Unemat aprova junto ao MEC mestrado para povos indígenas

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) mais uma vez é destaque quando o assunto é Educação Indígena Intercultural.

A gestão da Universidade anunciou nesta segunda-feira, 4, a aprovação do mestrado profissional Ensino em Contexto Indígena Intercultural para a formação de professores indígenas da Educação Básica. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última sexta-feira.

O Ensino em Contexto Indígena Intercultural foi o único mestrado profissional aprovado no Centro-Oeste em 2019. A Universidade aguardava esta aprovação junto ao MEC por meio da Capes desde o segundo semestre de 2018. A notícia da aprovação está sendo comemorada pela reitoria da Unemat, juntamente com a Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) e os povos indígenas de Mato Grosso.

“O Programa de Mestrado assume também uma dimensão nacional com uma proposta pedagógica que ultrapassa os espaços conhecidos para além fronteira, não apenas na construção do conhecimento, mas, também, na troca de experiências com outras universidades e povos indígenas”, declarou o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

O mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural é voltado especificamente para os povos indígenas e, segundo o Diretor de Gestão e Educação Indígena da Faindi, professor Adailton Alves da Silva: “A conquista do mestrado é mais um desafio nosso, enquanto Instituição, em responder às reivindicações dos povos indígenas acerca da formação continuada em nível Stricto Sensu”.

Com a aprovação, é iniciada a próxima etapa, a de implantação do mestrado. A coordenação do programa, em articulação com os professores, desenvolverão várias atividades como compor o colegiado do programa, elaborar e divulgar edital de seleção, selecionar os inscritos, planejar as ações de ensino, de pesquisa e de extensão do programa e da regularidade de produção acadêmica, dentre outras ações, adiantou Zanin.

Ensino em Contexto Indígena Intercultural – Com duas linhas de pesquisa: “Ensino, docência e interculturalidade” e “Ensino e linguagens em contexto intercultural”, o mestrado de 360h, terá duração de 14 a 24 meses, com disciplinas obrigatórias e específicas para a formação em nível de mestrado profissional.

Para se inscrever os candidatos indígenas terão que comprovar a conclusão de curso superior ou que se trata de acadêmico em conclusão de curso de qualquer licenciatura.

Desde a Constituição Federal de 1988, há um empoderamento etnopolítico das comunidades indígenas e dos professores indígenas em fazer com que a educação escolar seja ressignificada com os sistemas próprios de aprendizagem.

Em conformidade com a CF e toda história em educação indígena da Unemat, o curso pretende atender docentes indígenas para que possam desenvolver atividades de pesquisas em ensino junto à Educação Básica e projetos de formação de professores indígenas implantados no Estado e em outras regiões do país.

Faindi - A Unemat foi pioneira no atendimento às populações indígenas, em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001. A instituição também se tornou referência nacional e na América Latina na condução intercultural de uma proposta pedagógica de ensino diferenciado e de valorização étnica. Nesse percurso de quase duas décadas, a formação de professores indígenas, em nível de graduação, já é uma prática consolidada na Unemat. Desde o início da oferta de Educação Escolar para indígenas, a Unemat já formou 450 professores e especializou 140 deles. As etnias atendidas foram: Apiaká, Aweti, Bakairi, Baniwa, Baré, Bororo, Chiquitano, Cinta Larga, Ikpeng, Irantxe, Juruna, Kaingang, Kalapalo, Kalapalo, Kamaiurá, Karajá, Kaxinawa, Kayabi, Kuikuro, Matipu, Matipu, Mebêngokrê, Meninako, Munduruku, Myky, Nafukwá, Nambikwara, Paraná, Paresi, Pataxó, Potyguara, Rikbaktsa, Suruí, Suyá, Tapayuna, Tapeba, Tapirapé, Terêna, Ticuna, Trumai, Tukano, Tuxá, Umutina, Waurá, Xavante, Yawalapiti, e Zoró.

Atualmente, a Faindi oferece os cursos de licenciatura em Pedagogia para formação de professores indígenas, com três habilitações: Línguas, Artes e Literatura; Ciências da Natureza e Matemática; e Ciências Sociais e em Licenciatura Intercultural Indígena a 160 indígenas. A Faindi está ligada ao Câmpus Universitário Deputado Renê Barbour, no município de Barra do Bugres. Além destes cursos, especificamente destinados aos povos indígenas, eles podem fazer qualquer outro curso na Instituição, e ainda se beneficiar do sistema de cotas. “A Universidade estabeleceu institucionalmente, a partir de 2016, uma cota de 5% das vagas de cada curso da Unemat para os alunos indígenas”, recordou a vice-reitora Nilce Maria.

A Instituição prima pela oferta de cursos com articulação entre movimento indígena, discussões de território dos povos indígenas, valorização da identidade e da cultura e promove diálogos interculturais entre diferentes conhecimentos, saberes, valores e princípios dos povos originários do Brasil.

