Município de Tangará cumpre prazo e envia formulários do Censo Escolar 2013

Terminou ontem, 04 de agosto, o prazo para o preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. Gestores das escolas públicas e privadas informaram dados das escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula.

Por ser o principal instrumento de coleta de informações da educação, é muito importante o envio do Censo Escolar, já que, através das informações repassadas são viabilizados a transferência de recursos públicos destinados à merenda, ao transporte escolar, à distribuição de livros, aos uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dentre outras coisas. “O Censo Escolar é um trabalho minucioso que é feito desde a secretaria de cada escola a equipe técnica da Secretaria de Educação e a Coordenação do Censo Escolar. Graças a esse trabalho meticuloso da nossa equipe, nós conseguimos enviar esse censo ao MEC, sendo devidamente revisado”, elogiou o Secretário Municipal de Educação, Júnior Pimenta.

O secretário complementou dizendo que, a importância do envio do Censo é que, de acordo com o número de cada escola, de cada segmento, é que serão repassados os recursos para financiar a educação do município. “Então, assim, garantimos o pagamento dos professores, merenda escolar, transporte escolar. Boa parte de tudo isso é pago com recursos advindos do Ministério da Educação, do FUNDEB. A outra parte é paga com recursos do próprio município, dos 25% dos investimentos na educação”, disse.

No caso das escolas de ensino infantil, o Censo permite que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) calcule a suplementação de recursos às creches que atendas crianças do Bolsa Família.(Leia +)

Fonte: Redação O Jornal