Município adquire caminhão novo para coleta de lixo reciclável e inicia coleta adequada de lixo hospitalar

Tangará já atingiu 100% de coleta reciclada de lixo. Mesmo com o problema causado por um incêndio [possivelmente criminoso] no barracão da cooperativa que fazia a separação do lixo reciclável coletado, o trabalho tem continuidade no município. Na manhã desta 6ª feira (06) o município efetuou a entrega de um caminhão novo para o serviço de coleta. De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira, o caminhão foi adquirido com recursos próprios do município através do SAMAE.

Na oportunidade, o prefeito destacou também a regularização da coleta de lixo hospitalar. “Estamos também expedindo a ordem de serviço para a coleta do lixo produzido em saúde em todos os pontos de saúde de Tangará. Serviço este desenvolvido pelo SAMAE que se inicia hoje. Isto faz com que Tangará tenha uma coleta ambientalmente adequada do lixo hospitalar no município”, afirmou.

Junqueira disse que quando assumiu a prefeitura encontrou a coleta do lixo hospitalar sendo feita de forma totalmente irregular. “O lixo hospitalar vinha sendo depositado em valas no aterro sanitário, contrariando as leis. Desenvolvemos o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, licitamos, e estamos agora efetuando esta coleta de forma adequada”, ressaltou o prefeito.

Wesley Torres Lopes, diretor do SAMAE participou do ato de entrega do caminhão, explicando que o outro veículo usado na coleta seletiva é antigo, do ano de 1978. “Ele nos dava muita manutenção, gerando custos e quando está na oficina temos que locar um veículo terceirizado para realizar a coleta que não pode parar. Isto gerava um duplo custo. Estudamos então e utilizando a verba que tínhamos adquirimos este caminhão novo, com garantias e de forma adequada”, explicou. O novo veículo é um caminhão baú, todo fechado, com capacidade três vezes maior do que o anterior.

COLETA DE LIXO HOSPITALAR – Sobre a coleta de o lixo hospitalar, Wesley destacou tratar-se de uma questão de saúde pública. “A coleta do lixo dos serviços de saúde tem importância fundamental. Sempre foi feito de forma inadequada. Quando assumimos, por sugestão do prefeito Fábio e minha, incluímos em nosso plano municipal de gestão integrada de resíduos solos o plano de gestão de resíduos dos serviços de saúde”, afirmou. A empresa vencedora da licitação já está trabalhando desde ontem e tem como obrigação realizar a coleta, transporte, tratamento e destinação correta dos resíduos hospitalares do serviço de saúde pública de Tangará da Serra.

SAC SAMAE – Outro ato realizado na manhã desta 6ª feira foi a divulgação de um telefone para contato direto com o SAMAE, o número 115. Segundo o diretor do órgão o objetivo é facilitar o acesso da população ao órgão. “Estamos divulgando este número, que já existia, e qualquer cidadão pode ligar. Atendimento 24 horas, mesmo sem crédito em celular se pode ligar. Lembrando que para sanar dúvidas em relação a faturas haverá atendimento em horário comercial”, explicou.

SEMANA DA PÁTRIA - As ações descritas foram realizadas em frente à Prefeitura Municipal de Tangará da Serra logo após a solenidade de comemoração da Semana da Pátria. Sobre o assunto, o Prefeito Municipal disse que mesmo de maneira singela, a secretaria municipal de Educação organizou festejos. “Trouxemos aqui para frente da prefeitura algumas escolas, para se apresentarem. Não temos neste ano o desfile, mas nem por isso, as escolas deixaram de cumprir sua função em relação à semana da Pátria. Neste sábado, teremos ainda aqui a apresentação da banda da Escola 29 de Novembro”, destacou o prefeito Fábio.

Fonte: Redação RP