Vereadores reprovam criação de 79 novas vagas

Novas vagas serão destinadas para rede municipal de Educação

A Câmara Municipal de Tangará da Serra realizou na tarde desta terça-feira, dia 23, a 12ª sessão ordinária do ano, oportunidade em que reprovou a criação de 79 novas vagas que seriam destinadas para a Secretaria Municipal de Educação mediante Teste Seletivo.

A abertura de novas vagas foi solicitada aos vereadores por meio do Projeto 04/2019 de autoria do Executivo, justificando o aumento do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino, além da abertura de novas salas de aulas e ampliação das escolas.

Durante a discussão do projeto, o vereador Vagner Constantino (PSDB) foi um dos que se posicionou contra o projeto, afirmando que a abertura das vagas para a área da Educação se trata de um serviço continuado e não temporário, sendo de competência de concurso público. “Quantas pessoas fizeram o concurso público sem condições de pagar a inscrição, sendo uma concorrência altíssima? Agora criar cargos para provimento temporário? Se fosse para licenças, férias, eu entenderia”, justificou o parlamentar.

A vereadora Sandra Garcia (PSDB), que se mostrou favorável ao projeto do Executivo, justificou que a cidade está crescendo e a criação de vagas traz benefícios para os profissionais da área, assim como para a população em geral.

“Entendo que a prefeitura tem que contratar sim. Graças a Deus que nossa cidade está crescendo e estamos contratando. São 79 novas pessoas que vão trabalhar”, justificou a tucana. A proposta do Executivo obteve cinco votos favoráveis e oito contrários.

Se aprovado, o Município ficaria autorizado a contratar 10 professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano), 10 professores da Educação Infantil, 25 Auxiliadores de Educação Infantil e Especial (ADI e ADE), quatro ajudantes de serviços gerais (área indígena), 25 ajudantes de serviços gerais e cinco vigias.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS