promove Destaque Empresarial 2012 em Tangará da Serra

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra serviu de palco para o Destaque Empresarial 2012. O evento premiou 120 empresas nos mais diversos segmentos e ainda o empresário empreendedor do ano, Vander Masson e o empresário do ano, Luiz Alberto Gotardo. E entre as empresas foi premiada como destaque do ano de 2012 a Rádio Pioneira.

O presidente da Acits, Babyton Pasetti afirmou que este foi o primeiro ano de destaque frente à Acits, no entanto é o 16º ano que a Associação realiza a premiação. “O evento é um sucesso na cidade. Nossa equipe o organiza com muita competência e seriedade essa importante premiação que ressalta as empresas destaques do ano”, diz.

O Destaque Empresarial 2012, assim como nas edições anteriores, promoveu a pesquisa em parceria com a Unemat. De acordo com ele foram cerca de dois meses de pesquisa e em torno de 1.300 questionários distribuídos entre os associados e população, de forma que 120 empresas receberam a premiação. “O prêmio serve não somente como uma recompensa, mas como uma motivação para que a empresa busque ainda mais o aprimoramento em 2013 e consiga novamente a premiação”, ressalta.

Fonte: Redação RP

.: Guia Comercial B :.

.: Guia Comercial A :.

A ECONÔMICA

Assembléia dos Servidores Públicos discute possibilidade de greve em Tangará

A assembléia da categoria está marcada para acontecer na noite desta quarta-feira (29) às 18 horas no Clube do Sindicato, no Jardim Europa, Rua 50, esquina com a 13.

Na pauta a deliberação de greve dos servidores e o que o presidente do Sindicato denominou como falta de respeito por parte do Executivo.

O presidente José Antônio Garcia Neto exerce o 3º mandato à frente do Sindicato que representa em torno de 2 mil servidores Públicos municipais de Tangará da Serra. Em entrevista à Rádio Pioneira ele afirmou destacou que o indicativo de greve não é motivado apenas pelo índice de reposição salarial apresentado pelo Executivo.

“O intuito da assembléia geral não é focar a greve somente no reajuste salarial de 5% e sim na falta de respeito do Executivo com os direitos dos servidores, ferindo o estatuto do servidor. O Executivo só chama o presidente do Sindicato e só fala ‘vou revogar os direitos do servidor público’. O que ele disse por último foi sobre a revogação dos 180 dias de auxílio maternidade. O que acontece hoje é a falta de respeito com direitos adquiridos dos servidores”, afirmou Neto.

Segundo o presidente, a decisão de parar ou não os serviços públicos será tomada pela maioria presente à assembléia. “Poderá haver a greve se os servidores assim acatarem. Não é o presidente do Sindicato que decide, é a assembléia geral. Se o servidor acatar, a greve vai ser um conjunto de situações. A falta de respeito do Executivo com os direitos dos servidores, o reajuste de 5% onde o Executivo assinou uma ata e apresentou impacto propondo 7% e não está cumprindo”, declarou.

DESGASTE - O sindicalista apontou ainda que a queda de braço entre Executivo e Sindicato é desgastante para ambos. “O prefeito deveria chamar o sindicato e dizer, vamos lavrar outra ata e documentar. Vamos dar 5 % e os 2 % depois, mas vamos colocar no papel”, disse.

Fonte: Marlene Maria - Redação RP

Prefeitura de Tangará da Serra paga servidores nesta quarta


A Prefeitura de Tangará da Serra anunciou que efetuará o pagamento dos servidores públicos municipais nesta quarta, 29. A confirmação foi feita pelo prefeito Fábio Junqueira (PMDB) que afirmou ter determinado à Secretaria de Fazenda que efetuasse todos os esforços no sentido de cumprir o pagamento da folha antes do feriado.

Segundo Junqueira a determinação para efetuação do pagamento dos servidores públicos antes do feriado se deu ainda no início desse mês. “Determinei à Secretaria de Fazenda, ainda no início do mês, que envidasse todos os esforços no sentido de priorizar o pagamento dos servidores municipais, levando-se em consideração que dia 30 é um feriado”, revelou Junqueira.

O prefeito destaca o cumprimento da meta pela pasta. “Estabeleci meta para a Secretária de Fazenda para que organizasse a receita do Município para que os pagamentos pudessem ser efetuados antes do feriado do dia 30, de modo que a orientação tanto para o Departamento de Pessoal, quanto para a Secretaria de Fazenda, é que na terça-feira já seja encaminhado ao banco os meios para que na quarta-feira os pagamentos já estejam disponíveis para todos os servidores”, concluiu.

Fonte: Redação DS

Fábio promete contra-notificar presidente da Câmara

O prefeito Fábio Junqueira (PMDB) confirmou que encaminhará à Câmara Municipal ao presidente do Legislativo, Luiz Henrique (PTB), uma contra-notificação extrajudicial para que o mesmo cumpra o aumento concedido pelo Poder Executivo ao funcionalismo público e use esse aumento como parâmetro também no Poder Legislativo, conforme consta de resolução de consulta do Tribunal de Contas do Estado(TCE) que estabelece que o aumento dado aos servidores na revisão geral pelo Poder Executivo é o parâmetro para a observação do Poder Legislativo.

Segundo Fábio a contra-notificação a Luiz Henrique será feita de forma extrajudicial. “Essa contra-notificação ocorre exatamente porque a pretensão do presidente da Câmara é que acarretaria uma improbidade administrativa, ou seja, desobedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito aos índices de despesas estabelecidas na folha de pagamento do Município, com relação às receitas correntes líquidas, essa sim é que é improbidade. Nesse caso não posso concordar com uma disposição do Presidente da Câmara que atenta contra a própria Lei que estabelece mecanismos de controle das despesas com pessoal”, afirmou.

De acordo com Junqueira a Secretaria de Planejamento realizou diversos estudos de impacto orçamentário e financeiro, levando em consideração diversos índices. Fez com 7%, fez com 6.19%, além de ter feito outros estudos que totalizaram oito estudos de impacto orçamentários para que então se chegasse ao aumento de 5%. “O Município já vem excedendo os limites de 54% das receitas correntes líquidas. Houveram meses em 2012, em função da sazonalidade da receita que ultrapassou até os 60%. Não sou irresponsável, pelo contrário, tenho uma conduta de responsabilidade”, frisou.

Mesmo assim, explica Junqueira, a responsabilidade da administração com relação aos serviços públicos municipais é tamanha que o prefeito tem a pretensão de garantir 7% de aumento para o serviço público. “E mais que isso, pretendo corrigir a distorção existente de que até hoje temos servidores do Município que recebem como vencimento base menos que um salário mínimo, mesmo dando hoje um aumento que repusesse a inflação, ainda assim essa distorção prevaleceria, pagando-se o complemento constitucional para que esses servidores alcancem o salário mínimo”, pontuou.

Fonte: Redação DS

Escolhidos delegados de Tangará para etapa estadual

Cumprindo um calendário nacional de discussões em torno do tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, Tangará da Serra realizou durante todo o dia de ontem, 24, a 5ª Conferência Municipal das Cidades na sede da Escola Técnica Estadual (ETE). Estiveram em pauta temas como habitação e regularização fundiária, saneamento, mobilidade urbana e trânsito e, planejamento urbano e ordenamento territorial.

