Projeto Caminhos do Cavalo leva cursos gratuitos e entretenimento a Nova Marilândia

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, o município de Nova Marilândia (MT) recebe a primeira etapa do projeto Caminhos do Cavalo, uma iniciativa voltada à qualificação profissional, fortalecimento da equinocultura e desenvolvimento das regiões do interior do Mato Grosso. O evento acontece na Pista de Laço Antônio Esser e conta com uma programação diversificada, que une capacitação técnica, troca de experiências e entretenimento, com entrada totalmente gratuita e sugestão de doação voluntária de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade da região.

Durante os três dias, serão oferecidos cursos práticos e técnicos em diferentes segmentos da equinocultura, ministrados por profissionais reconhecidos nacionalmente. O projeto Caminhos do Cavalo é organizado pelo Instituto Capacitar, representado pela Presidente Ariete Simões, “O projeto Caminhos do Cavalo foi criado com o objetivo de qualificar e melhorar a mão de obra da equinocultura de alguns segmentos em determinadas cidades e regiões. A primeira etapa vai ser em Nova Marilândia, onde nós vamos levar cursos com grandes profissionais de cada segmento, ensinando um pouco de cada área para todo o público da região”, destacou.

No dia 15 de janeiro, acontecem os cursos de Manejo e Bem-Estar Equino, com William Andrade, e Doma Racional/Ranch Sorting, com Jhonatas Barrocas. Já no dia 16, a programação segue ainda com o curso de Doma Racional/Ranch Sorting e acrescenta o curso de Equoterapia, ministrada por Taiane Caldeira. O encerramento dos cursos ocorre no dia 17, com o curso de Ferrageamento, conduzido por David Nascimento.

A programação foi pensada para atender uma demanda real do interior do estado. Para a presidente “existe uma carência muito grande de profissionais na equinocultura, como ferradores e treinadores. São profissionais que, quando se qualificam, são bem remunerados. Com esse projeto, vamos formar novos profissionais e fortalecer ainda mais a equinocultura do nosso estado”, afirmou.

Outro ponto de destaque do evento é o impacto positivo na economia local. Ao atrair participantes de diferentes cidades, o projeto movimenta setores como hotelaria, alimentação, comércio e combustíveis. “Quando a gente promove esses cursos de forma gratuita, convidamos todo mundo da região, fomentando a economia local com hotelaria, restaurantes, postos de combustível, lojas e muito mais”, explicou a presidente.

Além da parte técnica, o Caminhos do Cavalo também oferece entretenimento gratuito para toda a população. Nos dias 16 e 17 de janeiro, o público poderá prestigiar shows regionais, com destaque para o Lambadão dos Federais, no dia 16, e a dupla Danyllo & Rafael, no dia 17. Assim como nos cursos, a entrada para os shows é gratuita.

O projeto Caminhos do Cavalo é realizado pelo Instituto Capacitar em parceria com o SEDEC, Governo do Estado de Mato Grosso, do deputado estadual Paulo Araújo, da Prefeitura de Nova Marilândia e da Câmara Municipal, reforçando a união entre poder público e iniciativa privada em prol do desenvolvimento regional.

Fonte: Andreia Azevedo