Unemat volta às aulas em formato não presencial em 10 de agosto

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) retorna às aulas, de forma remota, a partir do dia 10 de agosto. A Universidade, em sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), discutiu, por uma semana (29/06 a 03/07), regulamentou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) como forma para atender a comunidade acadêmica durante a situação de suspensão das aulas presenciais devido a situação sanitária imposta pela pandemia de Covid-19.

A decisão foi amplamente discutida e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) na sexta-feira (3). O Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) contempla três calendários sucessivos, com 6 semanas cada. O primeiro começa em agosto e finaliza em setembro; o segundo engloba os meses de outubro e novembro e o terceiro tem início em dezembro e finaliza em janeiro de 2021. 

De acordo com o calendário 1 (2020/3), os alunos farão as solicitações de matrícula online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) em duas etapas, sendo a primeira de 18 a 22 de julho e a segunda de 24 a 27 de julho. As matrículas serão compulsórias, ou seja, computadas por ordem de solicitação, e efetuadas nos dias 29 e 31 de julho e o período de aulas será de 10 de agosto a 21 de setembro.

Na sequência, o calendário 2 (2020/4) define as solicitações de matrícula online pelo Sigaa de 23 a 27 de setembro e de 29 de setembro a 4 de outubro. As matrículas compulsórias serão efetuadas de 6 a 12 de outubro e o período de aulas será de 13 de outubro a 24 de novembro.

Já o calendário 3 (2020/5) traz um único período de solicitação de matrícula online que vai de 26 a 30 de novembro com matrículas compulsórias de 2 a 6 de dezembro com início das aulas no dia 7 de dezembro. Haverá um recesso de 19 de dezembro a 3 de janeiro e retorno das aulas em 4 de janeiro de 2021 com encerramento no dia 29 do mesmo mês.

O Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), no entanto, poderá ser cancelado e as aulas presenciais, suspensas desde março, poderão ser retomadas a qualquer tempo desde que a pandemia termine e seja seguro retornar, consideraram os conselheiros.

A Instituição já vem promovendo o Curso de Formação Continuada: Educação a Distância no Ensino Superior para todos seus docentes e profissionais técnicos para compreender a Educação a Distância, possibilidades, organização, planejamento e oferta. A previsão é de que até o dia 10 de agosto todos já terão participado da formação.

Com a proposta aprovada pelo Conepe, a Universidade, com toda cautela e preocupação com a comunidade acadêmica, neste momento de pandemia, se reinventa e apresenta uma possibilidade de continuidade de oferta de ensino, para esta situação emergencial. 

O PLSE postergou o período de férias docente de janeiro para o mês de fevereiro (1º/02 a 2/3) para garantir a continuidade do processo de formação dos alunos no período de aulas do calendário 3. Com o PLSE, o calendário de 2021 não sofrerá nenhum prejuízo. E, em forma de regime emergencial, o Conepe também aprovou o modo simplificado de seleção 2020/2 para o ingresso de novos acadêmicos. Extraordinariamente, a Unemat utilizará as notas do Enem das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Matrículas/Sigaa: Todos os alunos da Unemat precisam ter e-mail institucional para solicitar matrícula junto ao sistema Sigaa em https://sigaa.unemat.br. Caso o aluno ainda não tenha o e-mail institucional, ele deve acessar o link e criar, o mais urgente possível em: https://ecosistema.unemat.br/cadastro-usuario.

Para acessar o Sigaa, o acadêmico deve observar o seu e-mail institucional e seguir o exemplo. Se o e-mail for [email protected], digite: Usuário: ciclano – Senha: a mesma do e-mail institucional.

Fonte: Hemilia Maia - Assessoria de Imprensa