A Faindi busca atender a todas as demandas educacionais por meio de projetos específicos e diferenciados, elaborados, implementados e avaliados por todos os segmentos envolvidos com a educação escolar indígena pautadas nas diretrizes da política nacional de educação escolar indígena que defende a escola indígena específica, diferenciada, bilíngue e intercultural pautada pelo respeito às diversidades e aos processos pedagógicos próprios.

Fonte: Assessoria

Cerca de 60 atletas de Tangará da Serra participam do Desafio Noturno na Serra Tapirapuã

Alison Vinicios e Renata Moreira vencem Desafio Noturno

Cerca de 60 atletas de Tangará da Serra participaram na noite do último sábado, dia 2 de março, da segunda edição do Desafio Noturno na Serra Tapirapuã, uma corrida desafiadora promovida pela equipe Fun4Us de Tangará da Serra, sob a responsabilidade técnica do professor de educação física e treinador Gill Magalhães.

Os corredores distribuídos entre homens e mulheres das mais diversas faixas etárias se reuniram às 22h na Igreja Matriz de Tangará, local onde a organização colocou a disposição um ônibus para realizar o transporte até o local da largada, e depois seguiram para o local do desafio.

A largada foi na estrada da Usina Itamati, às 23h30. Debaixo de chuva os atletas largaram para então desafiar os dois quilômetros de estrada até o pontilhão e então vencer os outros 4,5km de subida da Serra Tapirapuã. Durante o trajeto os atletas foram guiados por um carro madrinha, um segundo carro de apoio e ambulância.

“Apesar da dificuldade oferecida pelo terreno íngreme e da condição climática (chuva) todos que largaram concluíram a prova”, relembra o treinador Gill Magalhães, ao destacar que alguns concluíram com tempos ótimos, outros com tempos mais altos. “Mas em um prova como essa o que é importante é se desafiar e vencer a si mesmo, e ao final do desafio gozar de uma satisfação pessoal muito grande e poder afirmar, eu fui lá e fiz”.

Os vencedores Alison Vinicios Leão Costa terminou a prova em 26 minutos e 40 segundos e Renata Moreira em 38 minutos e 45 segundos.

Os atletas que concluíram a prova receberam uma medalha de finisher e os três primeiros colocados nas categorias feminino e masculino geral foram premiados com troféus.

“Resumindo o evento foi perfeito, um sucesso, todos voltaram para suas casas com gostinho de quero mais. O ano que vem teremos a terceira edição do evento”.

Classificação - masculino (6,5km)
1º Alison Vinicios Leão Costa 
2º Nailson Silva
3º Dhonatan Silva
4º Ailton dos Santos
5º Custódio Teodoro de Oliveira

Classificação - feminina (6,5km)
1º Renata Moreira
2º Claudia Pinheiro
3º Camila Ciarini
4º Kátia Eliza Zantto
5º Luciana Shida

Fonte: Redação DS

Ações de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis são realizadas durante o carnaval

O objetivo é aproveitar esta data festiva – Carnaval – e alertar a população da importância de se cuidar

Preocupados com os altos índices de doenças sexualmente transmissíveis em Tangará da Serra e região, que a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Tangará da Serra realizou uma campanha especial de carnaval.

O objetivo, de acordo com a coordenadora CTA/SAE, Cláudia Cunha Oliveira, é aproveitar esta data festiva – Carnaval – e alertar a população da importância de se cuidar. “Arrumamos uma forma de chamar a atenção, pois os índices estão aumentando cada vez mais, e Carnaval é um período que geralmente a população se expõe mais”, explica a coordenadora, que ao lado de sua equipe esteve na Praça da Bíblia na última sexta-feira, 1 de março, orientando a população e também fazendo a entrega de panfletos e preservativos.

A campanha foi realizada na sexta-feira, 1 de março, porém o trabalho do CTA/SAE segue normalmente, inclusive nesta segunda-feira, 4, com a realização de testes rápidos. “O CTA/SAE é o setor responsável pelas infecções sexualmente transmissíveis da região e de Tangará da Serra. (…) E independente do município ter ou não carnaval público a gente sempre trabalha neste sentido. A prevenção sempre é o melhor caminho, mas caso as pessoas tenham qualquer situação de exposição, a gente também tem os testes rápidos”.

Atualmente o CTA/SAE está atendendo na Rua 10, n°458-W, bairro: Jardim Tangará I.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

La Comuna comemora 22 anos de fundação com grande almoço a idosos

O grupo tem cerca de 50 associados, que se reúnem para contribuir com a sociedade tangaraense

A Sociedade Alternativa La Comuna de Tangará da Serra está em festa. O grupo completou recentemente 22 anos de fundação, com muitas histórias e serviços prestados. A data oficial é 13 de fevereiro.

