Prefeito entrega Certidão de Conclusão de Obra ao Atacadão; Inauguração será quinta-feira

“Tangará da Serra colhe os frutos de uma política que prioriza o desenvolvimento econômico e social da cidade”, destacou Prefeito

Em um ato simbólico ocorrido no Gabinete do Prefeito de Tangará da Serra, o Chefe do Poder Executivo, Fábio Martins Junqueira, efetuou a entrega da Certidão de Conclusão de Obra – o ‘Habite-se’, ao representante da construtora EMHA-OP Participações, responsável pela construção do Atacadão no Município.

De acordo com Junqueira, o Habite-se, como é comumente chamado, é a certidão expedida pela Prefeitura atestando que o empreendimento está pronto para funcionar e foi construído conforme as exigências legais estabelecidas pelo Município.

“Tangará da Serra colhe os frutos de uma política que prioriza o desenvolvimento econômico e social da cidade. A inauguração do Atacadão representa uma conquista fundamental para toda a sociedade tangaraense, pois só agrega, ampliando a geração de emprego na cidade, oferecendo uma nova opção ao consumidor local para fazer compras e tudo isso gera o aquecimento da nossa economia, pois além de proporcionar todas essas boas ações à população de Tangará da Serra, também vai atrair consumidores de toda região”, destacou o Prefeito.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio César Gomes, em toda obra é solicitado o alvará de construção que dá autorização para que se possa construir dentro do Município e uma vez que finalizada essa obra é preciso que se tenha o Habite-se. “Sem essa certidão expedida pela Prefeitura, não é possível conseguir o alvará de funcionamento, sem ela não existe o atestado de que a obra foi finalizada”, salientou.

Gomes informou ainda que para emitir a certidão de habite-se a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, os fiscais e os engenheiros precisam verificar se o projeto da obra foi executado conforme está protocolado na Seplan. “Nossa equipe pega uma cópia desse projeto e confere in loco todos os itens estabelecidos no referido projeto. Se tudo estiver sendo operado conforme o projeto protocolado e assim for concluído, emite-se a certidão, como é este o caso do Atacadão que será inaugurado nesta quinta-feira, 14”, pontuou.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

HOMENAGEM - Mais de 220 mulheres recebem moções de congratulação pelo Dia da Mulher

Autor da solenidade, o deputado Paulo Araújo lembrou que o Parlamento tem buscado debater questões importantes em prol das mulheres.

As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher foram encerradas na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, com uma solenidade especial de entrega de moções de congratulação a cerca de 200 mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do estado do Mato Grosso. A solenidade foi requerida pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP).

O parlamentar, em seu discurso, destacou que a sessão especial é uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e também uma forma de reconhecer e valorizar as mulheres pelo seu relevante papel na sociedade. "Precisamos enaltecer as mulheres e avançar bem mais em políticas públicas que favoreçam as mulheres, seja em Cuiabá, em todo Mato Grosso, Brasil ou mundo", pontuou Araújo.

Paulo Araújo lembrou que o Parlamento tem buscado debater questões importantes em prol das mulheres e destacou como exemplo o combate à violência sexual, violência doméstica, assédio sexual, dentre outros temas. "Essa sessão vem justamente reforçar a participação efetiva cada vez mais forte da mulher na sociedade como um todo e sua igualdade", acrescentou o parlamentar. 

A ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB) enfatizou as importantes lutas das mulheres por direitos iguais ao chamar atenção para a importância da mulher na política. "É preciso que as mulheres tenham maior representatividade e que elas sejam atuantes na política, com disputas iguais entre homens e mulheres". Slhessarenko encerrou seu pronunciamento fazendo um apelo emocionado para que homens respeitem as mulheres, sejam elas do seu entorno ou não. "É preciso ter respeito como seres humanos. Espero que os homens juntem forças para nos ajudar a acabar com a discriminação e principalmente com a questão do feminicídio", afirmou Serys.

A diretora da Sala da Mulher, Daniela Paula de Oliveira, enalteceu a sessão requerida pelo deputado. "Quero parabenizar a atitude do deputado, que está dando esse espaço para mulheres, contribuindo para acabar com a desigualdade de gênero, seguimos em frente, abraçando esta causa, para fortalecer as mulheres. A meu ver, o deputado teve uma grande sensibilidade, estamos no início do mandato e ele mostrou-se preocupado e dando a verdadeira importância que se tem às mulheres".

A vice-governadora do Lions Clube Mato Grosso, Claudia da Silva, disse que a mulher está no caminho certo que é ir à busca da igualdade. “A mulher está conseguindo se sobressair bem mais que antigamente, temos muitas mulheres atuando bem mais no campo profissional e também na questão de serviço humanitário, disparando muito à frente", comentou Claudia.

A pastora da Igreja Unidade em Cristo, Aurora Maria Eugênia, reforçou a importância da luta das mulheres ao longo da história. “É preciso conscientizar as mulheres da sua importância, seja no lar e na sociedade fazendo a diferença. Agradeço ao deputado Paulo pela homenagem, pois penso que é importante às mulheres se sentirem prestigiadas”, disse Aurora.

