O Projeto de Lei nº 258/2025, de autoria do Poder Executivo, foi apreciado pelos vereadores durante a 29ª Sessão Ordinária, realizada em 19 de agosto. A matéria propõe a alteração da nomenclatura da atual Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, que passará a se chamar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com a justificativa do Executivo, a mudança favorecerá políticas públicas e a modernização da gestão municipal, alinhando-se às melhores práticas nacionais e internacionais. A nova nomenclatura busca traduzir de forma mais ampla e contemporânea o papel estratégico da pasta, que não se limita ao incentivo setorial, mas assume um caráter integrador no desenvolvimento econômico sustentável de Tangará da Serra.
De acordo com a pasta, existem ações em andamento, que reforçam a importância da alteração, para a atração de Investimentos, a exemplo do Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODEC ), fomento e apoio a micro e pequenas empresas por meio da Sala do Empreendedor, oferecendo capacitação e acesso a crédito, estímulo à agregação de valor em cadeias produtivas, especialmente por meio das agroindústrias, parcerias com setor privado e instituições de ensino, com destaque para o Programa Qualifica Tangará, incentivo ao ecossistema de inovação, com foco na modernização dos setores produtivos locais, apoio a negócios da economia criativa e iniciativas com responsabilidade socioambiental e integração com órgãos municipais, estaduais e federais na formulação e execução de políticas públicas.
Segundo o texto, a adoção do termo Desenvolvimento Econômico consolida a visão de futuro da administração municipal, fortalecendo a missão da secretaria como indutora da prosperidade coletiva. Além disso, facilita a identificação da pasta perante a sociedade, contruindo para a construção de uma cidade inteligente, inovadora e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)