Páginas

LEGISLATIVO MUNICIPAL - Cursos Profissionalizantes: autorizado crédito de R$ 220 mil para parceria entre Prefeitura e SENAI

O Poder Legislativo autorizou na 39ª Sessão Ordinária (08.11), a abertura de crédito especial no valor total de R$ 227.625,00 para custear despesas da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços.

A falta de qualificação é apontada como um problema para o preenchimento de vagas no município, sendo um desafio para o empregador contratar trabalhador capacitado. Conforme a Prefeitura, atualmente mais de quatro mil famílias são atendidas por auxílio do Governo, e com o propósito de promover políticas públicas de inclusão social, os vereadores aprovaram em discussão única, o Projeto de Lei nº 212/2022 de autoria do Executivo, que visa oferecer cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), “Qualificação profissional – Eletricista predial, Eletricista em comandos elétricos, mecânico de máquinas pesadas agrícolas, assistente administrativo com informática, assistente de recursos humanos com informática, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimentos cerâmicos, soldador multiprocesso. Aperfeiçoamentos profissionais: Inversor de frequência e soft Starter, CLP Controlador lógico Programável, Mantenedor de redutores de velocidade, alinhamento de eixos a laser, lubrificação industrial, pneumática e hidráulica industrial. Cursos de habilitação técnica: Técnico em eletrotécnica, técnico em automação industrial, técnico em eletromecânica, Técnico em segurança do trabalho. Cursos em aprendizagem de nível médio: Aprendizagem em técnica em eletromecânica, aprendizagem em manutenção de máquinas agrícolas, aprendizagem em automação industrial, aprendizagem em manutenção industrial”.

De acordo com a gestão municipal, a legislação de incentivos fiscais será adaptada com intuito de atrair empresas de diversos segmentos, através do Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODEC), prevendo gerar 800 postos no mercado de trabalho tangaraense. A matéria aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, destaca ainda, que a parceria e cooperação entre a Secretaria de Indústria e Comércio com o SENAI, terá duração de 24 meses. O texto segue para sanção do prefeito Vander Masson (UB) e se torna lei a partir da publicação.

Fonte: Larissa Grella - Assessoria de Imprensa