A presidente da Associação Mato-grossense de Deficientes do Estado de Mato Grosso (AMDE), Roziliane Garcia, agradeceu o deputado pela homenagem. “Fico imensamente feliz por essa homenagem, sem dúvida uma noite memorável”, externou Roziliane. 

Outra homenageada da noite foi dona Marisa Malheiros, que é avó do vereador da Câmara Municipal de Cuiabá, Vinicius Hugueney (PP). "Essa iniciativa de homenagear as mulheres é bastante louvável. A mulher é o elo da família e precisa ser valorizada, quero parabenizar o Paulo Araújo pela atitude", agradeceu Marisa.

"Essa solenidade das mulheres é um grande reconhecimento e vem coroar todas nós mulheres, mostrando que tem pessoas percebendo o papel da mulher e que ela tem o seu valor. Esse reconhecimento vem nos impulsionar ainda mais, nos fazem perceber que estamos no caminho certo e que devemos continuar essa luta em prol do bem e de uma sociedade mais igualitária", disse a presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW), Mariza Bazzo.

Já a coordenadora estadual do PP Mulher, Débora Marques, ressaltou a importância das congratulações pelo Dia Internacional da Mulher. "Fico imensamente feliz em saber que, nesta Casa de Leis, estamos sendo lembradas pelo dia 8 de março, que possamos fazer uma reflexão da história da mulher na sociedade e ressaltar que é preciso estabelecer políticas públicas para valorizar as mulheres”, comentou Débora.

Paulo Araújo destacou também a atuação das mulheres na política, fazendo um breve histórico. "As mulheres não votavam e somente em 1946 começou a exercer seu direito. A mulher ainda é pouco representada no cenário político. Estamos conscientes de que há muito para se conquistar e a participação delas na política é de suma importância. Aqui na Assembleia, a única deputada que temos é a Janaina Riva, precisamos ampliar a participação das mulheres, ocupando os principais cargos e maior representatividade em todos os setores e principalmente na política”, finalizou o parlamentar.

Fonte: ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo

Mato Grosso poderá ter Farmácia Solidária Integrada

O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) apresentou o Projeto de Lei 211/2019, que institui o Programa Farmácia Solidária Integrada em Mato Grosso, com o objetivo de ofertar, mediante controle, medicamentos gratuitos à população do estado.

Conforme declarações do parlamentar, o projeto tem como finalidade garantir que, através da doação de medicamentos em bom estado de conservação, a população mais carente possa ter o direito à saúde assegurada. A falta de remédios na rede pública tem se agravado, assim o presente projeto anseia colaborar por meio da criação do programa.

“É comum que encontrarmos medicamentos armazenados em prateleiras, esquecido pelo tempo, muitas vezes sequer utilizados e, posteriormente, descartados de maneira equivocada”, afirmou Dal Molin.

De acordo com o projeto, poderão credenciar-se ao programa como fornecedores quaisquer interessados em doar medicamentos que estejam em condições estabelecidas.

“A ideia também traz solução para abolir com o desperdício de medicamentos e ainda se destina oa trabalho social, pois muitos medicamentos pesam no orçamento doméstico, principalmente para as pessoas mais carentes”, lembra o parlamentar.

Conforme o projeto, os medicamentos coletados farão parte de um cadastro diretamente vinculados à Secretaria de Estado de Saúde, com informação do doador, data da doação, nome do medicamento e data de vencimento.

Os medicamentos deverão ser estocados em local adequado, sendo fornecido ao beneficiário do Programa Farmária Solidária Integrada mediante apresentação de receita médica original, a qual será arquivada pelo órgão competente.

Fonte: Secom AL

Tangará apresentará pesquisa sobre Zika Vírus em Simpósio

Fundação Oswaldo Cruz

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra recebeu convite da Fundação Oswaldo Cruz para apresentar os dados referentes ao projeto de pesquisa realizado no Município sobre o Zika Vírus. O convite foi encaminhado pela Doutora Elba Regina Sampaio de Lemos.

O encaminhamento do convite foi feito via Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, juntamente com a Unemat, Departamento de Enfermagem, campus de Tangará da Serra.

De acordo com as informações que constam no Ofício, a apresentação do projeto de Tangará da Serra se dará no V Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schtzmayr.

O evento vai acontecer de 13 a 16 de maio na sede da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. “Ressalto que tal convite reside no fato deste Município ser o único do Centro Oeste a ter conduzido pesquisa clínica em zika vírus, sendo de extrema importância a apresentação de vossos achados no intuito de compreendermos a história natural desse vírus e impacto dessa epidemia no território nacional. Informo que nosso evento possui impacto internacional e assim os conhecimentos nele apresentados poderão servir para direcionar as novas ações em saúde no combate a esse e outros vírus de importância para a saúde pública”, ressalta o texto do ofício.

Fonte: Diego Soares - Assessoria