Encontro reuniu secretários de Saúde em Tangará da Serra

Secretários municipais de Saúde representando dos 10 municípios que compõe o pólo Regional de Saúde estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 19, no Ceprotec.

O objetivo do encontro foi discutir ações desenvolvidas em cada uma das cidades, bem como apresentação de relatório de gestão, influenza entre outros assuntos que estavam na pauta do escritório regional.

“Essas reuniões são bastante importantes para os municípios, pois é através delas que conseguimos entrar em um consenso e resolver grande parte dos problemas relacionados a eles”, disse Edna Girotto, do Escritório Regional de Saúde.

Outro assunto bastante polêmico e que foi abordado durante o encontro é relacionado ao Samu. “Para se tentar resolver a questão do déficit do Samu hoje, nós notificamos os municípios para saldarem seus débitos com relação até o final do mês”, explicou o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Mário Lemos.

Atualmente Tangará da Serra paga 16 mil reais mensal para manutenção do Samu, que é de responsabilidade também dos municípios vizinhos fazerem a sua contribuição para o funcionamento deste serviço.

Descentralização do SUS
A descentralização do SUS também foi pauta de discução entre os secretários de Saúde. “O Estado está transferindo algumas ações e responsabilidades para os município, ou seja, o gerencimento que antes era feito pelo Estado, deverá passar a ser dos municípios, mas está foi apenas a primeira reunião em que foi discutido isso, muitas outras deverão acontecer até que se chegue a um resultado”, finalizou Lemos.

Assessoria de Imprensa