Legislativo concede Moção a ‘Manoel Soares de Melo Neto’ por relevantes serviços prestados à comunidade

A Câmara Municipal de Tangará da Serra, por meio da Moção de Aplausos nº 26/2025, de autoria do vereador Hélio da Nazaré (PL), homenageou, na 26ª Sessão Ordinária, desta terça-feira, 8 de julho, o Senhor Manoel Soares de Melo Neto, em reconhecimento à trajetória de vida, marcada pela dedicação à comunidade Nossa Senhora de Nazaré e contribuição para o desenvolvimento do município.

Presente na sessão legislativa e acompanhado dos familiares, se emocionou ao receber a honraria. Natural do município de Solânea, Paraíba, nasceu em 26 de agosto de 1932, casou-se com Auta Ana da Conceição, com quem teve cinco filhos. Em busca de melhores oportunidades, migrou ainda jovem para o estado de Goiás, retornando posteriormente à Paraíba após ficar viúvo.

No ano de 1971, aceitou convite de seu empregador e juntamente com os filhos se mudou para Tangará da Serra, à época distrito do município de Barra do Bugres. A viagem, realizada em um caminhão, durou cerca de uma semana, com chegada registrada em 23 de junho daquele ano. Morou na Fazenda 13 de Maio, localizada na Gleba Aurora, iniciou a abertura dos primeiros roçados.

Em 1976, fixou residência em Tangará da Serra, e se casou com a senhora Maria do Socorro Monteiro de Melo, com quem teve mais um filho. Em 1987, se estabeleceu na Vila Nazaré, onde se tornou um dos pioneiros do bairro, participando ativamente da vida comunitária e religiosa, com destaque para a participação na construção da igreja e do salão comunitário da comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Ao longo da trajetória, Manoel exerceu diversas funções, especialmente como motorista em serrarias, propriedades rurais e na prefeitura, sendo reconhecido pela dedicação profissional, e pelo espírito solidário e comprometimento com a sociedade. Manoel Soares de Melo Neto é pai, avô e bisavô, e expressa gratidão à cidade de Tangará da Serra, que o acolheu e possibilitou construir uma história de sucesso.

A honraria, aprovada por unanimidade na 19ª Sessão Ordinária, realizada em 27 de maio de 2025, representa o reconhecimento da Casa à atuação cidadã deste pioneiro da Vila Nazaré. Ao conceder a homenagem, a Câmara Municipal reafirma o compromisso com àqueles que, por seus méritos e conduta exemplar, contribuíram para a consolidação e o progresso do município.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)