Policiais Militares participam de curso de capacitação para o Proerd

A Polícia Militar participa nessa quinta-feira, 26, no Batalhão da PM de um curso de capacitação para o Proerd. O objetivo é capacitar todos para que assim eles possam contribuir ainda mais com o desenvolvimento do projeto.

O Proerd tem o intuito de realizar um trabalho preventivo no combate às drogas nas escolas em Tangará da Serra, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar pretende atender alunos de escolas públicas do município. O Proerd funciona através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), responsável em fornecer o material e indicar as escolas que receberão as aulas. O mentor do Proerd no município é o soldado Fernando Souza Andrade. De acordo com ele, o programa em Tangará abrange basicamente crianças que estudam no ensino fundamental, durante as aulas, os alunos lidam com a realidade que as drogas podem fazer em sua vida, e que segundo o mentor a prevenção é sem dúvida a melhor escolha, os alunos no final do curso tem direito até uma formatura das crianças, fechando sempre com uma passeata”, explica. 

Com a presença do policial fardado, o soldado Fernando explica que as crianças ficam atentas o tempo todo, fazem perguntas e tiram suas dúvidas. “A criança vê o policial fardado como um super-herói, uma pessoa sempre pronta para ajudar e combater o mal”, comenta o policial. Em cada aula é repassada toda orientação preventiva dos perigos, e como dizer não para as temidas drogas. “Na ocasião é destacado também os malefícios das drogas e incentivos para as crianças praticarem atividades baseadas de acordo com sua idade”, destaca. Apesar do Proerd ainda não ter um trabalho voltado para família no município, que também é a base do programa, Andrade explica que há uma previsão para uma atividade voltada também para os pais. “Existe muitos casos de pais que enfrentam problemas com álcool e drogas. Queremos trabalhar também para solucionar esta situação” fala. 

PROERD NAS ALDEIAS – No mês de agosto será realizado trabalhos de prevenções também nas aldeias indígenas da região. O objetivo é mostrar que os indígenas não estão fora desse problema, hoje estão tendo muitos indígenas alcoólatras e o álcool é uma droga, comentou Tenente Medeiros ao falar sobre a visita nas aldeias que também sofre com o vício das drogas.

A primeira visita está marcada para o dia 7 de agosto, na aldeia de Barra do Bugres.

PROERD - O Proerd é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 9 à 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 à 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre polícia militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania. O Proerd tem por base, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos, hoje é desenvolvido vários países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil. No Brasil ele chegou em 1992, através da PM do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados.

A organização que trabalhou empenhada para a realização desse evento, agradece a todos os colaboradores que contribuíram para que o evento fosse um sucesso, os patrocinadores, as empresas de Tangará que montaram os seus estandes, os profissionais que se escreveram no congresso e o público em geral que compareceram para prestigiar os trabalhos de outros profissionais do país.

Janaína Almeida - Redação DS