Abastecimento de água será interrompido nesta quinta-feira em Tangará

ETA passará por adequações para o aumento da produção

O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres concedeu uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 28, para comunicar à população que não haverá tratamento de água nesta quinta-feira, 30, durante o dia. O motivo é a necessidade de investimentos para aumento da produção de água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima Pé. 

Torres explicou que hoje são tratados 1 milhão e 600 mil litros de água por hora, o que resulta em torno de 26 milhões de litros por dia. E em razão do aumento da população, há necessidade de aumentar também essa capacidade. “Nós sabemos que o IBGE nos aponta com 101 mil habitantes, mas no nosso cadastro interno de saúde, em que os agentes vão de casa em casa, o número ultrapassa os 125 mil habitantes”, declara.

Além disso, conforme Wesley, outra situação que faz com que o Samae aumente esse capacidade é o período de estiagem, que compreende entre os meses de agosto e novembro. “O consumo aumenta consideravelmente em razão de uma série de circunstâncias, poeira, se toma mais banho, se lava mais vezes as casas e algumas pessoas ainda usam a água tratada para molhar os jardins. Então, com isso o consumo aumenta em até 50% nesse período”, destacou.

O diretor esclareceu ainda que o processo licitatório para contratação da empresa que fará as obras na ETA já foi realizado. E diante disto, ela fará um diagnóstico que deverá indicar se uma implementação de tecnologia ou um ajuste seja possível atingir essa vasão necessária para atender a demanda, ou se a Estação não possui capacidade de ampliação e por isso haverá necessidade de se fazer um módulo paralelo à ETA. “E se tendo toda essa água de produção o sistema de motores de bombas adutora que nós temos, é suficiente para mandar água para distribuir dentro de uma logística”, afirma Wesley, ressaltando que todo esse estudo será realizado pela empresa contratada. 

Para finalizar, ele lembra à população que Tangará ficará sem o abastecimento de água durante o dia, mas isso não quer dizer que a noite todo mundo terá água. “Ficaremos de 10 a 12 horas sem abastecimento, o que representa cerca de 15 milhões de litros a menos fornecidos e temos que repor. E em contrapartida o que era de uso comum também terá que ser reposto”, explica o diretor, destacando que a previsão é que o abastecimento se normalize, na integridade, na madrugada de sábado para domingo.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS