Saúde inicia neste sábado a segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, inicia neste sábado, com dia ´D´, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011.

Com o slogan “Siga o Zé Gotinha mais uma vez”, a Secretaria alerta os pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos de idade a uma Unidade de Saúde da Família mais próxima, das 8h às 17h, para vacinação neste sábado. “Levem suas crianças de zero a cinco anos para receberem a segunda dose da pólio e ainda de um a seis anos para receberem a vacina contra sarampo”, chama a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Aline do Monte Braga, explicando que nesta etapa, em especial, as crianças que forem receber as duas gotinhas contra a pólio também serão vacinadas contra o sarampo.

Para a poliomielite, segundo a coordenadora, a meta é vacinar 6.691 crianças na faixa etária de zero (recém-nascidos) a 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos. Já na campanha de vacinação contra o sarampo a meta é imunizar 7.983 crianças. Neste caso, a idade do público a ser vacinado contra o sarampo vai de um ano até menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que a criança já tenha tomado esta vacina anteriormente. “Na primeira etapa da pólio fechamos com 99,64% de crianças vacinadas e para esta segunda etapa, esperamos repetir os mesmos percentuais de cobertura ou, se possível, ultrapassá-los”. Quem não puder comparecer neste sábado, pode levar a criança durante a semana a uma das unidades de saúde, durante horário normal de funcionamento. Para Mato Grosso, a meta de vacinação nesta segunda etapa é de 244.666 crianças de zero a quatro anos. Desse total, 48.468 crianças estão abaixo de um ano e 196.198 crianças de 1 a 4 anos e 11 meses.

O objetivo das campanhas, que seguem até o dia 16 de setembro, é manter o Brasil sem transmissão disseminada dos vírus causadores de ambas doenças, em especial do sarampo, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o último mês de janeiro já foram registrados mais de 6,5 mil casos de sarampo - cinco mil deles, somente na França.

NOVA OLÍMPIA – Igualmente, a Secretaria de Saúde de Nova Olímpia também realizará neste sábado a campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo. O dia ‘D’ acontece das 8h às 17h nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Centro, São João, Ouro Verde I e II e Boa Esperança e na Escola de Educação Infantil Euzébio Justino de Camargo, no bairro Santa Rosa, de Nova Olímpia.

A expectativa da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, segundo informou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanilda Roberto, é imunizar pelo menos 1.612 crianças contra pólio e 1.867 contra sarampo. Ela recomenda que os pais levem seus filhos com a carteirinha de vacinação e documentos para receber as doses.
 
Fonte: Fabíola Tormes - Redação Diário da Serra