Para marcar a data, um grande almoço de comemoração será realizado nesta terça-feira de Carnaval, 5 de março, e oferecido aos idosos do grupo da Vila Goiás. “Será um almoço com homenagens, com participação especial de 155 idosos da Vila Goiás”, explicou o presidente da La Comuna, Anderson Gheller Froehlich, ao destacar que um delicioso churrasco está sendo preparado especialmente a esses idosos, que ainda aproveitarão a tarde na comunidade num grande bailão. “Para passar o dia confraternizando conosco”.

Atualmente o grupo tem cerca de 50 associados, que se reúnem em confraternização e, especialmente, para contribuir com a sociedade tangaraense. “São 22 anos que representam a continuidade de um sonho de um grupo de amigos, que tinham compromisso com a questão social, amparado inicialmente no esporte. (…) Então esses 22 anos representam a luta de pessoas com engajamento social, que procuram o bem comum”, destaca. 

Neste sentido, o grupo buscará neste ano novas parcerias afim de ampliar o trabalho realizado. “A gente está tentando agora, com nosso amadurecimento, com os erros e acertos que cometemos durante o caminho, ampliar e fazer parcerias. Temos um espaço bem grande para a realização de esportes, assim como para eventos e a gente quer deixar esse espaço disponível para a sociedade, principalmente para associações, ongs, que necessitam de um espaço para arrecadar fundos para algum evento. Então a nossa ideia é criar essas parcerias (…) e contribuir, da nossa maneira, com a melhoria das condições da nossa sociedade”.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Escolas plenas de quatro municípios recebem novos equipamentos e mobiliários

Ao todo, 19 escolas plenas da rede estadual foram contempladas no início do ano letivo

Mais quatro escolas plenas localizadas no interior do Estado receberam, esta semana, novos mobiliários e equipamentos, principalmente itens de cozinha. Desde o início do ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem equipando as escolas e já contemplou 19 unidades com itens que vão dar mais conforto e praticidade aos profissionais da educação e aos alunos.

Essas escolas receberam freezer, bebedouros, liquidificador industrial, notebooks, mesa para tênis-de-mesa, TVs de 55 polegadas e aparelhos de ar-condicionado, além de conjuntos para refeitório.

Foram contempladas as Escolas Estaduais Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste da Capital), EE Plácido de Castro, de Diamantino (208 km a médio-norte de Cuiabá), EE São José do Rio Claro, na cidade homônima (315 km a médio-norte de Cuiabá) e EE Claudio Aparecido Paro, em Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá).

A diretora da EE Padre Arlindo, Elisiane Massoco, diz que ficou muito satisfeita com a chegada dos equipamentos. “Muito, muito feliz mesmo. Aguardávamos esse material já faz algum tempo. E chegou justamente no dia de reunião com os pais”, explica.

Ela acrescenta que os alunos já estão utilizando os novos materiais. “Os móveis do refeitório, já estão instalados e nossos alunos todos estão acomodados da melhor maneira”, relata. 

Para Jomylla Neves, da Superintendência Administrativa da Seduc, a entrega dos equipamentos e mobiliários vai melhorar a estrutura do ambiente escolar, pois são escolas em tempo integral e os alunos passam um tempo maior na unidade. “Os materiais de cozinha farão a diferença, pois nessas unidades escolares é preparado um número de refeições bem maior que nas escolas regulares”.

A Seduc distribuiu equipamentos para escolas plenas localizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara e Rondonópolis. Na capital, as escolas contempladas foram Nilo Póvoas, José de Mesquita, Antônio Epaminondas, Padre João Panarotto, Rafael Rueda e Clenia Rosalina da Silva.

Em Várzea Grande, os equipamentos chegaram à Honório Rodrigues Amorim. Em Rondonópolis, foram contempladas as escolas estaduais Silvestre Gomes Jardim, Adolfo Augusto de Moraes. A escola Antônio Ferreira Sobrinho, de Jaciara, também recebeu os equipamentos.

Fonte: Adilson Rosa | Seduc MT

Sefaz prorroga prazo para recolhimento do ICMS

O recolhimento do tributo é feito até o sexto dia do mês subsequente ao da apuração, porém, em razão do feriado prolongado, Estado ajustou o prazo neste mês.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) prorrogou para 07 de março o prazo para que contribuintes enquadrados no regime de apuração mensal efetuem o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), relativo às operações e prestações realizadas no mês de fevereiro.

Por definição em portaria, o recolhimento do tributo é feito até o sexto dia do mês subsequente ao da apuração. Mas devido ao feriado prolongado de carnaval, foi preciso ajustar o prazo do recolhimento. Além disso, no dia 6 de março é Quarta-feira de Cinzas, sendo o expediente no Executivo será reduzido.

Medida visa não causar prejuízos aos contribuintes e contabilistas na finalização da apuração do imposto. De acordo com a pasta fazendária, a alteração constará em portaria a ser publicada no Diário Oficial.

Fonte: Assessoria | Sefaz/MT