Ao final do evento foram eleitos os 11 delegados que representarão Tangará na etapa estadual da Conferência. Representando a classe sindical foi eleito o presidente do Sindicato dos Comerciários (Secgets), Valdemar Manrich; as Organizações Não Governamentais (ONG’s), José Paulo de Jesus, da Associação de Deficientes; os Movimentos Sociais, Moacir Ventura, Sebastião de Oliveira Pinto e Rosinéia Campos Manrich; a classe empresarial, Giselle Maria Massoni; e a Gestão Pública, Eliel Lúcio de Godoy (Sutrav), Hugo Moreno (Samae), Magnivaldo Alves (Samae) e Arilson Hoffmann (secretário municipal de Planejamento).

A Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso acontecerá em Cuiabá e o grupo de delegados defenderá várias propostas para melhorar as cidades brasileiras.

Fonte: Redação DS

Prefeito de Tangará não cumpre acordo e greve é inevitável, diz Neto.

Estremecem as relações entre o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM). Para o presidente do SSPM, José Antônio Garcia Neto, Fábio não está cumprindo um acordo formalizado no dia 03 de abril deste ano em reunião no gabinete do próprio prefeito. Na ocasião ele havia garantido um reajuste salarial de 7% a partir do dia 1º de maio e mais 2% do reajuste vegetativo – que é concedido a partir do momento que o servidor completa um ano de carreira.

No início desta semana o prefeito enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a concessão de apenas 5% de reposição salarial para os aproximadamente dois mil servidores públicos de todos os âmbitos do Executivo Municipal. O projeto, que tramita em regime de urgência especial, será votado na tarde de hoje pelos vereadores em sessão extraordinária.

“O prefeito não está cumprindo um acordo que fez com a classe, o acordo está registrado em ata e assinado por ele, pela secretária de Fazenda e pelos servidores que estavam presentes naquela reunião”, disse Neto. Na época, o DS noticiou em primeira mão a notícia, servidores comemoraram pois já existiam boatos de que Fábio não faria o reajuste da forma que a categoria esperava.

A reunião durou mais de 5 horas e ficou marcada por mais uma série de acordos como a promessa do prefeito de que a data base do reajuste salarial em 2014 será no dia 1º de março, em 2015 no dia 1º de fevereiro e em 2016 no dia 1º de janeiro acompanhando o reajuste do salário mínimo nacional. “O prefeito não está cumprindo nem este ano imagina nos outros anos”, ponderou Neto.

De acordo com o texto do projeto a reposição atingirá servidores da administração direta e indireta, servidores Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e do Serraprev. A reposição não se estende aos servidores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como agentes comunitários de saúde, agentes de saneamento básico de saúde comunitária, pois seus salários seguem os reajustes fixados pelo Governo Federal, mediante lei específica.

Fonte: Redação DS

Mais de 16 mil pessoas farão o vestibular da Unemat neste domingo

Neste domingo (26) 16.188 candidatos farão as provas do vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso e a primeira etapa das provas do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As provas serão realizadas em 13 municípios do Estado.

Todo o esquema de segurança para a aplicação no dia das provas já foram adotados de forma preventiva pela Unemat, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). As provas foram encaminhadas para os municípios sob escolta da Força Tática da Polícia Militar que também ficará responsável pelos malotes até domingo (26).

Na manhã desta sexta-feira os últimos malotes com as provas que serão aplicadas nos municípios de Cuiabá, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Rondonópolis, Nova Xavantina, Alto Araguaia foram despachados pela Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da Unemat. Os malotes das provas que serão aplicadas nos municípios de Alta Floresta, Sinop, Colider, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Juara foram despachados na quinta-feira (23), já as provas que serão utilizadas no polo de Cáceres estão sob a guarda da Covest e a Polícia Militar.

O reitor Adriano Silva destaca a importância e o cuidado para garantir a transparência e a segurança para a realização das provas. “A Unemat e o Estado, juntamente com o Ministério Público vem trabalhando preventivamente e de forma afinada para garantir que todas as etapas do concurso vestibular ocorram sem qualquer surpresa. Nesse vestibular temos um recorde de inscrições e sabemos que como a universidade vem ganhando destaque e notoriedade muitas pessoas mal intencionadas podem tentar fraudar o concurso vestibular, por isso essas ações estão sendo adotadas”, diz.

Além da escolta policial dos malotes de prova, no dia do vestibular, domingo, em cada local de prova haverá a presença de policiais militares para garantir a tranqüilidade e a segurança dos candidatos. A Unemat e a Secretaria de Segurança Pública também realizaram uma parceria para garantir a presença de papiloscopistas de plantão que poderão ser acionados em caso de suspeita na identificação de um candidato. “São medidas preventivas e temos a certeza que todos os candidatos poderão realizar as provas com tranqüilidade e segurança”, afirma o reitor.

Orientações para os candidatos:

As provas do vestibular da Unemat e da primeira fase do CFO serão aplicadas no domingo no período matutino e também no período vespertino. Os candidatos devem ficar atentos e chegar aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência do horário marcado para o início, ou seja, às 7h da manhã e às 14h no período da tarde. O candidato pode consultar, de forma individual, o local de prova por meio do portal do candidato, disponível no site: www.unemat.br/vestibular para evitar tumultos no dia da prova.

Os candidatos devem ficar atentos ainda as regras previstas no edital. A diretora de Concursos e Vestibulares da Unemat, professora Ivanete Parzianello, lembra que muitos candidatos ainda são eliminados por uso de aparelhos celulares e/ou aparelhos eletrônicos que emitem ruídos. 

“O candidato pode entrar na sala com celular, relógios e alarmes desde que sejam acondicionados em um envelope plástico que será lacrado, mas o aparelho não pode emitir nenhum ruído sonoro, do contrário o candidato é eliminado, por isso o recomendável é que o candidato se apresente ao local de prova portando documento de identificação oficial com foto e com caneta esferográfica azul ou preta e de material transparente”, alerta Ivanete.

A Unemat vai divulgar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir do dia 27 de maio. O gabarito final será divulgado a partir do dia 10 de junho. O resultado final será conhecido no dia 19 de julho e as aulas começam em agosto.

Neste concurso vestibular a Unemat oferta 2.110 vagas em 52 cursos de graduação distribuídos em 10 dos 11 campi da instituição. Para o CFO são 20 vagas para a Polícia Militar e seis vagas para o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Redação RP com Assessoria

Médicos do SUS de Tangará poderão responder por corrupção passiva

Em entrevista concedida com exclusividade à reportagem da Rádio Pioneira, os Promotores de Justiça de Tangará da Serra Dra. Fabiana da Costa e Silva, Dr. Renée do Ó de Souza e Dr. Milton Pereira Merquíades, falaram sobre o caso que envolve os médicos ortopedistas Francisco Antônio Canhoto e José Maria Fraes Vasques.

