Prefeito confirma adesão de Tangará ao "Mais Médicos"

O Município de Tangará da Serra irá aderir ao Programa Mais Médicos. A afirmação foi feita pelo prefeito Fábio Martins Junqueira, após a publicação da Medida Provisória 621 no Diário Oficial da União de terça-feira, dia 09. 

De acordo com a Medida Provisória o programa tem como finalidade formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS) e como objetivos diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde brasileiros e médicos formados em instituições estrangeiras. 

O programa vai promover a reordenação da oferta de cursos de medicina e vagas para residência médica, priorizando regiões de saúde com menor relação de vagas e médicos por habitante e com estrutura de serviços de saúde em condições de ofertar campo de prática suficiente e de qualidade para os alunos. 

Nas regiões prioritárias do SUS, o Governo irá promover o aperfeiçoamento de médicos na área de atenção básica em saúde, mediante integração ensino-serviço, inclusive por meio de intercâmbio internacional. 

Tangará da Serra tem até o dia 22 para apresentar ao Ministério da Saúde proposta de adesão. A confirmação dos municípios contemplados pelo programa – inclusive com a confirmação do número de vagas – será feita pelo Governo Federal no dia 26. 

CRONOGRAMA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS 

8/7 - Assinatura da medida provisória 

9/7 - Publicação da MP, da portaria interministerial, dos editais ligados ao programa "Mais médicos" e do edital para abertura de novos cursos de medicina 

9/7 a 22/7 - Adesão dos municípios 

9/7 a 25/7 - Período de inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros 

10/7 a 26/07 - Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior devem apresentar declaração de inscrição no programa nas embaixadas e consulados 

26/7 - Publicação das vagas dos municípios 

26/7 a 28/7 - Médicos escolhem em que município gostariam de atuar 1/8 - Publicação de resultado provisório da relação de profissionais brasileiros 

1/8 e 3/8 - Médicos brasileiros homologam a participação e assinam termo de compromisso 

5/8 - Publicação do resultado final no Diário Oficial 

6/8 - Divulgação das vagas remanescentes para estrangeiros e brasileiros formados no exterior 

6/8 a 8/8 - Médicos estrangeiros e brasileiros formados fora do país escolhem cidades e homologam participação 

13/8 - Publicação do resultado da relação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior 

26/8 - Início da capacitação dos médicos estrangeiros 

2/9 - Início das atividades dos médicos brasileiros 

18/9 - Início das atividades dos médicos estrangeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa