TANGARÁ 48 ANOS: Gestão Municipal entrega obras de reforma da Casa da Criança

O Prefeito Municipal, Vander Masson, e a Secretária de Assistência Social, Marcia Kiss, entregaram nesta sexta-feira, dia 10/05, as obras de reforma do prédio da Casa Transitória da Criança, que passou a ser de responsabilidade do Município de Tangará da Serra a partir de fevereiro de 2023. “É uma obra de grande relevância para nossa comunidade, pois atende crianças em situação de vulnerabilidade e é muito importante que aqui elas sejam acolhidas de forma humanizada e com muito amor”, destaca o Prefeito.

Desde então, muitas ações foram executadas, entre elas a formação de equipe, capacitação dos profissionais e a reforma do prédio onde até 2017 havia funcionado a Casa da Criança, ocasião em que as crianças passaram para a responsabilidade de entidades da sociedade civil. A Secretária explica que na época o Município tinha a responsabilidade de ter executado uma reforma para que as crianças, mesmo estando sob a responsabilidade de entidades, pudessem voltar para o espaço.

“Esse fato acabou não acontecendo e, em virtude disso, somente no ano de 2023 que na gestão do Prefeito Vander fizemos uma grande reforma para que as crianças estivessem em um lugar de maior conforto, maior segurança, maior acolhimento”, explica.

O espaço também foi equipado e mobiliado. “Tudo foi feito e renovado para que realmente as crianças hoje que ficam acolhidas possam estar num local mais confortável, mais seguro e com toda a estrutura que uma Casa deve ter. E a gente tem que agradecer muito a todos os parceiros que estiveram envolvidos nisso, como o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, emendas parlamentares dos vereadores Edmilson Porfírio e Nivaldo Leiteiro, assim como o apoio da Câmara Municipal com a criação de leis e cargos e, em especial a Cooperativa de Crédito Sicoob”, finalizou.

A Casa Transitória da Criança atende crianças em situação de vulnerabilidade social ou pessoal (negligência, maus tratos, abandono, abusos, mendicância, entre outros) passam então a ter o abrigo como lar até que sua situaçãoseja definida.

Também participaram da inauguração a Primeira-dama do Município, Silvana Ló Masson, a Presidente da Câmara Municipal, Elaine Antunes, o Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Rui Wolfart, demais vereadores, secretários, servidores da casa, equipe do Sicoob e demais autoridades.

Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação