MOÇÃO: Câmara reconhece o trabalho das Associações Flor da Serra e Nova Conquista

A Câmara Municipal concedeu nesta terça-feira, 07 de outubro, durante a 36ª Sessão Ordinária, Moção de Aplausos às Associações, Nova Conquista e Flor da Serra de Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar, em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido em prol da agricultura familiar e do fortalecimento dos pequenos produtores da região. A homenagem é de autoria da vereadora Sarah Botelho, que destacou a importância das associações para o desenvolvimento sustentável e a valorização das famílias que vivem do campo.

Fundada há seis anos, na Agrovila 3 do Assentamento Antônio Conselheiro, a Associação Nova Conquista reúne atualmente 100 associados, que desempenham papel essencial na organização dos agricultores familiares, promovendo a luta pelo acesso à terra, pela melhoria das condições de vida e pela valorização do trabalho rural. Já a Associação Flor da Serra, localizada no Lote 30 da Agrovila Um, também do Antônio Conselheiro, é formada por 64 associados comprometidos com a agricultura familiar. A entidade surgiu da necessidade de organização coletiva e atua no fortalecimento da permanência no campo e no reconhecimento do direito a terra. Ambas as associações têm se destacado pela dedicação à regularização fundiária e pelo empenho em garantir segurança, cidadania e desenvolvimento às famílias agricultoras da região.

A moção, foi aprovada por unanimidade na 35ª Sessão Ordinária, realizada no dia 30 de setembro de 2025, e reforça o compromisso do Poder Legislativo em valorizar iniciativas que fortalecem o campo e impulsionam o desenvolvimento social e econômico de Tangará da Serra.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)