As provas são contundentes segundo os promotores que efetuaram a denúncia. Os atos apontados geram efeito tanto na esfera cível quanto na criminal. Na área cível, a questão é de improbidade administrativa segundo o Dr. Renée do Ó Souza.

Ele lembrou que o Brasil editou uma legislação bastante severa na tentativa de controlar os desmandos cometidos pelos agentes públicos - a chamada Lei de Improbidade Administrativa. “É mais uma tentativa legislativa do Brasil de enfrentar o problema da corrupção, do desvio de finalidade, do abuso de autoridade dos funcionários públicos, justamente porque no Brasil os índices de corrupção são alarmantes” diz o promotor.

Segundo ele, no caso dos médicos tangaraenses se caracteriza a improbidade administrativa na medida em que os agentes públicos, se valendo do cargo obtiveram para si vantagem indevida. “Os pagamentos realizados foram feitos por pessoas que estavam sendo atendidas e estavam tendo cobertura pelo Sistema Único de Saúde, cuja disposição constitucional é a universalidade e a gratuidade. O agente público se prevaleceu da situação de atender uma pessoa que está muitas vezes carente, emocionalmente abatida e não tem discernimento adequado para decidir se quer o atendimento pelo SUS ou se quer ir para a iniciativa privada. Isso caracteriza o desvio da função”, explicou.

Ele disse ainda que “há provas razoavelmente severas, que comprovam e dão elemento e convicção de que os fatos realmente aconteceram”.

CORRUPÇÃODe acordo com o Promotor Dr. Milton Pereira Merquíades, está comprovada a corrupção passiva por parte dos médicos denunciados. “A conduta deles se amolda ao crime previsto no artigo 317 do Código Penal que é a corrupção passiva, porque em decorrência do cargo de médico do poder público eles tentaram e até obtiveram uma vantagem econômica indevida, cobrando daquelas pessoas, uma vez que deveriam prestar aquele serviço como funcionário público. Acabam dificultando esta prestação de serviço público para obrigar aquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade a se socorrerem de suas clínicas e consultórios particulares, o que demonstra uma total falta de escrúpulo”, afirmou o promotor. O promotor Dr. Milton disse ainda que a Secretaria de Saúde pode instaurar um procedimento administrativo contra os médicos.

OUTRAS POSSÍVEIS VÍTIMAS - Dr. Milton também sugere que procurem o Ministério Público aqueles que eventualmente tenham pago por serviços que teriam que ser oferecidos gratuitamente. “Eu gostaria que aqueles que foram vítimas destas pessoas que estão sendo denunciadas, procurassem o Ministério Público para fazer suas reclamações, porque nós não precisamos de profissionais deste naipe. Nós precisamos de pessoas decentes, que honrem o cargo público porque para tal fizeram aquele juramento e acima de tudo que tenham humanidade, principalmente em momentos cruciais e de dificuldades dessas pessoas que geralmente são humildes”, declarou.

A Promotora Dra. Fabiana da Costa disse à reportagem Pioneira que situações como esta constatada em Tangará da Serra já não acontecem com tanta freqüência como antigamente. E lamentou o ocorrido: “É muito triste saber que aqui em Tangará da Serra estava acontecendo desta forma. Temos os problemas do dia a dia, dificuldade para agendamento de consultas médicas, dificuldades para fazer uma cirurgia. Só que todas as dificuldades que temos encontrado, quando procuram a Defensoria, o próprio Ministério Público têm resolvido estas questões. A pessoa pode vir. Ela não precisa ficar refém daquele médico que está ali no SUS, pago com nosso dinheiro para atender a pessoa de forma gratuita”, explicou.

Dra. Fabiana sugere que os pacientes do SUS busquem mais informações em casos como este. “Se o médico diz: ´olha, a sua cirurgia só tem para daqui a dois meses´, a pessoa entra em desespero. Recomendamos então que procure a própria secretaria de Saúde para ver se não há possibilidade de fazer outro encaminhamento. Sugerimos que a pessoa se informe antes de aceitar uma situação destas”, afirma a promotora.

PENAS - A Lei de Improbidade Administrativa tem como sansões aplicação de multa civil, suspensão dos direitos políticos, perda do cargo ou da função pública e a proibição de contratar com o Poder Público durante determinado tempo. Já a pena em crimes de corrupção passiva vai de 2 a 12 anos de detenção. O promotor Dr. Milton lembrou ainda que a decisão neste caso vai depender da interpretação e de uma série de análises que o magistrado vai fazer no final da instrução. “Nós acreditamos piamente que esta denúncia deve ser julgada procedente até porque as provas são fartas e são bastante claras com relação à comprovação da conduta”, finalizou ele.

Fonte: Redação RP

Tangará da Serra sedia nesta sexta a 5ª Conferência Municipal das Cidades

O Município de Tangará da Serra sediará nesta sexta-feira, 24, a quinta edição da Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá no auditório da Escola Técnica Estadual de Mato Grosso, o antigo Ceprotec, sendo promovido através da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

As atividades do evento iniciam às 7h30 com o credenciamento que segue até às 8h quando acontecerá a solenidade de abertura e apresentação do regulamento da Conferência. A partir das 9h inicia a primeira palestra do evento sobre o temário da Conferência.

Em seguida acontecerá uma pasta para que um café da manhã seja servido retomando com a temática de discussões de grupos com a formação de quatro grupos de trabalho. O primeiro tratará da participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU. Já o segundo trabalhará o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU. O grupo III desenvolverá o tema instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial. Por fim o último grupo trabalhará a temática de políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Das 11h às 11h30 acontecerá a plenária da Conferência. Ao térmico ocorrerá o intervalo para o almoço e os trabalhos serão retomados às 13h com o desenvolvimento de palestras temáticas para apresentação de propostas. Das 13h30 às 16h os quatro grupos de trabalho desenvolverão discussões à cerca dos seguintes temas: Habitação e Regularização Fundiária / Saneamento / Mobilidade Urbana e Trânsito / Planejamento Urbano e Ordenamento Territorial.

Às 16h mais um intervalo e 15 minutos depois o evento será retomado com a plenária que seguirá até às 17h. O encerramento da Conferência será marcado pela eleição dos delegados que se dará até às 17h30 quando a Conferência será encerrada.


Confirma a Programação:


07:30 hs às 08:00 hs 
Credenciamento
08:00 hs às 09:00 hs 
Solenidade de Abertura e Apresentação do Regulamento
09:00 hs às 09:30 hs 
Palestra sobre o Temário da Conferência
09:30 hs às 09:45 hs 
Coffee-Break
09:45 hs às 11:00 hs 
Discussões em Grupo:
Grupo de Trabalho I - Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano - SNDU.
Grupo de Trabalho II - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano - FNDU.
Grupo de Trabalho III - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.
Grupo de Trabalho IV - Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
11:00 hs às 11:30 hs 
Plenária
11:30 hs às 13:00 hs 
Intervalo de Almoço
13:00 hs às 13:30 hs 
Palestras Temáticas para apresentação de propostas 
13:30 hs às 16:00 hs 
Discussões em Grupo:
Grupo de Trabalho I - Habitação e Regularização Fundiária.
Grupo de Trabalho II - Saneamento.
Grupo de Trabalho III – Mobilidade Urbana e Trânsito.
Grupo de Trabalho IV – Planejamento Urbano e Ordenamento Territorial.
16:00 hs às 16:15 hs 
Coffee-Break
16:15 hs às 17:00 hs 
Plenária
17:00 hs às 17:30 hs 
Eleição dos Delegados e Encerramento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

População pode ficar despreocupada; Hospital Municipal continuará funcionando, diz prefeito

A população pode ficar despreocupada que o Hospital Municipal continuará funcionando normalmente, mesmo com a recusa da Câmara Municipal em aprovar a suplementação do aluguel do prédio.

