Em um gesto de reconhecimento e sensibilidade, a Câmara Municipal prestou uma homenagem especial às Mães Atípicas por meio da Moção de Aplausos nº13, de autoria da Vereadora Sarah Botelho (PSD), durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 6 de maio, em alusão ao Dia das Mães, celebrado neste domingo.
Com a frase emblemática "Ser mãe já é, por si só, um ato de coragem. Mas ser mãe atípica é ser coragem em estado puro", a Moção busca reconhecer, acolher e valorizar o papel singular dessas mulheres, que enfrentam diariamente desafios muitas vezes invisíveis à sociedade. As Mães Atípicas são àquelas que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou outras condições que exigem atenção especializada. Elas enfrentam obstáculos como a ausência de políticas públicas efetivas, no sistema de saúde e educação, além do preconceito e da falta de empatia.
A Moção de Aplausos representa mais do que um gesto simbólico, é o compromisso da Casa em reconhecer a força das mulheres que transformam desafios em amor incondicional e que, mesmo diante das adversidades, ensinam diariamente o verdadeiro significado de dedicação e esperança. A proposição foi aprovada por unanimidade durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de abril de 2025.
Neste Dia das Mães, o Poder Legislativo reafirma o compromisso com a inclusão e a construção de uma cidade mais acolhedora para as famílias, em especial, àquelas que vivenciam batalhas silenciosas e que merecem ser vistas, ouvidas e valorizadas.
HOMENAGEADAS
CINÁRIA COIMBRA
ELIANE QUADRI ANDRADE
EMILLY BORGES
EVELIN DAYANNE FERREIRA
GEISA MENDES MODESTO
IVANESSA DE FREITAS FARIA DOS SANTOS
JOYCE MENDONÇA FANTIM
KELLEN CRISTINA AZEVEDO MENDES
LORRAINE LUANA DE SIQUEIRA SANTOS
LUCIENE ANDRETTI OLYNTHO
MARIANE COSTA BENTO
RAYANE DOS SANTOS DE ASSIS
ROSINEILA DIAS VIEIRA
TIELY LIMA SIQUEIRA DOS SANTOS
VALÉRIA DA SILVA SANVIDOTTE
Fonte: Assessoria de Imprensa