Estudantes indígenas visitam maior parque de geração distribuída do centro-oeste

Cerca de 30 alunos indígenas das etnias Yawalapiti (Xingu), Xavante (Aldeia Abelhinha), Bakairi, Guató (Pantanal), visitaram no último sábado (19), as usinas solares do Park Guia – Oeste Solar Energia, localizada no km 9 da Estrada Guia, em Cuiabá.

O motivo da visita é que os estudantes estão aprendendo sobre: instalações de módulos solares, princípios de energia elétrica, dimensionamento, montagem e a mantenção em usinas fotovoltaicas.

O curso é fruto de uma parceria entre a Fábrika Solar Social, promovido pelo Instituto de Inovação e Soluções em Sustentabilidade – Instituto i9Sol, com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A jovem Edilene Silva, da etnia Bakairi, da aldeia Santana conta que ficou admirada com a grandeza do parque.

“É muito bem estruturado o local, e ver de perto uma obra dessa proporção, é enriquecedor. Com o conhecimento adquirido, pretendo implantar placas solares onde moramos. Muitas vezes ficamos sem energia e perdemos nossos alimentos congelados”, afirma Edilene.

Para Itamar Maetaua Tan Huare, da etnia Guató, a visita auxiliou a realizar o planejamento da instalação das placas fotovoltaicas na comunidade.

“O custo da nossa energia é muito alta, recentemente ganhamos quatro placas solares, mas ainda não é o suficiente, por isso, pretendemos instalar mais, e ver como funciona a Oeste Solar, nos dá uma diretriz”, pontua Itamar.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa