Vereadores articulam e agendamento de consultas passa a ser diário e com mais vagas

A partir de um esforço conjunto entre os vereadores e o Executivo Municipal, uma nova sistemática de agendamento de consultas na rede pública de saúde será implementada, para melhorar o atendimento à população e evitar transtornos.

Até então, o agendamento de consultas estava concentrado em apenas um dia da semana, com a liberação de 40 vagas semanais. A prática, embora organizada, gerava longas filas e muitos usuários a compareciam às unidades de saúde durante a madrugada, na tentativa de garantir atendimento.

Sensíveis à situação e atentos à necessidade de aprimorar o serviço, os vereadores buscaram diálogo com a gestão municipal e após reunião realizada na sexta-feira, 14 de agosto, foi definido um novo formato. Os agendamentos passarão a ser realizados diariamente, das 15h às 16h45, com a disponibilização de 12 consultas pela manhã, 12 consultas à tarde, e outros quatro atendimentos pela manhã e mais quatro atendimentos à tarde, por demanda espontânea. Com relação ao atendimento no Posto de Saúde central, serão 40 consultas com funcionamento das 17h àté às 23h.

A nova estrutura garantirá 60 agendamentos semanais, superando o número anterior e ampliando o acesso, vale ressaltar que a partir da adequação, os usuários que não conseguirem agendar para a semana vigente já sairão com consulta marcada para a próxima, evitando a necessidade de retorno à unidade em busca de uma nova oportunidade.

A medida, fruto do alinhamento entre os poderes Legislativo e Executivo, trará mais previsibilidade e conforto para quem precisa de atendimento, promovendo melhorias no fluxo e na organização dos serviços de saúde, promovendo maior eficiência ao atendimento e reduzindo as filas, representando um avanço no cuidado com a saúde da população.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)