Páginas

CUIDADO E INCLUSÃO - Chico Guarnieri promove evento sobre TEA com palestra, primeiros socorros e lançamento de livro

Informar, acolher e salvar vidas. Esses são os pilares de uma noite especial que será realizada nesta quarta-feira (29), em Campo Novo do Parecis, reunindo palestra sobre autismo, orientação prática para emergências e o lançamento de um projeto voltado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação acontece às 19h, na Câmara Municipal, e integra uma série de ações promovidas pelo deputado estadual Chico Guarnieri em diferentes regiões de Mato Grosso, com foco na conscientização, inclusão e fortalecimento da rede de apoio às famílias.

O destaque da noite será a palestra “Entendendo o autismo”, ministrada pelo professor mestre Paulo Marcos, que irá abordar de forma acessível aspectos do TEA, ampliando o conhecimento da população e incentivando um olhar mais empático e preparado para a convivência com pessoas autistas.

“Quero convidar toda a população para estar presente. Esse é um momento de aprendizado, mas também de sensibilização. Quando a gente entende, a gente respeita. E quando respeita, a gente constrói uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou o parlamentar.

Além do conteúdo voltado à inclusão, o evento também traz um olhar prático sobre o cuidado com a vida. A equipe do 3º Núcleo de Bombeiro Militar (NBM), sob o comando do capitão BM Valmir Rampim, fará uma demonstração de manobras de desengasgo em bebês e crianças, um conhecimento essencial que pode fazer a diferença em situações de emergência.

Outro momento importante da programação será o lançamento de um projeto inédito idealizado por Iandro Almicci: um livro de colorir que traduz, de forma lúdica, os direitos das crianças com autismo. Pensado especialmente para o público infantil, o material conta com 21 páginas de ilustrações, em que cada desenho representa um direito, como diagnóstico precoce, atendimento humanizado e prioridade em serviços.

A iniciativa surgiu a partir de demandas reais de famílias e ganhou força com o apoio do deputado e de especialistas na área, transformando conteúdos jurídicos em uma linguagem acessível e inclusiva. A distribuição será gratuita, com apoio de entidades parceiras, e também contará com versão digital, ampliando o alcance do material.

Aberto ao público, o evento é voltado a familiares, educadores, profissionais da saúde, estudantes e toda a comunidade interessada em compreender melhor o autismo e contribuir para uma sociedade mais informada e inclusiva.

Fonte: Maiara Max - Assessora de Imprensa do Dep Chico Guarnieri