Está foi a resposta do prefeito Fabio Junqueira à decisao da Câmara Municipal de Tangará da Serra na manhã desta quinta-feira (23) em entrevista ao Programa O Povo no Rádio.

Na última 18ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (21) a Câmara recusou o pedido de suplementação orçamentária, no valor de R$ 160.000,00 para aluguel do prédio do Hospital Mater-Dei.

De acordo com o prefeito Fabio Junqueira a suplementação não aconteceu porque houve uma decisão soberana da Câmara Municipal de rejeitar o projeto, o que é um direito deles.

“A população não precisa se preocupar, pois tudo continuará funcionando do jeito que está, vamos melhorar sim o atendimento à população no Hospital Municipal até chegar ao que a gente deseja, mas não há a menor possibilidade de fechar o hospital ou coisa assim,

A solução para resolver o impasse do aluguel do prédio do Mater Dei vai acontecer utilizando o limite que o executivo tem para suplementar dentro da própria Secretaria de Saúde, no caso, celebrando o contrato da Unidade Mista, já que ela foi apenas transferida para o Hospital Municipal. Então vamos usar os próprios recursos para pagar o local”, informa.

Ainda segundo o Prefeito o projeto não será reapresentado a Câmara Municipal e outros meios serão encontrados para manter o hospital funcionando.

Fonte: Redação RP

Tangaraenses embarcam para Missão de Paz no Haiti

Dois soldados de Tangará da Serra embarcam no próximo sábado, 25, para o Haiti, onde participarão da Missão de Paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). De acordo com o soldado Manhoni (22 anos), um dos soldados tangaraenses escolhidos, ele foi selecionado como voluntário e agora irá realizar um grande sonho em sua vida profissional. “Estou muito feliz em ter sido um dos convocados. Pretendo fazer o melhor possível lá levando a bandeira do Brasil, e principalmente de Tangará da Serra”, comentou o soldado Manhoni.

Segundo ele, a preparação e expectativa são as melhores possíveis, e ele aproveita o pouco tempo que resta no Brasil para passar com familiares. “Assinamos um termo que vai de seis até um ano, então o tempo que vou ficar lá ainda não sei. Esses últimos dias, estou aproveitando para ficar próximo a família e amigos”, disse o soldado tangaraense, ressaltando que o exército brasileiro manda tropa ao Haiti desde 2004.

Quem também embarca para o Haiti na Missão de Paz é o soldado Wellington dos Santos, de 23 anos de idade.

De Mato Grosso, 224 soldados participam da missão, sendo 144 de Cuiabá. De acordo com o BRABAT 18, mais de 20 mil brasileiros já participaram da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Os militares fazem parte da segurança e patrulhamento nas ruas, além do suporte nas ações de apoio a ONU.

Fonte: Redação DS

Reunião do GGI pede esclarecimento ao Detran sobre novo pátio para veículos apreendidos

A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) é realizada uma vez por mês para discutir assuntos importantes para o município.

Membros do Gabinete se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) e em pauta, estava a convocação da Secretária de Saúde de Tangará da Serra, a fim de analisar, que andamento será dado nos casos de mortes em que não haja suspeita de crime.

Outro assunto em discussão foi a convocação do chefe do Detran de Tangará da Serra, para esclarecimento a cerca de veículos apreendidos administrativamente, para definir um novo espaço, já que o atual está completamente ocupado.

Também em pauta na reunião do GGI estava a solicitação do Corpo de Bombeiros, para retirada do seu componente da sala de monitoramento por falta de efetivo.

Victor Schab Secretário Executivo do GGI salientou que todos os assuntos em pauta serão democraticamente discutidos e posteriormente encaminhados a Secretaria Estadual do GGI em Cuiabá para providências.

Fonte: Redação RP

Meio passe deve beneficiar 600 acadêmicos da Unemat

Um projeto de lei da deputada estadual Luciane Bezerra (MD) tem mobilizado universitários de todo o estado. O PL, que prevê a criação do “meio passe nas passagens de ônibus intermunicipais” para estudantes de ensino superior de Mato Grosso, tramita na Assembleia Legislativa, por enquanto nas comissões, e tem gerado certa resistência por parte de empresas de transporte intermunicipal e de alguns deputados que não veem o projeto com bons olhos.

Somente no campus da Unemat de Tangará da Serra, segundo previsão do diretor Sérgio Baldinotti, pelo menos 630 acadêmicos serão beneficiados caso o projeto vire lei. Estes universitários estudam em Tangará, mas suas famílias residem em outros municípios, alguns bem distantes como Pontes e Lacerda, Juína, Colniza, Paranatinga e Nova Xavantina.

A proposta do PL 030/2013, está sendo avaliada pela Comissão de Mérito e Fiscalização da AL, que tem como relator o deputado Wagner Ramos (PR), que já informou a própria autora do projeto que é favorável a sua tramitação. Logo após a aprovação desta comissão o projeto seguirá a Comissão de Constituição e Justiça da AL (CCJ) para depois passar pelo crivo de todos os deputados em plenário.

Ontem, Luciane Bezerra esteve em Tangará para apresentar o projeto e pedir apoio aos acadêmicos para que se mobilizem e ajudem na aprovação do mesmo. “Sou mãe de filhos universitários e sei como é difícil as idas e vindas dos estudantes que estudam em outras cidades”, disse ela, explicando que outros estado como Ceará e São Paulo e Pará que já tem leis sobre o tema.

“Estamos encontrando resistência com as empresas de transporte que alegam que terão prejuízo, pois elas irão absorver os 50% de desconto, mas isso deu certo nesses estados e hoje as empresas estão lucrando ainda mais”, contou.

Ela recebeu um documento do Diretório Central de Estudantes da Unemat de Tangará dando apoio a iniciativa e conclamou: “caso não consigamos aprovar o projeto, pois defendem que é vício de iniciativa, quero chamar vocês [acadêmicos] para passar esta lei como sendo de iniciativa popular”, comentou.

Além de Tangará, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis já receberam a audiência. A última consulta pública será na próxima semana em Cuiabá.

Fonte: Redação DS

Rádio Pioneira conquista o Destaque Empresarial

A emissora Rádio Pioneira comemorou recentemente o primeiro ano sob nova direção em sua sede própria. A emissora que tem 25 anos de serviços prestados ao município de Tangará da Serra e região vai receber no próximo dia 29 de maio o prêmio Destaque Empresarial 2012.

“É o reconhecimento da comunidade pelo trabalho sério que vem sendo realizado pela nossa equipe”, destaca o empresário Plínio Ficagna, proprietário e Diretor Geral da emissora.

A conquista vem em um momento de crescimento e expansão da Rádio Pioneira. O empresário Plínio Ficagna investiu em equipamentos de ponta, em sede própria que conta hoje com um dos melhores estúdios do estado de Mato Grosso.

O olhar atencioso para manter no ar diariamente uma programação informativa, com jornalismo pautado pela imparcialidade, seriedade e ética no trato da notícia tem garantido os índices de audiência da emissora que desponta hoje como referência quando se fala em rádio no Estado de Mato Grosso.

“Parabenizamos toda a nossa equipe que tem se empenhado em fazer o melhor todos os dias. Agradecemos o empenho de todos para esta conquista e agradecemos também à comunidade, aos ouvintes e aos empresários parceiros que acreditam em nosso trabalho. Muito obrigado a todos”, destaca ainda o empresário Plínio Ficagna.

DESTAQUE EMPRESARIAL – O prêmio Destaque Empresarial 2012 será entregue pela ACITS aos vencedores no próximo dia 29 de maio em solenidade no Clube Campestre, com transmissão ao vivo pela Rádio Pioneira.

Fonte: Redação RP

Presidente do Estradeiros afirma que evento superou expectativas

Depois de um mega evento realizado pelo grupo Estradeiros da Serra neste final de semana em Tangará, o presidente João Carlos Ribeiro [Carlinhos da Nil Car] avalia que o Encontro superou as expectativas.

A comemoração dos dez anos de Estradeiros em Tangará foi marcada por uma vasta programação que teve início na noite de sexta-feira com uma grande festa na Flyer Eventos. “Comemoramos o 10º aniversário do grupo, com o 5º Encontro. E mesmo com o frio contamos com a participação de gente do estado e de fora. Estamos felizes também com a presença da população. Foi um sucesso total”, avalia.

O grupo Estradeiros da Serra começou em 2003 com apenas seis amigos. Hoje esse número cresceu para 51. O grupo já tem sede própria e conta também com integrantes de Barra do Bugres, Sorriso, Várzea Grande e Diamantino.

Para entrar no grupo, conforme o presidente, o interessado precisa ter uma moto acima de 500 cilindradas e cumprir alguns critérios, como cinco passeios estabelecidos pela diretoria. “São cinco viagens que precisam ser feitas. Após isso o membro passa por uma votação e precisa alcançar cinco pontos para ser aprovado”, diz João Carlos frisando ainda que é cobrada uma mensalidade.

Fonte: Redação RP

Rua 40 no Jardim Europa já está sendo asfaltada pela Sinfra

A Rua 40 no Jardim Europa já está sendo totalmente asfaltada pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra. Na semana passada o Prefeito Fábio Junqueira juntamente com o Secretário Chico Clemente, estiveram local acompanhando o início dos trabalhos.

Junqueira e Clemente voltaram ao local na manhã desta segunda-feira, 20 e acompanharam a implantação das primeiras camadas de asfalto na rua que antes era totalmente de terra e incomodava os moradores. “É a velha história, na seca a poeira que ninguém suporta e no período chuvoso o lamaçal que toma conta. Vamos resolver os dois problemas de uma vez só, o Prefeito determinou o asfaltamento e a Sinfra está executando o serviço”, explicou o Secretário.

O Prefeito explicou que um cronograma de asfaltamento de ruas e bairros do Município está sendo executado. Os trabalhos iniciaram já no Jardim Paraíso com asfaltamento completo daquela região e foi adiantado na Rua 40 no Jardim Europa. “Sabemos da reivindicação, justa por sinal, da população que cobra e tem direito de receber o asfalto. Esse trabalho é contínuo, a equipe da Sinfra está ávida por trabalho e estamos dando todo o suporte necessário”, salientou.

Junqueira afirmou que asfalto é questão de saúde pública e comemorou o fato dos primeiros asfaltamentos de sua gestão já estarem sendo executados. “Temos um cronograma intenso a ser cumprido e vamos cumpri-lo com toda certeza”, destacou. Atualmente duas frentes de trabalho da Sinfra estão realizando asfaltamento de ruas, uma no Jardim Paraíso e a outra já concluindo o serviço na Rua 40, região do Jardim Europa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia visita Prefeito tangaraense

O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Rafael Bello Bastos, veio a Tangará da Serra para participar da entrega de certificados de conclusão de curso ofertado pela Secitec. Aproveitando a passagem pelo Município o gestor fez uma visita de cortesia ao Prefeito Fábio Junqueira.

Bello Bastos, durante o encontro, discutiu alguns projetos de interesse da sociedade em geral e fez a Junqueira um breve relato do que o Governo do Mato Grosso tem feito no setor de ciência e tecnologia. “Aproveitei a vinda a Tangará da Serra para poder conversar com o Fábio, a quem já conheço e admiro pelo desempenho que tem mostrado”, disse.

Segundo o Secretário a vinda do Governador Silval Barbosa foi um impulso para que pudesse vir a Tangará e agendar um encontro com Junqueira. “O Governador falou dos projetos do Prefeito de Tangará e isso me motivou ainda mais a vir aqui e ter essa conversa com ele”, destacou.

Fábio Junqueira falou da importância dessa interlocução com os gestores que fazem parte do Governo do Estado. “São encontros de trabalho como esse que proporcionam melhorias, realização de projetos e execuções de obras importantes para a população. O Secretário Rafael Bello Bastos falou da importância de mantermos parcerias e é isso mesmo o que desejamos que aconteça”, pontuou Junqueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura inicia pavimentaçao asfáltica dos bairros de Tangará, Jardim Paraíso é o primeiro deles

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra através da Secretaria de Instrutura – SINFRA iniciou o asfaltamentos de 150 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica dos bairros de Tangará.

Moradores da rua 46 do bairro Jardim Paraíso foram os primeiros a serem contemplados com a melhoria, já que o asfalto estava pago há muito tempo. Outras ruas do bairro também serão pavimentadas, assim como o asfalto da rua 40, que está sendo refeito, por causa das galerias que foram abertas.

O prefeito Fabio Junqueira disse que terminando as obras no Jardim Paraíso a equipe da SINFRA deverá seguir para outros bairrros, como o Jardim Bela Vista. Portanto, os moradores devem ir quitando seus carnês de contribuição asfáltica, para colaborar com o município, pois os recursos são poucos e a prefeitura precisa de caixa, para realizar os trabalhos.

“ Deveremos fazer este ano 150 mil metros quadrados de asfalto e deverão, ser gastos milhões de reais neste projeto. Somente no bairro Bela Vista o recurso ficará em tono de 5 milhões de reais, pois lá deverá ser feito galeria de águas fluviais, pavimentação asfáltica, esgoto, e sinalização. Mas não vamos medir esforços para fazer o maior número possível de asfalto, para que no fim da nossa gestão, possamos estar com pelo 80% do asfalto de Tangará concluído e o sonho da população realizado”, afirma.

Fabio Junqueira informou ainda que o período da seca deve acelerar o processo de pavimentação, por isso logo a equipe da SINFRA deverá começar em outro bairro.

Fonte: Redação RP

Município promove Palestra sobre campanha de combate ao abuso e exploração sexual

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Tangará da Serra tem desenvolvido grande campanha para o Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

Como parte dessa campanha uma palestra voltada para profissionais dos setores de Saúde, Educação, Assistência Social e universitários foi realizada no auditório da Unic na noite desta última quarta-feira, 15.

Participaram da palestra o Prefeito Municipal, Fábio Martins Junqueira, a Primeira Dama do Município, Helena Simões Matias Junqueira, a Secretária Municipal de Assistência Social, Marli Franchini, profissionais da Secretaria e do Creas, além da comunidade em geral representada na forma de entidades e setores da sociedade civil organizada. “Esse é um trabalho pedagógico, realmente voltado para a melhor preparação dessa criança e do adolescente para que ele tenha melhores condições. Hoje o mundo sofre com esse tipo de exploração. Temos de ter uma ação efetiva para que a criança seja criada em um ambiente sadio e de respeito. Temos de imunizar as crianças para que tenham também uma formação melhor e se tornem adultos melhores e quebrem esse paradigma que cria tantos dissabores na humanidade”, destacou o Prefeito.

Para a Primeira Dama os números confirmados de casos de abuso sexual em Tangará são alarmantes e as medidas são urgentes. “Nossa preocupação é muito grande. Do início do ano até agora já foram registrados mais de 30 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Tangará. Esse número é muito grande e preocupante e infelizmente essa tem sido uma realidade em todo o mundo. Estamos engajados na luta contra essa violência”, enfatizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Servidores do Poder Judiciário de Tangará aderem greve

Aproximadamente cinco mil servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso cruzaram os braços desde a última segunda-feira, 13, inclusive a comarca de Tangará da Serra, em protesto pelo fato do Tribunal de Justiça não ter cumprido o compromisso de implantar as melhorias salariais até 31 de dezembro de 2012. O objetivo da greve é fazer com que o Tribunal de Justiça faça valer a legislação vigente, que foi decretada em 2007, mas que até agora não foi colocada em prática. De acordo com Marcos Antônio Detoffol, Oficial de Justiça e um dos representantes do Movimento Grevista de Tangará da Serra, a greve prejudica de certa forma a população tangaraense. “O órgão público trabalhando no seu 100% ainda deixa a desejar por uma série de mazelas que o Estado e o TJ insiste em não corrigi-las, tais como a falta de servidores aqui na comarca de Tangará da Serra por exemplo”, disse.

O Oficial de Justiça ainda disse que esse direito dos servidores está garantido na Constituição Federal no artigo 87. “Nós buscaremos esse direito incansavelmente para que o Tribunal faça cumprir o que está na lei”, concluiu Marcos Antônio Detoffol.

Apesar de greve, Fórum de Tangará da Serra continua aberto

“O Fórum da comarca de Tangará da Serra estará aberto assim como todos os outros do estado de Mato Grosso. Todos aqueles que foram intimados para audiência devem comparecer nas secretarias e os juízes processarão o caso”, informou o Oficial de Justiça, Marcos Antônio Detoffol. Com a paralisação, apenas 30% dos servidores serão mantidos nos fóruns das comarcas para atender serviços garantidos na constituição, como à família, idosos, lei Maria da Penha, Alimentos, Mandado de Segurança e Harbeas Corpus com liminar.

“A greve é estadual, mas mesmo paralisada, as comarcas estará mantendo os 30% que está previsto na lei”, confirmou Marcos Antônio.

Ele disse ainda que o prazo para o fim da greve é indeterminável, até que Tribunal de Justiça faça cumprir um acordo que já foi firmado no ano passado

Em nota, o TJ-MT informou que considera precipitada a decisão pela greve, já que as negociações estão em andamento.

Fonte: Redação DS
.

IFMT e Secitec funcionarão no mesmo prédio por enquanto, diz vereador

Chega ao fim o polêmico impasse da instalação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no prédio da Secretaria de Estado e Tecnologia (escola técnica). Articulador da instalação do IFMT em Tangará da Serra o vereador Rogério Silva que esteve na manhã desta quarta-feira (15) no Programa o Povo no Rádio afirmou que em um primeiro momento, as duas instituições irão funcionar juntas no mesmo prédio.

“Em conversação com o prefeito conseguimos uma solução para o problema. A intenção é que o Secitec seja transferido de forma provisória para o prédio do Centro Municipal de Ensino Airton Senna. O prefeito já tinha uma preocupação com a localização da escola, que acolhe inúmeras crianças todos os dias, por causa do trânsito intenso na Avenida Tancredo Neves, região central de Tangará. Por enquanto o problema está resolvido, e a população ganhou mais uma luta, pois as duas instituições são importantíssimas para Tangará”, fala.

A indefinição de um espaço adequado foi o grande entrave para a instalação do núcleo do Instituto Federal de Mato Grosso em Tangará da Serra. Ao serem comunicados que o prédio do Secitec teria sido doado pelo Governo do Estado ao Governo Federal e a escola seria fechada, alunos, funcionários, professores, conselheiros, Sindicato de Trabalhadores e comunidade da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) fizeram um movimento com abaixo assinado, para pressionar o Governo Estadual, a não ceder o prédio para o IFMT e não fechar a escola.

O resultado aparentemente foi razoável para as duas instituições tão importantes para o município. As duas escolas oferecem curso técnico gratuito para o ensino médio e fundamental. O IFMT também oferece curso superior.

Durante a polêmica a população participou ativamente dos debates realizados pela Rádio Pioneira, que levantava a questão em ter as duas instituições ou apenas uma? A maioria da população desejava as duas instituições funcionando em Tangará.

Fonte: Redação RP

Prefeito anuncia construção de creche no Vale do Sol

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira anunciou a construção de uma creche no bairro Vale do Sol, atendendo a uma grande demanda daquela região. A Unidade Pró-Infância será construída em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação e a Ordem de Serviço para execução da obra já foi emitida.

O valor do investimento, de acordo com o Secretário Municipal de Educação, Junior Pimenta, é de R$ 1.396.165,86 e a empresa vencedora da concorrência para execução do serviço foi a Terra Norte engenharia LTDA com sede na capital do Estado, Cuiabá.

De acordo com Pimenta a vigência do contrato será de oito meses, contados a partir da assinatura do termo de contrato e expedição da ordem de serviço inicial, podendo ser prorrogado por interesse da Administração, nos termos do Artigo 57 Inciso II da Lei 8.666/93. “Esta é mais uma ação do Município em convênio com o Governo Federal, FNDE e do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância que faz parte do Plano de Expansão da Educação Infantil no nosso Município que objetiva o atendimento de crianças em idade de um a cinco anos”, afirmou o Secretário.

O Prefeito Fábio Junqueira destacou ainda que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. “É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de até três anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos”, informou o Prefeito. (Com Assessoria Semec).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Quadrilha é detida suspeita de tentativa de golpe à banco em Tangará da Serra

Na tarde desta terça-feira (14), por volta das 14h30min a Polícia Militar foi acionada à agência bancária com a informação de que dois elementos estavam apresentando atitude suspeita dentro da agência.

