Saúde: Resultados de exames confirmam Salmonella

Na ultima quinta-feira (29.10) a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra e a Vigilância em Saúde do começaram a investigar casos de crianças entre 05 e 10 anos, e alguns adultos, que apresentavam sintomas de infecção gastro-intestinal. O resultado dos exames revelou a presença da bactéria Salmonella.

“Esta bactéria é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados como carnes, ovos, leite, entre outros. Ainda não sabemos a origem dessa infecção, porém já encaminhamos amostras de alimentos para o MT-Laboratório em Cuiabá, que é o laboratório de referência para o Estado de Mato Grosso, para avaliação”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Loidjane Lopes Marques.

Os pacientes inicialmente apresentavam quadros de diarréia, dores abdominais, vomito e febre, mas todos os casos evoluíram positivamente. Apesar disso, as autoridades de Saúde aguaram com atenção o resultado da avaliação, que deve sair em 10 dias. Enquanto isso as equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica estão trabalhando na investigação do possível foco de infecção, e também no monitoramento dos casos ocorridos.

Confira as medidas de prevenção:
Lavar bem as mãos com água e sabão antes de manipular qualquer alimento.
Sendo os alimentos de origem animal uma das principais fontes de contaminação por Salmonella, ovos, carne e galinha não devem ser ingeridos crus, mal-passados ou não completamente cozidos.

Todos os produtos devem ser bem lavados antes de sua preparação e consumo.
Não consumir leite não pasteurizado.
Lavar bem as mãos após utilizar o banheiro.
Ao perceber algum dos sintomas de infecção gastro-intestinal, beber bastante líquido para evitar a desidratação.
A doença dura de 4 a 7 dias.
Idosos, crianças e imunodeprimidos são pessoas que podem ter a forma mais severa da doença, nesses casos procure atendimento médico.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa