Páginas

PROFESSOR DO JORNALISMO LANÇA PUBLICAÇÃO EM INGLÊS EM EVENTO NACIONAL

A obra apresenta traduções de 15 obras-chave de 20 acadêmicas/os que fornecem uma visão geral abrangente do desenvolvimento da teoria da Folkcomunicação no Brasil

The Folkcommunication Theory é o título da nova obra publicada pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Campus de Tangará da Serra, Lawrenberg Advíncula da Silva. Trata-se de uma importante coletânea de textos traduzidos em inglês no campo da Comunicação, que também contou em sua organização com os professores-pesquisadores Marcelo Pires de Oliveira, Isaias Francisco de Carvalho, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Guilherme Moreira Fernandes, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A obra foi lançada durante o evento do Publicom, na 48ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom, realizado no auditório do SESC Glória, em Vitória, Espírito Santo, no final da tarde desta quinta-feira (04.09).

Com o objetivo de aumentar a visibilidade da Folkcomunicação e promover intercâmbios acadêmicos, a obra é uma iniciativa da Rede Brasileira de Pesquisadores em Folkcomunicação (Rede Folkcom), com apoio do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL-UESC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC; Ilhéus, Bahia, Brasil). Desde o início de sua organização, no ano de 2017, houve uma rigorosa seleção e tradução de artigos seminais, dividida em diversas etapas de supervisão por parte dos organizadores e consulta aos autores e tradutores.

A obra constitui uma ação inédita de internacionalização da pesquisa em Folkcomunicação para o universo das faculdades e cursos de Comunicação no mundo anglo-saxônico, assim como reconhecimento do interesse de muitos pesquisadores dos Estados Unidos pelos estudos brasileiros em Comunicação, entre eles, Joseph Straubhaar e Jake Draper. Ao todo, ela apresenta 15 textos clássicos em Folkcomunicação em inglês, com autoria de 20 pesquisadores/as, 506 páginas e três seções: Founding Fathers, Dialogues e Interfaces. E seu lançamento ocorre no ano que o Congresso Nacional do Intercom realizou mais um Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos, no espaço do Centro Universitário Faesa, em Vitória.

A obra pode ser acessada gratuitamente no link The Folkcommunication Theory - Pontes Editores. Além dessa obra, o professor Lawrenberg Silva já publicou os livros Cenários Comunicacionais: entre as sociedades industriais e as emergentes (2017), Cenários Comunicacionais: Novos diálogos (2021) e Cidades em festa: Comunicação, imaginários, territorialidades e ativismos (2024).

Da Assessoria