Na ocasião, agentes da Polícia Judiciária Civil, junto à PM, se mobilizaram para atender a ocorrência.

No local, foi constatado que os suspeitos entraram na agência com o objetivo de levantar informações sobre a rotina do banco.

Após perceberem que a Polícia Militar teria sido acionada, os suspeitos empreenderam fuga.

Juntos, os órgãos de segurança pública realizaram diligências no município na tentativa de localizá-los. Neste processo, cidades vizinhas foram informadas das características dos elementos e dos veículos em fuga: Um Siena de cor Prata e um Celta de cor Preta.

Na cidade vizinha, Barra do Bugres, a Polícia Militar em uma barreira efetuou a parada dos veículos suspeitos, dentro estavam sete suspeitos. Neste momento, a Polícia Militar de Barra do Bugres faz o transporte dos detidos para Tangará da Serra.

O Golpe

Segundo informações preliminares, o objetivo era alcançar envelopes com grande quantidade de dinheiro.

O golpe se daria em um momento de distração, após solicitarem atendimento através do tesoureiro da agência bancária, dizendo terem um problema com "envelopes depositados" anteriormente.

Agindo normalmente em grupo, enquanto um desviava a atenção dos presentes, os outros suspeitos eram responsáveis por “capturar” os envelopes.

Estima-se que seis agências em diferentes municípios tenham sido vítimas do mesmo golpe, entre elas Barra do Bugres e Comodoro.

As Polícias Militar e Civil investigam o caso, para determinar o envolvimento de todos os detidos.

Fonte: Redação RP

Autoridades e convidados prestigiam cerimônia de um ano de reinauguração da Rádio Pioneira

Um coffee break realizado com autoridades e convidados marcou um ano de reinauguração da Rádio Pioneira em Tangará da Serra. O evento que faz parte da programação em comemoração ao 37º aniversário de emancipação político administrativa de Tangará aconteceu nesta sexta-feira nas dependências da Rádio Pioneira. A cerimônia foi transmitida ao vivo durante o programa O Povo no Rádio. O pastor Elisandro da igreja evangélica Luterana e o frei Ivar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida fizeram a benção na ocasião.

Entre as autoridades presentes, o Prefeito Fábio Martins Junqueira, destacou que é uma satisfação muito grande ver o fortalecimento da Rádio Pioneira. “A emissora está fortalecida, reequipada com trabalhadores bem preparados para fazer uma comunicação de alto nível, o que é muito bom para Tangará”, comenta.

Junqueira lembra que na casa do empresário Hélio Tavares foram desenvolvidas as primeiras reuniões para compor os estudos e montar a Rádio. “Na época eu era datilógrafo da comissão formada por empresários e pelo deputado Oscar Costa Ribeiro, que foi o baluarte para conseguir a concessão e mexer com a papelada. Datilografei tudo isso, [hoje é digitador] e desta forma me sinto membro da Rádio, porque acompanhei seu crescimento”, lembra sorrindo o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Henrique Barbosa Matias, disse em seu discurso que não tem a menor dúvida que a Rádio Pioneira é uma mola propulsora do desenvolvimento do Município. “Uma vez que ao longo desses anos produziu informações, discussões, levando conhecimento à comunidade”, diz.

Sobre o atual momento da emissora, o vereador afirma estar orgulhoso pelo grande investimento feito pela direção, não somente na estrutura física, mas também no capital humano. “Tenho a oportunidade de participar muitas vezes de programas e vejo a qualidade do serviço e dedicação dos profissionais envolvidos. Parabenizo a direção e os empresários que investiram aqui, promovendo ainda mais a divulgação do município. Uma forma de ampliar as discussões das políticas públicas e o serviço que tem sido feito com muita qualidade”, destaca.

Já o deputado estadual Wagner Ramos que em 1996 fez parte da equipe da Rádio Pioneira, ressalta sua felicidade em acompanhar um ano de nova gestão, que investiu em modernização do sistema e equipe de trabalho. “Tenho muitos amigos que atuavam na Pioneira desde quando comecei aqui. Refiro-me àquela época em que Sílvio José Sommavilla me convidou para vir para Tangará da Serra. Sempre reconheço isso, porque foi uma pessoa que me deu oportunidade de atuar no Rádio”, fala o deputado parabenizando a emissora pelo serviço prestado à comunidade. Atualmente o deputado Wagner Ramos apresenta o programa ‘Conversando com o Deputado’ que vai ao ar aos sábados ao meio dia na AM 560.

O gerente da Rádio Pioneira Plinício Land, em nome do diretor Plínio Ficagna, agradeceu a presença das autoridades e parceiros da emissora. Ele enalteceu ainda o trabalho dos colaboradores no decorrer desse um ano de reinauguração. “Sem a colaboração de todos, não teríamos conseguido”, diz. O gerente frisou que os microfones estão abertos para a população e autoridades. E agradeceu ainda aos internautas que contribuíram para os quase 3 milhões de acessos no site da Rádio Pioneira, neste um ano de vida.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação Rádio Pioneira

Espetáculo Cafundó onde o Vento faz a Curva garante recorde de público


Ator, cineasta, dramaturgo e apaixonado por Mato Grosso, esse é Amauri Tangará que abriu a série de eventos e espetáculos que acontecerá durante a programação do 37º aniversário de Tangará da Serra, promovidos pela Prefeitura Municipal.

Com o espetáculo “Cafundó – onde o vento faz a curva”, Amauri garantiu recorde absoluto de público no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, ocupando todas as cadeiras disponíveis e recebendo ainda grande público que preferiu ficar de pé do que perder o aclamado espetáculo.

“Cafundó” está em cartaz nos teatros brasileiros e de vários outros países há 25 anos. Sua primeira temporada aconteceu no ano de 1989 e também garantiu cada cheia naquele ano. “Além de apresentações na cidade, levamos o espetáculo para a zona rural”, informa o ator Amauri Tangará.

O espetáculo já foi apresentado na Bolívia, Peru, Equador, Espanha e Portugal. Sempre fazendo muito sucesso. Em Tangará da Serra, na última terça-feira, 07, “Cafundó” foi apresentado em três sessões, e em todas, sucesso garantido. “Fiquei muito feliz de retornar a Tangará, onde tudo começou. Sou filho dessa terra e apresentar o espetáculo aqui me proporcionou recordar de momentos precisos da minha vida”, disse Amauri Tangará.

A Secretária Municipal de Turismo, Hiara Hernandes, comemorou o sucesso público. “Estamos maravilhados com o espetáculo do Amauri Tangará. Foram três sessões e todas com grande público, os comentários foram os melhores e isso nos dá o sentimento de que cumprimos o nosso papel”, salientou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Secretaria de Assistência Social e Saúde firmam parceria

A Secretária de Assistência Social, Marli Franchini e a Secretária de Saúde Helena Cavalini firmaram parceria para Acompanhamento do Programa Bolsa Família em reunião realizada na última sexta-feira, 26/04 que contou com a presença da Primeira-Dama Helena Simões Matias Junqueira. A parceira é fundamental para o desempenho do Programa Bolsa Família, pois amplia o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos de saúde, educação e assistência social ofertados pelo poder público.

Os compromissos das condicionalidades em saúde são o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e o acompanhamento de gestantes e nutrizes. Em Tangará da Serra, 2080 famílias deverão ser acompanhadas pelas equipes da saúde até 30 de junho, quando encerra o primeiro período de acompanhamento.

Para a Secretária de Assistência Social, Marli Franchini, o trabalho com os parceiros é fundamental para o bom andamento do Programa Bolsa Família no município. “Trabalhar a intersetorialidade, com os demais setores, garantem que as famílias tenham um acompanhamento adequado, proporcionando não apenas a transferência de renda através do benefício do Bolsa Família, mas assegurando direitos sociais na área de saúde, educação e assistência social”, afirma Marli.

A Secretária de Saúde, Helena Cavalini, garante que grande parte dessas famílias já são atendidas nas Unidades da Família. “ As famílias que estão nas áreas assistidas pelas Unidades da Família já dispõem desse acompanhamento, agora vamos trabalhar para levar o atendimento as famílias fora de área e a assistência social será nosso grande parceiro para atingirmos nosso objetivo” ressaltou Helena.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Com sete eixos em discussão, plano de educação segue em desenvolvimento

Após intensos estudos e discussões, nesta terça-feira (7), no auditório da APAE, professores, coordenadores e diretores concluíram a etapa municipal da CONAE 2014.

A Conferência Nacional da Educação acontece em todo o país, com o intuito de promover a melhoria no sistema de educação vigente. Inicialmente organizada em pequenas conferências, já alcança o nível regional e em breve deve ser destaque em todo o estado.

A assessora pedagógica Márcia Abelha destaca: “Ela traz um espaço de participação popular”.

Sobre os trabalhos realizados nas conferências das escolas e instituições, Márcia comenta que houve uma participação muito positiva e que em sua grande maioria, as contribuições, serão adequadas e inseridas ao texto base.

Documento Referência – Com sete eixos principais, o documento referência é o texto base para a discussão e melhoramento, entre eles estão o Plano Nacional de Educação (Eixo 1), Qualidade da Educação (Eixo 4), Valorização dos Profissionais (Eixo 6) e ainda, em seu sétimo eixo, o Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

O objetivo, segundo a assessora pedagógica, é simultaneamente em todos os municípios concluir a análise e discussão, garantindo que, se aprovado pelo Ministério da Educação, este plano possa atender as verdadeiras necessidades em todo o país.

A próxima etapa trata da organização regional, onde, em nova discussão, mais melhorias serão criadas.

“Acontecerá também em Tangará da Serra [referindo-se à etapa regional], com sete municípios pólos, quando todos vão trazer a contribuição de cada um destes municípios”, conclui Márcia.

O MEC disponibiliza um site oficial da CONAE 2014 que pode ser acessado e acompanhado através do link: http://conae2014.mec.gov.br/

No site podem ser encontradas informações e também o download do documento referência.

Fonte: Roberto Weber com Gilvan Melo

Associação Olímpica realizou curso de Atualização em Kata de Competição

O evento reuniu aproximadamente 30 karatecas na graduação de faixa verde a faixa preta da região na sede da Associação Olímpica em Tangará da Serra.

O curso ministrado pelo Prof. Antonio Felipe, abordou Kata para Competição e foi, promovido pela Federação de Karate Interestilos de Mato Grosso.

Durante 05 horas onde foram discutidos vários aspectos importantes das Katas Saifa, Seienchin, Seisan e Suparinpei.

O evento foi direcionado para os competidores que estarão participando dos próximos eventos nacionais e internacionais ainda neste ano de 2013.

Fonte: Redação DS e Assessoria

Tangará da Serra: Ciclistas treinam firme visando o Brasileiro

Ciclistas de Tangará da Serra participaram de um treinamento na tarde deste sábado. O objetivo é iniciar a preparação visando o Campeonato Brasileiro da categoria. O Anel Viário foi o percurso escolhido pelos atletas para o treino.

O tangaraense Ricardo Poloni, campeão brasileiro de ciclismo em 2003, aproveitou sua vasta bagagem para oferecer o treinamento aos competidores. “A competição [Campeonato Brasileiro] acontece uma vez por ano e o ciclista que garante o título o carrega por mais um ano seguido”, afirma Poloni.

Os atletas serão acompanhados nos treinamentos pelo ciclista durante quatro semanas. “Com este treinamento antecipado acredito que eles podem evoluir e obterem resultados no Brasileiro”, diz.

O sábado foi o primeiro dia de referência, o ciclista afirma que nas próximas semanas serão colhidos dados, verificando a evolução de cada um e o que deve ser aperfeiçoado.

Fonte: Redação RP

Estradeiro que percorreu mais de mil quilômetros de estradas foi encerrado em Tangará da Serra

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, e o com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Chico Clemente, participaram do “Estradeiro Aprosoja” que percorreu mais de mil quilômetros em estradas do interior de Mato Grosso com o objetivo de verificar in loco as reais necessidades do produtor rural que utiliza essas mesmas estradas para o escoamento de sua produção.

Denominado “Estradeiro Aprosoja – Expedição Santo Antônio das Lendas”, o evento teve como o ponto de partida no Município de Cáceres, iniciando a viagem pelo porto de Santo Antônio das Lendas localizado a 68 quilômetros da região central de Cáceres, e teve como parceiros em sua execução, além da Aprosoja, o Sindicato Rural de Tangará da Serra.

O Estradeiro percorreu duas rotas até o Rio Paraguai em Cáceres, iniciando na última quinta-feira, 02, com o objetivo de mostrar a importância daquela rota para melhorar a logística do Estado de Mato Grosso. Segundo o Presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o caminho é mais uma viabilidade para o escoamento da safra do Estado. “Queremos dar visibilidade a esse caminho. A hidrovia já existe e está a poucos quilômetros de distância da capital, é algo extraordinário para Mato Grosso”, afirmou.

A expedição iniciou na quinta com deslocamento até Santo Antonio das Lendas, percorrendo na sexta o trecho até a fazenda de mesmo nome onde a comitiva que contou com o Prefeito Fábio Junqueira e o Secretário Chico Clemente, visitou o futuro Terminal Fluvial de Santo Antônio das Lendas. De lá retornaram a Cáceres e pernoitaram em Reserva do Cabaçal. O Estradeiro seguiu daquela região até Tangará da Serra onde aconteceu uma recepção no Sindicato Rural marcando o término do Estradeiro.

Para o Prefeito tangaraense participar do Estradeiro Aprosoja foi uma grande satisfação, principalmente por ser possível acompanhar de perto o traçado que marcará o futuro Porto de Santo Antonio das Lendas. “Essa via que serviu para abrir Mato Grosso agora servirá para desenvolver o Estado. Essa integração é necessária. A Agricultura é uma das chaves mestras do desenvolvimento de Mato Grosso e nossa população anseia por mais desenvolvimento”, destacou Fábio Junqueira.

Fonte: Redação RP e Assessoria